Triplicar resitencia baseada na resistencia inicial

Caros, bom dia.

Estou com uma duvida que na verdade nao sei qual alternativa tomar.

Possuo um carro do qual a boia de combustivel bate 200ohms quando o tanque está cheio e 0ohm quando esta vazio.
Tal tanque precisou ser trocado e a boia para esse tanque novo só bate 77 ohms quando cheia e 0 quando vazia.

Há alguma forma de multiplicar por 3 toda resistencia baseada na inicial ? Não poderia ser fixo pois o marcador comecaria sempre com a marcação fixa. Teria que ser variavel conforme resultado inicial da boia.

Ex.
10 ohm = 30
50 ohm = 150
70 ohm = 210

Alguma sugestao ?


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Acho que o ideal seria trocar a boia ou o marcador... Como esse troço fica imerso em combustível um deslize e "bum!!!".

Mas...

Vc poderia pensar como tensão ou corrente e não como resistencia.

Tente medir a tensão entre o fio de sinal e a massa do carro. Se for tão proporcional quando a resistencia, e deve ser, vc pode pensar num amplificador.

Pode ser com 1 transistor ou com um amplificador operacional e um transistor. Eu, particularmente, preferiria o operacional. Mas tem que prefira a "simplicidade" do transistor.

Oi Eduardo, obrigado pela ideia.

Apenas para esclarecer, a boia fica submersa, mas a marcação ela fica externa, inclsuve, dentro de uma "caixa" selada. rs.

A marcação só recebe positivo lá no painel. A boia só fica com negativo mesmo.

Boa ideia em relação a tensão. Vou ver isso se talvez ela possa me atender. Posso compensar com pwm?

Oi PL, bom dia.

Seria interessante você dizer que tipo de mostrador de gasolina você tem, ou se for carro,  o modelo/ano.

Isto porque os veículos antigos usavam um indicador analogico diretamente ligado na boia do tanque,

mas os veículos modernos ,(acho que de 2000 pra frente) usam CAN para transportar a informação de

dados em diversos sensores do veiculo.

Olhe por como é no Monsa (sistema antigo):

Rui

Fala RV, obrigado pelo retorno. é uma mercedes c-180 94. O painel já é elétrico com relógio vdo.

Basicamente este aqui

Oi PL, pode ser que ele  já use CAN.

Os alemães são muito pioneiros em tecnologia embarcadas.

Rui

Rui, o que seria CAN ? Pesquisei mas veio tanta coisa.

abs

Oi PL,

CAN, é um protocolo de rede especializado.

CAN   -- Controller Area Network 

ë uma rede para embarcados.

Pode ser usada em veículos e outros equipamentos, mas dentro de uma área restrita.

Os veículos modernos utilizam este tipo de rede para controlar a maioria dos equipamentos eletro/eletrônicos.

Freios/instrumentos/equipamentos/alarmes/abs/placa de controle/faróis/ lanternas/

ar condicionado/controle de tração etc. etc.

http://www.aa1car.com/library/can_systems.htm

Foi inicialmente desenvolvido pela Bosh  (Alemã).

"" The first production application was in 1992 on several Mercedes-Benz models. ""

Rui

Valeu Rui!! vou dar uma olhada! muito obrigado, abs!!

O caminho mais fácil no meu ponto de vista seria voltar bom a boia antiga e medir qual a corrente que circula sobre a resistência. Ai bolar um circuito que funcione como fonte de corrente controlada pelo valor da resistência da nova boia. Se a resposta não for linear terá que usar até um microcontrolador pra um resultado satisfatório. Mais o primeiro passo é ter em mãos curva de Corrente x Nivel. 

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