Olá a todos. Preciso desenvolver um aparelho testador Hipot de 2kV para fazer teste dielétrico em motores. Não encontrei muito material na internet, mas existe um vídeo onde um aparelho mais simples desses é aberto e a pessoa traçou o esquemático, porém não possui os valores dos componentes.
O que eu planejo fazer é utilizar esse esquema, um trafo de microondas e variac para construir o aparelho, além claro de fazer as pontas com isolação para alta tensão e os outros devidos cuidados.

Estou tendo dificuldades de descobrir os valores corretos dos componentes e também tenho dúvidas sobre como deve ser feito o aferimento de tensão e corrente, já que é necessário divisores de tensão devidamente calculados.

A pergunta é, alguém já construiu algo do tipo ? Poderia compartilhar informações ? Também seria de grande ajuda se pudessem me auxiliar na identificação dos valores dos componentes. Desde já agradeço.
Segue abaixo o vídeo e capturas do esquema que é mostrado:
https://www.youtube.com/watch?v=IbRAYVktKoc

Exibições: 118

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá.

   Sei que não é isso que vc quer ouvir, mas a minha indicação é não arriscar. 2Kv é alta tensão. Isso pode matar... Seu circuito pode também falhar e gerar muito mais que o pretendido. Um deslize como o uso de um borne inadequado e a tensão foge pra carcaça e pode queimar todo o aparelho ou gerar um grande choque, morte, incêndio, prejuízos, etc. Ok, posso estar exagerando, mas também pode acontecer.

   Se sua necessidade é usar esse aparelho recomendo comprar pronto. Se estiver muito caro uma opção é um usado.

   Ainda, além de gerar essa tensão vc precisaria saber como ela se comporta, medir a corrente, ou ao menos identificar a fuga. Pra isso vc precisaria mais que um simples divisor de tensão.

   Até o divisor de tensão é complexo, pq para alta tensão não serve qualquer resistor. Se ele for comum não dá a isolação necessária a um arco.
   Definitivamente esse vídeo do indiano é insuficiente como referencia pra um projeto perigoso como esse.
   Minha opinião, meu dever como conhecedor dos riscos, certamente nem todos pensam assim. 

Bom dia.

Já trabalhei muito com alta tensão de grande potencia em aquecedores de indução por RF.

Sei exatamente o que pode acontecer. (E acontece).

Já vi gente entrando em coma por queimaduras generalizadas..

Concordo plenamente com o Sr. Eduardo nos quesitos de segurança.

Se voce NÃO tem experiência com alta tensão com potencia, NÃO ARISQUE sua vida.

RV mineirin

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço