Boa tarde Pessoal.

Pessoal tenho um projeto aonde aciono uma lâmpada para manter a temperatura de uma estufa. Para isso uso um módulo relé de 1 canal (em anexo a foto).

Após acionar varias e varias vezes ele começa apresentar defeito e ligar e não desligar mais (TRAVANDO).

O Arduino que uso é o Uno e no momento que o Relé trava ele Uno esta funcionando "Normal".

Possivelmente é um desgaste do relé.

Alguém poderia me indicar uma coisa parecida com o relé com acionamento de 5v que seja mais resistente? Lembrando que terá que desligar e ligar muitas vezes durante o dia.

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Pessoal coloquei a imagem errado em anexo. Não é esse Módulo relé.

Segue o link do modulo relé que eu uso:

http://www.eletrogate.com/pd-1a1bd2-modulo-rele-1-canal-5v.html

Qual a corrente da lâmpada?

Esse relê suporta até 10A.

10A é muita coisa pra um relé de 10A... Chines...

Suponho que sejam lampadas incandescentes (Estufa...) elas são dispositivos não lineares, ou seja: Consomem de forma diferente quentes ou frios.

Quando ela está fria existe um pico de corrente pq a resistencia do filamento esta fria. Depois a corrente baixa um pouco.

Enfim, é preciso considerar uma margem de tolerancia e que a lampada que provoca uma corrente de 10A de regime tem um pico inicial maior.

Na empresa para operações criticas sempre usamos reles blindados. Eles tem um gás envolvendo o contato que elimina as fagulhas. Eh mais caro, mas aguenta muito mais.

Ainda, vc poderia usar uma chave estática, embora elas esquentem para 10A.

http://br.onlinecomponents.com/datasheet/hat903csac220.aspx?p=11506975

Eduardo

Fiquei curioso, os reles de estado sólido podem ser usados operações criticas, em vez de  usar reles blindados?

Obrigado pela resposta Eduardo.

Porém entendi errado a questão do Flávio.

Explicando melhor 127v é corrente da lâmpada com 100w de potencia. São 3 lâmpadas incandescentes usada no aquecimento da estufa.

10A é a amperagem máxima do modulo que eu estava usando.

Obrigado.

Use um relê que suporte maior corrente. 

Por exemplo, um Relê de 30A.

Olá,

A corrente de contato deste rele, corrente máxima, é teoricamente de 10A, Sua carga máxima é 10A pelo exposto por você aqui.

É sabido que os contatos de um rele nunca devem operar em sua carga máxima estipulada por um fabricante, também é sabido que que a cada fecha/abre dos contatos, cria um arco voltaico equivalente a sua carga, neste caso 10A  em uma carga resistiva, coseno =1, deve gerar um arco suficiente para colar os contatos, e alem dos problemas que esta atravessando, vai ter outro que será trocar constantemente o seu rele.

Se sua aplicação tem possibilidade de espaço, e você deseja uma solução definitiva, eu recomendo que use o seu atual rele para comandar não a carga e sim um mini contator, desta forma se esquecera para sempre do problema e será um projeto confiável veja link AQUI

Procurar reles de corrente de contato maior que 10A, acredito seja trocar 6 por meia duzia, a maioria dos reles tem como máxima corrente de contato 10A.

Outra solução muito viável é o uso de um SSR, mas devido a sua corrente devera colocar um dissipador no mesmo e eles tem a vantagem sobre os contatores, de não provocar surtos no Arduíno pelo campo magnético criado a cada acionamento da bobina

Veja AQUI modelos 

veja AQUI uma aplicação de um na pratica de um colega que colaborei fazendo o code de um projeto de irrigação de uma horta. 

Boa sorte no projeto!

Abs.

CK

Carlos

Em quais aplicações devem ser utilizados um snubber? Apenas em carga indutiva?

Não deveria ser aplicado nesse caso discutido aqui?

Oi Flavio,

O circuito  snubber, as vezes um simples capacitor, outras vezes circuitos mais sofisticados dependendo da aplicação, pode ser aplicado em circuitos onde a carga é resistiva ou indutiva, claro que é mais propicio usar na carga indutiva devido a que o arco vai ser sempre maior, e a extinção deste arco deve ser feita pelo snubber.

Pese a isso, neste caso, o snubber não resolveria o problema, porque o problema aqui é de uma grande carga que supera qualquer capacidade de um circuito snubber consiga extinguir, já que este é uma ajuda na preservação e não um aumento da capacidade dos contatos para suportar a corrente e o consequente arco.

Um exemplo pratico,se tivéssemos um motor com uma carga de 2 amperes no rele de corrente de contato de 10A, seria sim conveniente e ajudaria muito a preservar a vida útil dos contatos, mas neste caso... Acho que não se aplica.

Mas bem lembrado Flavio, sempre é bom colocar todo assunto na pauta.

Deixo claro, que esta é minha opinião baseado na minha experiencia profissional,  que pode ser discutida a vontade por todos os colegas, já que essa é a intenção do fórum.

Grande abraço!

CK.

 

Obrigado pela resposta Carlos.

Porém entendi errado a questão do Flávio.

Explicando melhor 127v é corrente da lâmpada com 100w de potencia. São 3 lâmpadas incandescentes usada no aquecimento da estufa.

10A é a amperagem máxima do modulo que eu estava usando.

Seriam 3 lâmpadas incandescentes de 100W ?

Total 300W em 127V ou 2,36A ?

Se sim a coisa muda bem. Se esse rele está colando tão rápido é pq não tem contatos de qualidade. Ou vc que está chaveando rápido ? quantas vezes chaveia por minuto ? 

Se vc trocar por um de boa qualidade já deve resolver. 

Por outro lado, seguiria as sábias palavras dos colegas e trocaria por um SSR.

O Rele de estado sólido é muito melhor em todos os quesitos para baixas correntes. O defeito dele é custar um pouco mais. Mas já que seu circuito usa 1 só acredito que se torne uma otima opção.

Escolha um modelo com entrada de baixa tensão (3 a 12V, por ex) assim vc liga direto no Arduino sem receio, sem componentes adicionais, sem ruídos no processamento, sem clicks (ou "pláf!"s, No caso de contatores).

Para essa corrente ele fica bem frio. 

Aproveitando e respondendo o q não foi perguntado... Suponho que essas lampadas fiquem ligando e desligando o tempo todo... Isso não é bom para a lampada. As lampadas teoricamente queimam pq existem impurezas no filamento. Elas tem coeficiente de dilatação diferente do metal usado. Assim quando o filamento esquenta e esfria rachaduras podem se formar. Uma sugestão, já que tem um poderoso microcontrolador, seria criar ao menos 3 niveis de potencia. Ligando uma, duas ou 3 lampadas para poder controlar melhor a potencia. Uma versão 2.0...

Ou... Um PID... Com saída analógica (dimmer)... Mas deixa pra versão 3.0. ...

Obrigado pela ajuda Eduardo.

Sim é 100W cada lâmpada. Estou chaveando muito rapido. São mais ou menos 20 por minuto. Tudo isso porque sou novato em arduino e não consegui Dimerizar essas lâmpadas.

Obs : Se tiver algum modulo para dimerizar que faça isso e puder me indicar eu agradeço.

Abraços.

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