Prezados amigos do labgaragem,
Trabalho com projetos sociais e li um tutorial que mostra como usar a arduino leonardo com mouse. Pretendo desenvolver de um mouse para tetraplégicos onde seria instalado um inclinometro em uma viseira para que o usuario possa controlar o mouse do computador apenas com o movimento da cabeça.
Pretendo construir várias unidades e doar para entidades e portadores, possibilitando uma inserção social e oferecendo novas pespectivas de vida aos portadores de tetraplegia. Tenho pouco conhecimento de eletronica mas programo em arduino e gostaria de contar com a juda de vocês. Quem puder ajudar pode entrar em contato comigo pelo email smaymone@hotmail.com.
Agradeço desde já a colaboração de todos.
Grande abraço.

Exibições: 1912

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá Sergio, eu já vi uma adaptação com capa de VHS/ fita cassete, colocaram o mouse dentro da capa e fixaram uma borracha para ativar o click do mouse.

Thiago, obrigado por responder. Não entendi direito como ficaria o mouse na caixa de VHS, mas acho que com a arduino e um acelerometro podemos fazer coisa mais moderna e precisa por um custo bem baixo também. Valeu.

Olá Sergio sua iniciativa e sua ideia é ótima, sucesso

Abraços Dak 

Daktari, obrigado pelo apoio, Este projeto tem cunho exclusivamente social e o apoio de todos é importante.

Grande abraço.

Opa, isso me interessa... Tenho alguma coisa pronta usando o 8051F340:

http://www.silabs.com/Support%20Documents/TechnicalDocs/AN249.pdf

Vide pagina 22.

O simulador de solda que fizemos com o Senai de Alagoas:

http://www.portaldaindustria.com.br/senai/iniciativas/programas/oli...

(vide "Processo inovador") usa uma placa com o F340 como mouse para ler a tocha..

Gostaria de colaborar.

Eduardo, parabens pelo premio.

Não tenho muito conhecimento em eletrônica, mas pelo que venho pesquisando na NET,  a arduino Leonardo já faz esta interface, veja abaixo:

http://labdegaragem.com/profiles/blogs/tutorial-arduino-leonardo-co...

Não testei ainda pois não tenho uma Leonardo e ainda não sei se poderia ser integrada a um acelerometro. Tô pesquisando, qualquer ajuda será bem vinda.

Sérgio, excelente iniciativa.
Se precisar duma ajuda na eletrônica ou até com design e ergonomia me fala, eu trabalhei um tempo como projetista e agora to caindo pro Arduino também.

http://www.youtube.com/watch?v=uQdRKJ2G0Nc

 

Senhores verificando esse video vi que aos 41 segundos o programador demonstrou o sensor de movimento atravez do dedo.. bom o primeiro clic ou clic duplo da pode ser programado...bom o resto é pesquizar.. Sergio parabens pela iniciativa... To dentro...

Legal que é mais barato.. Mas acho que complica na implementação.

Usando um acelerometro imagino algo como uma caixa de fosforo ou menor preso em qualquer parte movel da cabeça. Na viseira, por ex, como sugerido. 

Já pra detectar com os infravermelhos eles teriam que ser posicionados em volta da cabeça parados a uma distancia dela...

Um meio termo economico poderia ser algo como um sensor de tilt. Um pequeno pendulo que quando a base inclina ele fecha um ou outro par otico. Ou mesmo eletrico, sei lá... Algo de uma simplicidade extrema... Como um parafuso pendurado com 4 lugares onde ele pode bater se inclinar. Cada um fecha um contato. Acho até simples demais, perderia o efeito analogico.

Já viajando na maionese para a versão 8.27plus economica isso poderia ser feito com um sensor como os de controle de nivel com boia a mercurio: Uma quantidade de mercurio dentro de uma ampola de vidro. Quando ela corre para um lado fecha um contato. Se avançar mais fecha outro (vai mais rapido), etc...

Por hora acho que o acelerometro seria uma otima simplificação. Pena que não e mto barato...

Modelo 8.27Plus -

Essa foi boa... Dei uma pesquisada sobre o acelerometro, que eu não conhecia seu funcionamento, aparentemente tem uma boa aplicação... Juntando com o sistema de camera e o sistema utilizado no WII.. o produto final vai ser coisa fina.. O dificil é tentar baratear... mas nada é impossivel...

Minha área é mais programação do que eletrônica, mas pensando no produto final não seria mais barato criar um aplicativo que usa a webcam para detectar o movimento do olho do usuário e usar as piscadas como duplo clique?

Esta minha sugestão não invalida a proposta inicial que possui uma motivação muito legal, e é muito interessante do ponto de vista de aprendizado.

Focando somente no objetivo acho que pensar num software que use as webcams que já vem na maioria dos computadores de hoje é uma opção mais barata pois os usuários não precisariam adquirir nenhum hardware adicional.

Fica aí a sugestão. Na área de software posso ajudar mais e me coloco a disposição.

Parabéns pela iniciativa!

Abs,

Pessoal, agradeço o interesse de todos. Estou trabalhando no processo e já conseguimos algum progresso, manterei todos informados.
Abraços
Smaymone

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço