Pessoal do desenvolvendo um sensor de nível com base na Eletrolise,

esta tendo uma reação na agua que esta deixando turva, estou usando garfos de aço inox para evitar qualquer problema de corrosão.

já usei pregos,  agulhas de aço cirúrgico, mais o resultado é sempre o mesmo

também usando sensor ultrassônico mais tenho problemas de umidade, também tentei com um sensor magnético usado em boia de nivel

alguém tem alguma dica para usar esse tipo de sensor de nível, , sem ser produto pronto ?

att  e obrigado!

Exibições: 7288

Responder esta

Respostas a este tópico

uma possibilidade também poderia fazer com Piezoelectricity, medindo o valor de peso caixa vazia e cheia, mais isso tem que testar.

Weider , o sensor capacitivo deve ser o mesmo principio desse equipamento abaixo.

Esse video é bem interessante.

A minha dúvida é : será que é preciso ? 

Será que varia com qualidade da àgua ? 

Você tem mais referências sobre esse projeto?

obrigado. 

AquaPlumb - Water Level Sensor

https://www.kickstarter.com/projects/vegetronix/aquaplumb-water-lev...

http://www.vegetronix.com/Products/AquaPlumb/

http://youtu.be/zTCc7TwsfLQ

Alguem já testou um pressostado de maquina de lavar ?

https://www.youtube.com/watch?v=RS2lRlsj7d0

Esses sensores em ambientes úmidos sofrem com a tal da corrosão galvânica. Não importa o material, todos sofrem. Alguns sofrem mais, outros menos, mas não tem como escapar. Para vcs terem idéia, isso ocorre inclusive nas hélices de navios. Se estaleiros com todo os recursos financeiros disponíveis não conseguem eliminar esse problema, não acredito que essa tarefa caiba a nós, hobbistas.

Mas como já dito anteriormente, o grande segredo é não ficar lendo constantemente o nível, pois a corrosão é proporcional ao tempo em que transita corrente pelo aparato. Faça leituras periódicas, como uma leitura a cada meia hora, ou a cada hora. Lógico que vc é quem deve definir sua necessidade de leitura, mas tenho certeza que sua necessidade não será de leituras muito frequentes.

Eu gosto muito de microswitches. São baratíssimos. Veja do que falo:

E agora segue minha colaboração para fugir de sensores sujeitos a corrosão por estarem afundados na água:

Hugo, peças mecânicas também estão mais sujeitas à defeitos.

Quanto menos peças mecânicas tiver, acho melhor.

verdade Murta, estão sujeitas a defeitos sim, assim como qualquer outro sistema que seja usado.

Na realidade o que importa ao fim de tudo é o quão trabalhoso/oneroso é a troca do circuito defeituoso. Circuitos instalados externamente sem sombra de dúvida facilitam eventuais manutenções

Trocar microswitches instalados externamente é barato e fácil.

Trocar sensores instalados dentro da caixa d´água dá mais trabalho, porque vc precisaria prender a bóia e esvaziar a caixa d´água até deixar o local seco. Fora isso, e se pra fazer o serviço de reparo vc tivesse que adentrar no interior da caixa d´água? Com certeza é um serviço que demora mais, vc estará sujeitando o reservatório à contaminação.

Enfim, esse microswitch pode ser substituído por sensores/chaves não mecânicos. Dá pra montar um sistema de detecção de nível via emissão de luz por led e detecção por LDR, e/ou via detecção da posição do magneto através de  sensores reed, etc...

mas é importante tentar instalar esses sensores externamente, e usar uma bola de ping-pong como auxiliar na subida e descida de algum aparato que acione externamente o LDR ou o sensor reed.

Ao Jose Gustavo:

Sim, um amigo meu construiu um e ele é incrivelmente preciso, para ele a qualidade da água não é fator determinante, visto que a água funciona como um indutor da capacitancia entre as placas.
Sobre outra referencias, tem material farto na internet, esse video que coloquei foi numa busca rapida.
Ainda não montei o meu, visto que o sensor que criei com fita inox, esta funcionando de maneira espetacular, sem a mínima falha, diferente do sensor de boia comercial que vivia fazendo a caixa transbordar.

Ao Eduardo marcondes,

Sim eu testei o pressostato de maquina de lavar, ele até funciona legal, mas precisaria de vário pra indicar variados niveis, visto que pressostados são setados mecanicamente pra detectar um nível especifico, o problema dele, é se você utilizar água contaminada, pois pode entupir.

Ao Imhugo,

   Cara, concordo com o jose gustavo

Ao Fabio Cimino,

    Cara, R$ 18,00 reais num sensor confiável e prosissional tá bom pra você ?

    A nossa amiga Natasha Hun ajuda muito a galera aqui do forum, não custa dar uma forcinha pra ela,  ela é a representante da empreca ICOS sensores.

   Vá em http://www.icos.com.br/

    Tem uns videos bem legais na abertura, assiste eles ok

Weider, 

"... visto que a água funciona como um indutor da capacitância entre as placas."

Farad, Henry e outros mestres devem ter se revirado nos seus túmulos agora.... kkk

A água e o ar atuam como dielétrico entre as placas do capacitor, ok?

O ar tem um coeficiente muito menor que o da água, por isso conforme o nível da água varia a capacitância do sensor varia.

No link uma tabela com a constante dielétrica de diversos materiais.

link

Abraço.

Weider e Wiechert, essa variação da constante dielétrica é que me preocupa. 

Na tabela do link do Wiechert a constante dielétrica da água pode variar entre 48 e 80 !

No video do aparelho do link que eu enviei, informa que o ele tem que ser calibrado antes. 

Como a gente sabe que a qualidade da água pode variar (mais cloro, por exemplo) creio que esse medidor pode apresentar erros expressivos ...

Aqui em BH, recomenda-se que a caixa dágua deva ser limpa pelo menos uma vez por ano. 

E quando ela esta suja pode-se retirar do fundo, uma camada de uma substância barrenta (parecida como minério) - he he - nós tomamos ferro, literalmente....

obrigado pela atenção,

Realmente gostei deles, tenho esses sensores de níveis aqui para teste em nosso lab, mais a intenção é gerar uma produto todo da empresa ou ate acontecer a parceria entras empresas por demanda, ate lá tenho que apresentar soluções independentes para gerar plano de negócios.

mais esta anotado o site, obrigado pela dica

então, conforme muitas resposta interessantes venho focar no projeto inicial, preciso focar neste seguimento do tópico ate mesmo porque o projeto esta em fase beta para industrialização e todos as outras ideias concordamos  que também ira sofrer algum tipo de manutenção ou troca de sensor periódica, tendo muitas soluções mais para o manifesto inicial, não apuramos definições concretas, a não ser os  amigos  Weider Duarte e Wiechert que focaram em uma discussão e definir metas padrões de testes alterando o tipo de material utilizado, será que essa agua turva acontecerá em uma escala de 5v em uma caixa de agua de mil litros, ou será que no protótipo por em menor escala o nível de concentração é maior?  ou se essa contaminação é nociva ao homem? e será significante por ter um fluxo de agua ativo ?

abraços e obrigado

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço