Bom dia Pessoal,

Preciso desenvolver um projeto que consiste em criar um sensor de nível de uma caixa d'agua interligado com Arduíno e com transmissão de dados via internet à ser recebido em dispositivos móveis com android.

Minha dúvida está sendo em qual sensor usar, pois, gostaria de ter um controle real, ou seja, se tiver 33% de água na caixa, eu gostaria que informasse o valor real. Não queria um controle de níveis pré-definidos (Exemplo: 0%,..25%...50%...75%...100%).

Li muita coisa a respeito e até onde eu li o pessoal estava tendo grandes problemas com a umidade, o que acaba incapacitando os sensores.

Outra dúvida que tenho é a respeito do próprio arduíno. Teria alguma coisa específica que eu deveria utilizar?

Desculpem se as perguntas não forem a nível avançado, eu realmente sou iniciante no arduíno e tenho que fazer este projeto para apresentar no curso de especialização.

Alguém tem um dica de como posso resolver essa dúvida?

Grande Abraço

Rogério

Exibições: 24895

Responder esta

Respostas a este tópico

opa blza aqui vi o projeto que esta desenvolvendo e gostaria de saber se deu certo a substituiçao dos trandutores no modelo hcsr04 pelos de estacionamento?

Lobão, não fiz testes ainda substituindo os transdutores do modulo HCSR04 pelos transdutores de ultrasom do sensor de estacionamento.

Vi que se eu retirar os transdutores do modulo, irei estraga-lo.

A minha idéia é montar um circuito dedicado, tipo um módulo desse:

http://labdegaragem.com/forum/topics/sensor-de-n-vel-de-caixa-d-gua...

Se conseguir fazer os testes, nos avise por favor. 

Concordo... Eu tb já até comprei um sensor, mas como a agua aqui não faltou mais, fiquei acomodado.

Mas até antes de escolher uma abordagem, vamos relembrar as opções:

- Comprar sensores de nível de mercado: $$$$, Digital (determinados niveis);

- Usar ultrasom de arduino: $, analógico, mas tememos pela vida do sensor;

- Usar ultrasom de carro: $$, analógico, mas precisamos fazer uma placa e não sabemos ainda se sobreviverá;

- Usar ultrasom industrial: $$$$$$$$$$, analógico, seria perfeito;

- Usar sensor de combustível de carro (boia de tanque): $$$, analógico, mas demanda montagem mecanica;

- Usar sensor de nivel de maquina de lavar roupa (pressostato): $, digital, mas demanda montagem mecanica;

- Fazer projeto com sensores capacitivos dentro de um cano: $$, demanda projeto. ( https://www.google.com.br/search?q=capacitive+water+level+sensor+ar... );

Fiz a lista para lembrar que poderíamos fazer um projeto sem descartar outras ideias. Eu particularmente gosto muito da ideia de usar um sensor de nivel de maquina de lavar, ja citado no passado, eles trabalham normalmente com agua ensaboada e mesmo assim falham pouco. Ainda, eles podem ser ligados com chicotes longos sem problema, para evitar a obrigatoriedade da instalação do microcontrolador proximo a caixa. 

Enfim, despriorizei esse projeto pq andou chovendo, faria para uso pessoal apenas. Mas topo participar de um projeto coletivo. Acho sim que quem fizer um troço bom, simples e barato vai vender mto. Apesar de que, sinceramente, não estou preocupado em ganhar dinheiro ou se alguem vai ganhar, só acho que seria uma grande ferramenta para muita gente conseguir uma melhor qualidade de vida. 

Pessoal, boa tarde.

Hoje lembrei de um estudo que fiz há alguns anos para determinar a contaminação quimica da água, e

tive uma idéia.  

Fui até a oficina e fiz uns testes iniciais, e acho que teremos chance de conseguir um bom resultado.

Vou expor aqui para que todos possam contribuir ou criticar.

Peguei dois fios de cobre 12AWG, sem capa com comprimento de 20cm e espacei em 1cm.

coloquei dentro de um copo grande.

Coloquei o ohmimetro entre os dois fios e na escala de 2M, e sem água marcou infinito.

Ao colocar a água e a mesma tocar nos fios, marcou +-  550k.

coloquei mais água (1cm), marcou +-275k,  mais 1 cm , +- 180k,

Mostrou a seguinte tabela com valores aproximados:

Cm                   Ohms

0                      _

0,0001             550k

1                      275k

2                      180k

3                      137k

Me pareceu que estava funcionado o calculo de resistências em série, o que seria lógico.        

1/RT = 1/R1 + 1/R2 + 1/R3 + 1/R4+ 1/R5.......

aí extrapolei que se eu mergulhar o par de fios em 1,50m de profundidade, terei uma medida de aproximadamente 3.600 ohms.

 

Testei com água filtrada em um filtro de ozônio, testei também com água da torneira (água da concessionária), e o valor praticamente foi o mesmo.

 

Aí eu pensei, e se usarmos este calculo para medir a água na caixa?

 

O próximo teste que farei será na piscina do prédio.

Rui

Rui , sensor medindo a resistencia da agua, vai depender da condutividade. 

Lembra-se que eu havia comentado sobre a grande variação de qualidade da agua no Brasil ?

Comentei sobre a agua alcalina de Lagoa Santa. Não aprecio essa solução. 

E ainda tem o problema de contaminação e degradação dos fios ( que não podem ser de cobre). 

O sensor de ultrasom a prova dágua vai funcionar em qualquer caixa dagua do Brasil ...

Tb gosto muito da ideia do ultrasom, mas vejam isso:

http://www.vegetronix.com/Products/AquaPlumb/

Eduardo eu ja tinha citado esse medidor da Vegetronix.

http://labdegaragem.com/forum/topics/controle-de-n-vel-caixa-d-gua?...

O que eu não gostei dele, é que ele tem que ser calibrado antes de usa-lo.

Não sei se sempre tem que calibrar ou só na primeira vez. 

O medidor usa capacitância.

Putz, verdade...

Adorei a idéia e fiquei pesquisando.

Entendi que só precisa calibrar uma vez para:

1 - Ajustar qual a profundidade corresponderá a 100%;

2 - Determinar a capacitância do conjunto levando em conta o líquido,

Porém, achei meio frágil, um fio fino que poderá até sair da posição. Caso seja fixo com alguma coisa, poderá sofrer interferência e não ter resposta linear.

Se tivesse tempo, até tentaria fazer um com canos PVC, usando fios de cobre rígidos encapados e isolados do líquido e um multivibrador astável com 555.

Será que tem algum corajoso que possa testar por aqui? rsss

Valeu galera!

  'Eiju

Eiju, vendo o video, dá para perceber que os dois fios precisam estar bem próximos um do outro. Ele usa tipo um cabo flexível.

A minha dúvida é, será que esse medidor é confiável e efetivo?.

Acho que se fosse, ele seria muito famoso no mercado.

E dá para ver que o cara ainda não deslanchou com o produto dele.

Deve ter algum motivo - tipo faca Ginsu , he he - as facas que nunca precisam ser afiadas.

Murta, quanto a proximidade dos 2 fios, eu observei que o sensor se trata de um cabo paralelo. Portanto eles ficam fixos um ao outro, não tem como eles ficarem separados, a não ser que vc propositalmente os separem.

Agora o preço é que achei salgado: em torno de US$ 100. Sobre ser famoso ou não no mercado, talvez não se trate somente de eficiência do produto ou não. Há inúmeros casos de produtos extremamente bons, mas que não conseguiram vender bem porque pecaram em outros aspectos, como pequena velocidade de produção, falha de distribuição, marketing ineficiente, alto preço de venda, etc

Analogamente, há inúmeros casos de produtos péssimos que vendiam muito. Lembram da tekpix, aquela câmera digital que anunciavam na tv? Aquilo era uma porcaria, custava o triplo de uma câmera sony boa e ainda assim vendia bastante.

José,

Especificamente em relação a confiabilidade do sensor mostrado no vídeo do Eduardo eu não posso opinar pois nunca testei o mesmo.

Entretanto, posso afirmar que transmissores de nível capacitivos são muito usados em ambientes industriais devido a sua confiabilidade e resistência a líquidos corrosivos e ambientes agressivos.

Se não fosse assim, porque a SIEMENS (só pra citar um grande fabricante) teria este tipo de sensor em seu catálogo de produtos?

Siemens capacitance level measurement

Existem muitos segmentos no mercado de automação, por exemplo automação residencial, predial, médico-hospitalar, industrial, veicular, diy, etc.

Cada um deles possui particularidades e sub segmentos, o fato de que um determinado  tipo de sensor seja muito usado em um segmento do mercado  e não seja muito usado em outro segmento não significa necessariamente que o mesmo não é confiável ou não seja efetivo, ou que seja supostamente algum tipo de engodo.

A escolha de um equipamento em um sistema de automação leva em consideração vários fatores que variam muito conforme a aplicação, custo, antiguidade no mercado, marketing, facilidade de compra, até mesmo a falta de conhecimento do integrador do projeto é fator determinante na escolha, entre outros.

Dificilmente alguém que esteja fora do ramo de automação industrial conheceria este tipo de sensor, assim como alguém do ramo industrial provavelmente não conheceria todos os sensores usados em equipamentos hospitalares e assim por diante. 

Abraço.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço