Bom dia! eu estou me graduando em Artes Visuais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e recentemente me interessei por Artes e Tecnologia, mas sou novo na parte tecnologia, então gostaria de pedir algumas dicas!

Não sei o quanto disso é informação útil, mas vou contextualizar o projeto:

Eu moro num prédio de estrutura velha, então as paredes, pisos e tetos passam mais som do que deviam. Por conta disso tenho muitos problemas com minha vizinha do andar debaixo. Algumas reclamações são pertinentes, mas a maioria trata-se de sons que normalmente a maioria das pessoas não prestam atenção. Isso me fez prestar mais atenção nos ruídos cotidianos que normalmente não notamos: o caminhar, ranger das cadeiras, da cama, o abrir da geladeira. O fator psicológico também se altera, eu ficando paranóico com coisas até mais simples do que as citadas e a vizinha cada vez mais sensísel a qualquer ruído. Ironicamente, numa conversa com ela mediada pela síndica do prédio descobri que ela também é artista, é dançarina e performer, e me recomendou procurar sobre o Festival Perturbe: Ruído e Performance.

(sobre o que quero fazer:)

Por conta disso, resolvi me inscrever com o seguinte trabalho: captar todos os tipos de vibrações do meu chão (que é o teto dela) e grava-los. Para isso eu pensei em um tipo de tapete ou tecido com sensores de vibração cobrindo todos os comodos do meu apartamento (sala, quarto, banheiro e cozinha) por 24 horas. O resultado final seria uma instalação aonde um teto falso (penso eu em uma placa de algum material que fosse estendida até o teto de um ambiente) tocaria as vibrações obtidas pelos sensores. Pensei em chamar de "Diário de Perturbações Cotidianas".



só que pelo pouco que vi, acredito que o piezo seja muito limitado pra isso, alguma sugestão de como começar?

Exibições: 1734

Responder esta

Respostas a este tópico

Oi Juliano, boa tarde.

Você espalhar um material em todo o piso será caro e complexo.

Uma idéia.

Mas como o som se propaga também no meio sólido, você pode usar uma cápsula (igual a de toca discos) com a agulha em contato com o piso. (estas cápsula  são muito sensiveis)

Use uma em cada cômodo, e depois usa o amplificador normal do toca disco e grava em um gravador normal, ou do PC ou qq outro digital.

Deve dar um bom resultado.

Como vários sons são de baixa freqüência, você pode acelerar a reprodução e ouvirá bips na hora em que houver sons.

Rui

Obrigado pela ajuda Rui!

Eu pesquisei um pouco, pois também não entendo de toca discos e vi que existe um pré de toca discos necessário para corrigir as frequêcias baixas da capsula. Encontrei um produto que possui entrada auxilar para computador também, seria desse modo que gravaria o som? E no caso, qual o melhor software recomendado?

Outra duvida é, uma única capsula conseguiria captar todas as vibrações de um comodo só?

Já sobre o modo de expor isso, eu pensei em uma placa grande (de um material que não pensei ainda) do tamanho em m² do comodo em questão, tocando as vibrações captadas como se surgissem dele. Tem alguma ideia?

Juliano, boa tarde.

Acredito que você seja jovem, e talvez por isto nunca usou um toca disco

A cápsula dele é muito sensível, tanto que as vezes ao pegar no braço que a mantém sobre o disco, já era suficiente para você ouvir um ruído nos alto-falantes do seu equipamento.

Existem também microfone de alta sensibilidade.

 

Entendi que você quer gravar os ruídos que passam pra o andar abaixo, o seja, aqueles que são propagados pelo piso.

Se estes sons podem ser ouvidos pela senhora do andar abaixo, eles se propagam através do seu piso, e através do ar até ela. 

Acredito que o  melhor lugar para instalar uma cápsula ou microfone, seria o centro geométrico do cômodo.

Mas não sei se seria possível devido à movimentação de pessoas através dele.

Mas mesmo na laterais ainda existirão vibrações provenientes destes ruídos.

Quanto o pre-amplificador a que você se referiu, não precisa ser muito sofisticado, pois este é para uso onde as freqüências devem ser bem puras, e para quem tem ouvidos exigentes, mas  acho que não é o caso aqui, Espero não estar enganado.

Gravador. Depois de "pre-amplificar"o som pode ser gravado em qualquer forma de "media".

Dependerá só da sua disponibilidade de equipamento. Pode ser até com o gravador do Windows.  Mas existem softs melhores para isto

Rui

Sim, tenho 22 anos, nunca mexi com toca discos! haha

Então, não sei se posso postar link, mas o equipamento que eu achei foi esse:

http://www.casadostocadiscos.com.br/pre-de-toca-disco-er-pires-elc-...

Só que pelo que eu entendi ai, eu vou precisar do toca discos inteiro e não só da capsula, é isso mesmo?

Sobre o teto (não sei se é sobre isso que estava se referindo) o que pensei para a instação do projeto é um teto falso de algum material (talvez metal) em que o som que eu gravei fosse tocado por ele. como se estivesse surgindo dele. Dai o som teria que ser dinamico (esse é o termo certo?)

juliano,

um projeto de microfine ultra sensivel.

https://www.youtube.com/watch?v=END6fkBikOM

Rui

opa! vi o primeiro video, vou ver os outros. Mas o toca discos captaria somente as vibrações do solo se a capsula estivesse encostada no chão, já o microfone sensível permite captar somente vibrações do solo também?

Uma dúvida que me surgiu agora, daria pra eu conectar várias agulhas em comodos diferentes e grava las ao mesmo tempo conectadas num mesmo pré de toca discos (ou amplificador)? Como poderia fazer isso?

Se entendi o objetivo é fazer as pessoas sentirem exatamente o que a sua vizinha sente com os ouvidos... Se for isso acho que nada melhor que captar o som pelo ar, lá no apartamento dela. Pode ser na altura dos ouvidos ou mesmo perto do teto.

Já que vc "sintonizou" com ela quem sabe topa ?

Recomendo vc procurar em camelos um antigo "tocador mp3 com gravador", melhor se gravar stereo e tiver entrada para microfone stereo, assim vc pode gravar em 2 pontos e fica mais legal. Se conseguir gravar em mais pontos e sincronizar fica melhor ainda. O mesmo gravador pode ser o tocador, vc só precisa adicionar uma caixas de som amplificadas com potencia "a gosto".

Ou eu que não entendi sua necessidade ?

Hnm, mais ou menos. Se o som fosse captado pelo ar, isso captaria os ruidos, mas também qualquer som que ela ou qualquer coisa no apartamento dela estivesse produzindo. Seria quase como um diário sonoro dela, não sei dizer.

O que me interessa mais é o ruído (sísmico) das minhas ações que são passadas atraves do meu chão e recebidas pelo teto dela.

A ideia de gravar no apto dela no entanto passou pela minha cabeça, só que colocar sensores de vibração no teto dela, já que a vibração gravada no meu apto seria gravada só superficialmente. Posso ver, mas caso não haja essa alternativa terei que gravar aqui mesmo. haha

Não querer ser indelicado mais vc ja penso se sua  vizinha esta zoca-zoca a bochaca.

Trabalho com som para salas de cinema e teatro, www.cinedigital-brasil.com.br.

Creio que você poderia usar um microfone acoplado a um pré, a solução completa você encontra na Rua Santa Efigênia, como também toco e gravo violão uso softwares de gravação que além de gravar mostram o espectro do som gravado.

Seguem algumas dicas.

Software: https://netshow.me/blog/os-4-melhores-programas-de-gravacao-de-audio/

Eu uso este mas creio que seria muito para seu proposito, mas vale como dica:

http://www.acoustica.com/mixcraft/

Hardware:

https://www.google.com.br/search?q=Microfone+com+pre+amplificador+s...

Depois de captado o som, seja gravando, seja usando uma interface que estaria ligada no próprio PC,  com o software de gravação edição monitoração, como os indicados acima, você teria um verdadeiro material profissional, e poderia editar, recortar, em fim.. um estúdio de gravação caseiro mas muito profissional.

O gasto varia de acordo a: Conseguir software free ou não, comprar um bom mic com pré e interface para enviar o áudio para o PC, em fim.. Como você esta em SP, não custa dar um pulo na Santa Efigênia e pesquisar.

Um abraço.

 

Obrigado pelas dicas! estava agora procurando por softwares. Mas surgiu uma dúvida, por que do uso de um microfone acoplado? Se for só para captar a vibração produzida pelas minhas ações no chão, não daria para manda-lás diretas para o computador?

Se for no esquema das capsulas de toca discos, eu achei esse pré:

http://www.casadostocadiscos.com.br/pre-de-toca-disco-er-pires-elc-...

Ele pode conectar a capsula com um computador, mesa de som, etc. Daria até pra usar um microfone acoplado com isso também, acho.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço