Boa tarde pessoal, estou precisando saber quando tempo dura um arduino funcionando, sua vida util, poderia tambem mostrar as referencias de onde pegaram esse dado? obrigado

Exibições: 1903

Responder esta

Respostas a este tópico

Busque por "Arduino MTBF" ou "Arduino lifetime". MTBF é a sigla em ingles para Minimo Tempo Antes de uma Falha.

É uma questão complexa, que envolve definir qual dos componentes da placa tem a menor vida. Isso depende muito de quão cuidadoso o fabricante foi ao escolher os fornecedores, em especial de capacitores.

Sendo assim, um clone de baixo custo provavelmente vai durar muito menos que um original italiano. "Provavelmente", pq não tenho dados para afirmar, estou agindo por "preconceito".

O microcontrolador em sí dura muito quando não é submetido a sobrecarga. 

eu já acho que esse tipo de estimativas não procedem. Qualquer que seja a estimativa apresentada, provavelmente será baseada em dados estatísticos e, por ser assim, não garantem que dados observados no passado se repitam no futuro.

Por exemplo, imagine um disco rígido (HD). Ele pode durar anos e anos sem qualquer problema nas mãos de uma pessoa, e pode durar menos de um ano nas mãos de outra. Talvez pelo mau uso, talvez por azar de ter adquirido um lote com componentes de baixa qualidade, talvez por ser usado em ambiente hostil, enfim nenhuma estatística de estimativa de vida últil será realmente fiel. Se por azar seu equipamento durar menos, vc dirá que a estimativa falhou contigo. Se durar mais,  dirá que a estimativa também falhou, entende?

É como os analistas financeiros dizem: desempenhos financeiros do passado das aplicações financeiras não é garantia de performance futura. Essa frase cabe perfeitamente bem na sua dúvida.

Oi Pedro, bom dia.
A boa industria, principalmente a de eletroeletrônica, faz vários testes com o seus produtos.
Ela coloca os produtos em situações de "stress", aquecendo, colocando em ambientes com alto
índice de umidade, aumenta a tensão de alimentação, etc etc, para ver com este componente
se comporta e a resistência dele a falhas.

A industria tb monitoras qto tempo um componente leva para falhar.
MTBF/MTTF, e outros,( TAXA DE FALHA), etc..

Um componente fabricado por um fornecedor A pode falhar média maior tempo que o mesmo
componente fabricado por um fornecedor B.

Estes tempos são "médias", e portanto a "probabilidade"de voce comprar um produto e ele
falhar logo, se o MTBF/MTTF for grande, é muito pequena, e se falhar foi uma questão de "fatalidade",
mas não é o que os fabricantes gostariam que acontecesse pela boa imagem do produto deles.


MTBF TEMPO MÉDIO ENTRE FALHAS (Mean Time Between Failure – MTBF)
Uma medida de confiabilidade de uma unidade reparável enquanto sendo usada durante sua vida útil.

MMTF TEMPO MÉDIO PARA FALHAR (Mean Time to Failure – MTTF)
Um medida da confiabilidade de uma unidade não reparável enquanto sendo usada durante sua vida útil.


Pedro, procures descobrir qual o MTBF/MTTF especificado pelo fabricante do seu arduino,

e boa sorte.


Rui

Boa noite Rui, agradeço muito a atenção, e obrigado pela sua resposta, é de grande avalia.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço