Prezados amigos do labgaragem,
Trabalho com projetos sociais e li um tutorial que mostra como usar a arduino leonardo com mouse. Pretendo desenvolver de um mouse para tetraplégicos onde seria instalado um inclinometro em uma viseira para que o usuario possa controlar o mouse do computador apenas com o movimento da cabeça.
Pretendo construir várias unidades e doar para entidades e portadores, possibilitando uma inserção social e oferecendo novas pespectivas de vida aos portadores de tetraplegia. Tenho pouco conhecimento de eletronica mas programo em arduino e gostaria de contar com a juda de vocês. Quem puder ajudar pode entrar em contato comigo pelo email smaymone@hotmail.com.
Agradeço desde já a colaboração de todos.
Grande abraço.

Exibições: 1912

Responder esta

Respostas a este tópico

Amigo,

que pé que está ?

Seguinte trabalho tanto com soft como com hardware, usar acelerômetro não é tão caro como mencionado, tenho uns que custam menos de 2.50USD, e não é nada doutro mundo implementar pra ser meio como um mouse.

Outra coisa é o que seria considerado "caro" neste projeto...

E os usuários dele teriam bom movimento com a cabeça ?

Se você tem mesmo onde aplicar de forma útil estou pronto pra investir meu tempo e em protótipo.

abraço


marcelo

Marcelo,
Descobri um software que faz o processo com uma webcam, mas acredito que com a arduino podemos dar mais precisão ao ponteiro do mouse. O que vc acha?
Estou tentando também desenvolver uma pagina na net que possibilite ao paciente comandar aparelhos pela net usando uma ethernet shild. Já tenho alguma coisa pronta (um webserver) funcionando, falta fazer a parte da web, pois não tenho experiencia com programação html.
Isso complementaria o projeto, permitindo que ele tenha total autonomia para ligar a luz, comandar a televisão, acionar uma campanhia para pedir ajuda, etc.

Abs,
Sérgio Maymone

Sérgio,

Em minha opinião, uma solução somente por software/ webcam (desde que funcione bem e tenha recursos desejados) seria muito melhor que por hardware por não envolver custos de produto/ produção / eventuais manutenções .

Como o fim é social então se tivermos um software pra livre distribuição ótimo;

Mas aí já não é minha área, eu não conseguiria fazer somente por pc/webcam

Fazer controle por página é relativamente simples,

aí pergunto: Não seria melhor usarmos este soft por web cam pra que o usuário controle o pc ?

e se necessário faríamos o hardware de comando por página html

Acho que uma ideia não inviabiliza a outra. Fazer um dispositivo (hardware) que contemple esta funcionalidade é um grande aprendizado, e conseguir fazer o que é proposto seria um sucesso de aprendizado, engenharia e funcionalidade mas talvez não seja em termos de custo.

O software, uma segunda iniciativa, acredito seja a opção mais barata uma vez que quase todos computadores vem equipados com webcam. Seria também um desafio programar o reconhecimento de imagem, e rastreamento do olho do usuário.

Sérgio, sua motivação é criar uma solução por hardware correto? Ou você somente quer prover esta funcionalidade para os usuários com deficiência?

O que vocês acham de seguirmos com duas frentes?

Abs,

Segue um link de materiais que podem ser usados como referência

O tópico que devemos estudar para desenvolver o software são algoritmos de detecção de movimento (Motion Detection algorithms)

http://www.codeproject.com/Articles/10248/Motion-Detection-Algorithms

Não consigo dedicar muito tempo pra isso agora mas pro começo do ano que vem posso ajudar.

Abs,

Marcelo,
Concordo com você, por software fica bem mais fácil de distribuir e não requer manutenção de hardware. O projeto tem fins exclusivamente social e o software já possibilita uma inserção social fantástica dos pacientes que passam a ter acesso a redes sociais, ensino, laser, enfim, tudo que um computador pode proporcionar. Temos que focar nos benefícios.
Proponho o seguinte:
1 - Escrevermos a solução em conjunto. Uma equipe desenvolve a parte do arduino e hardware e outra desenvolve a parte web (HTML).
2 - Disponibilizaremos um endereço (URL) na net para o projeto com ftp livre para upload e download dos fontes, esquemas de ligação, etc.. Um mediador assume a função de analisar cada rotina proposta e disponibilizar as novas versões para todos (nas duas frentes).
3 - Usaremos o software de controle do mouse (que é gratuito) e faríamos os processos de automação (ligar e desligar luzes e equipamentos, aumentar e diminuir o volume da tv, controlar cadeira de rodas, etc.). Todos poderão sugerir e implantar funções.
Posso buscar patrocinadores que custeiem o hardware e a instalação na casa do paciente e ainda pessoas e entidades que possam replicar em outras localidades.

Abs,
Sérgio Maymone

Olá,

Ok, fazer parte Arduino e Hardware

marcelo

Marcelo, vc poderia passar o codigo desse acelerometro barato ??? 

Opa, eu achei um bem barato...

Precisa ver se serve:

http://br.mouser.com/ProductDetail/Freescale-Semiconductor/MMA7660F...

Parece mto bom. 3 eixos e tal...

É este mesmo que tenho aqui, nem precisa comprar...

Bem, acabo de deixar todos os projetinhos q venho olhando para me dedicar a esse projetaço.... Começarei amanha mesmo a mexer com o uno, acelerômetro e um Bluetooth... Qq coisa vou postando.... Inclusive, podemos conversar por email? allandavid.projetos@yahoo.com.br aguardando
Allan,
Meu email é smaymone@hotmail.com. Agradeço sua atenção e fico no aguardo.
Abs,
Sérgio Maymone

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço