Boa noite pessoal. Estou tentando comunicar arduino a um painel veiculo que ultiliza comunicaçao serial e velocidade é 1200 baud e recebo na serial cada hora um caracter diferente alguem pode me ajudar???

Exibições: 1384

Responder esta

Respostas a este tópico

Diga em que ponto vc parou.

recebi os carácter estranho na serial e não consegui descobri oque o veiculo recebe para continuar o projeto.

oque estou fazendo é tentando ler a serial do modulo do veiculo  utilizando conversor de nível usb para ttl, e lendo as informação do pic do modulo conectando rx do pic no tx do conversor e tx do pic no rx do conversor, onde recebo os caracter estranho.

oque eu queria fazer com o projeto é saber oque o modulo do veiculo envia pela serial, ai eu tentar fazer essa comunicação com o painel sem o mudulo e utilizando o  Arduíno.

o painel ultiliza conversor de nivel ci 9241 e o modulo ultiliza um max 232 ligado ao pic.

Vou dar uma olhada qualquer novidade posto aqui

Serial ? Qual veículo, marca e ano ?

Deve ser OBD como o Eduardo disse.

não é OBD é serial mesmo confirmei no  site do fabricante e onde estou lendo é serial para programação e não para comunicação com painel. 

site fabricante

http://www.vdo.com.br/generator/www/br/pt/vdo/main/products_solutio...

pessoal preciso estabelecer conexão com esse aparelho via rs232 

 por favor quem puder me ajudar

Você tem o manual do aparelho? O conector serial é um DB9 ?

Faça um teste de conexão serial com o seu PC primeiro...

o conector serial não é db9 não !  tentei conectar ele no serial monitor e aparece caracteres estranhos  acho que a comunicação serial é de 10.400 baud e o meu serial monitor não tem essa velocidade, acho que é porisso que aparece caracter estranho

Não sei se terá sucesso nessa porta de comunicação, deve ser protocolo proprietário. Se for só para ler dados do painel de instrumento, tenta nessa porta: Protocolo CAN para painel de instrumento.

então pelo protocolo can não fornece as informações que preciso , oque preciso sai da porta serial.

O que estamos tentando dizer é que provavelmente é um protocolo proprietário, ou seja: Só o fabricante conhece.

Mesmo resolvendo a questão do protocolo eletrico (RS232/CAN/LIN) e eventualmente da velocidade (que normalmente não é usada fora das conhecidas) tem que descobrir o protocolo lógico. Que comando mandar e como interpretar o que for recebido.

Realmente quando é pra escrever algo que seja desanimador prefiro não falar nada, mas o que acho é que não dá. Se for para "hackear" esse protocolo vc precisaria pelo menos ter algo que consiga falar com ele para poder tentar decodificar.

Como é um produto que envolve segurança acredito que tenham feito propositalmente algo bem difícil.

Originalmente sugeri o ODB pq pelo texto da pergunta ("comunicar arduino a um painel veiculo ") tinha entendido que vc queria ler informações de um painel padrão, que são velocidade, oleo, alternador, etc. Se soubesse que era de um tacógrafo já nem responderia, uma vez que infelizmente não posso ajudar.

então, eu tenho um aparelho de teste em bancada que simula esta comunicação com tacógrafo, serial possivel eu descodificar isso?  se sim como podem me ajudar? 

eu pensei em conectar o meu aparelho de bancada no conversor usb e ler esses dados na serial, meu aparelho de bancada tbm ultiliza um pic ligado ao max 232.

obrigado pela ajuda!

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço