Bom dia Pessoal,

Preciso desenvolver um projeto que consiste em criar um sensor de nível de uma caixa d'agua interligado com Arduíno e com transmissão de dados via internet à ser recebido em dispositivos móveis com android.

Minha dúvida está sendo em qual sensor usar, pois, gostaria de ter um controle real, ou seja, se tiver 33% de água na caixa, eu gostaria que informasse o valor real. Não queria um controle de níveis pré-definidos (Exemplo: 0%,..25%...50%...75%...100%).

Li muita coisa a respeito e até onde eu li o pessoal estava tendo grandes problemas com a umidade, o que acaba incapacitando os sensores.

Outra dúvida que tenho é a respeito do próprio arduíno. Teria alguma coisa específica que eu deveria utilizar?

Desculpem se as perguntas não forem a nível avançado, eu realmente sou iniciante no arduíno e tenho que fazer este projeto para apresentar no curso de especialização.

Alguém tem um dica de como posso resolver essa dúvida?

Grande Abraço

Rogério

Exibições: 24895

Responder esta

Respostas a este tópico

Rui , eu também já tinha visto os sensores indicados por você.

Mas o objetivo é um sensor barato e de fácil obtenção.

Obrigado e abraços.

Eduardo Marcondes, acatei a sua sugestão e finalmente comprei u Kit de sensor de ré para carros. 

Paguei R$ 50,00 em BH, mas depois eu vi que no Walmart esta mais barato - R$ 39,90.

Os transdutores de ultrasom são a prova d´agua (creio eu) . Aparentemente são vedados com uma

proteção de silicone.

Vou fazer umas medições com osciloscópio nos circuitos. 

Os transdutores usam a frequencia de 40KHz. 

Estou com uma boa expectativa que vai dar para usar como sensor de nível de caixa d´agua.

Valeu pela dica !

Vejam as fotos que eu fiz da placa de circuitos. Vou usar o meu método de engenharia reversa para entender o circuito.

https://www.flickr.com/photos/jgustavoam/sets/72157651879710340/

Opa, legal.

  Comprei um tb, paguei até mais caro (65) mas o circuito era bem mais complexo, desisti... Esse parece ser bem realizável.

  Esses indutores provavelmente são sintonizados com a capacitancia do piezoeletrico para ressonar em 40Khz, por isso o ajuste, fora isso parece ser um operacional (N5532) e uma chave (CD4052), alem do microcontrolador.

  Por esse preço dá pra considerar R$10 cada capsula e vem de brinde o visor, que pode se tornar um acessório vendável tb. Se descobrir como ele se comunica com a central principalmente. Pondo placa mais lucro certamente ainda fica uma fração do produto importado mais barato com esse nivel de proteção.

  Se virar produto quero 3 !

   

Uma dúvida que me surgiu agora a respeito disso que vcs estão discutindo:
O que garante que o ultrassom detectará água ao invés do fundo da caixa dagua ?
Em outras palavras: o ultrassom que vcs estão usando não serve pra detectar apenas massa sólida? Ele detecta superfície de água também?

Imhugo, acredite, pro ultrassom a superfície da água é uma superfície sólida...

Imhugo, bom dia.

Montei um medidor de combustivel para tanques de posto de gasolina com um sensor ultrasom.

Primeiro usei o HC-SR04, e funcionou muito bem, depois eu usei o MB7380  que é IP67,

pois a idéia é ficar dentro do tanque, e também funcionou corretamente.

A dificuldade foi o algoritimo matemático, pois os tanques de combustivel dos postos são cilimdros deitados.

Mas consegui.

Rui

Esse é o mestre Rui !

No caso das caixas dáguas, acredito que deva ser mais facil calcular o volume. 

Mas se for muito dificil, pode-se calibrar o Arduino. 

Por exemplo X baldes de 20 litros correspondem a Y Centímetros de água. 

Legal...  Achei que o ultrassom fosse refletidos somente se encontrassem massa sólida.

Agora outra dúvida: e quantos aos ecos que surgirão dentro da caixa dagua? Eles não irão confundir o receptor? 

O ultrasom transmitido é direcional .

A questão dos ecos realmente existe, mas pode ser controlada por meio do software. Os medidores industriais tem sistemas bem elaborados para detectar ps ecos falsos.

Eduardo, ontem ( dia do trabalho) fiz um Diagrama do circuito do Sensor de Estacionamento. 

A marca do meu é CERTA - modelo HB00011 - made in China.

Ainda sou mais rápido no papel, do que desenho no computador (perco muito tempo). 

O diagrama não é muito complexo. O pulsos de 40Khz são enviados pelo multiplexador 4052 em um sequencia - sensor A, sensor B, sensor C e sensor D. 

O sinal é amplificado pelo pequeno auto-transformador (aqueles indutores com a ponta vermelha - na foto).

Em cada transdutor(sensor) existe um circuito de captação de sinal, que também é multiplexado pelo 4052. 

Na saida do multiplexador, existe um Amplificador Operacional NE5532 que amplifica e filtra o sinal. 

O sinal depois é tranformado em pulso digital.

Basicamente é isso. Pode ser que tenha algum erro no desenho...

O próximo passo é  medir com osciloscópio. 

(Obs: os desenhos foram fotografados com smartphone)

Pagina 01

Pagina 02

Com o meu métdo fotográfico de engenharia reversa fica mais fácil fazer o diagrama. 

Já tinha divulgado no forum, mas estou difundindo mais uma vez:

Uso o Photoshop para editar as fotos.

https://www.flickr.com/photos/jgustavoam/sets/72157651879710340/

- foto da placa com os componentes - uso quatro lampadas para iluminar bem o cricuito.

- Ajusto a largura - 2000 pontos.

- foto do lado do circuito impresso - inverto-a no sentido horizontal - para coincidir com a placa dos componentes.  Ajusto a largura para 2000 pontos também.

- Copio a placa (lado circuito)  em cima da outra, com várias opções de mascara - 25%, 50% e 75%.

Quando vou desenhar o diagrama , fico vendo as fotos com um visualizador do Windows. 

Vou na sequencia - 0%, 25%,75%, 100% ou ao contrário. 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço