Boas pessoal, tenho estudado bastante sobre Arduino e Eletrónica mas ainda tenho muitas, muitas duvidas.

Neste momento a minha principal dúvida antes de iniciar o meu projeto Alimentador Canino (ainda estou a espera que o material chegue) é como vou alimentar o meu projeto.

Como a intenção e que o projeto funcione quando não estiver ninguém em casa e isso pode durar alguns dias, gostava de saber como alimentar esse tempo o meu projeto.

Relembrando, o meu projeto terá 2 motores que irão funcionar 2 vezes por dia durante alguns segundos (deve andar a volta de 30seg). Ou seja cada motor deve rodar cerca de 1 min por dia. Terá também um LCD 16x2 e possivelmente um buzzer para marcar o inicio do funcionamento.

Já pensei fazer uma espécie de ventoinha eólica para carregar baterias recarregáveis, não sei se é possivel.

Gostava que me dessem umas luzes sobre como alimentar o meu projeto.

PS: Criei este tópico para o outro não ficar muito confuso e para no futuro alguem com a mesma duvida ter mais facilidade na pesquisa.

Exibições: 2683

Responder esta

Respostas a este tópico

Não tem tomada perto ?

Na minha ideia de projeto perfeito era conseguir por a funcionar das duas formas com tomada e com bateria. 

Acha que o projeto que tenho em mente é de muito consumo?

Acho o consumo mínimo, vc não vai perceber na conta de luz.

Sendo assim não justificaria o gasto com energias alternativas...

Aqui a luz é muuuito mais cara e falta sempre (em casa ao menos 4x mes. Estão trocando os postes para atender a demanda dos novos predios que estão sendo lançados.). Mas mesmo nesse perfil não pensaria em colocar energias alternativas.

Se quiser ter redundancia caso falte eletricidade vc pode usar uma bateria de moto ou de central de alarme (como o colega citou). 

Algum tipo de bateria de qualquer jeito seria interessante para manter a temporização. Senão se faltar luz ele perde o horario. Caso opte por um integrado de relogio ele poderia ter uma pequena bateria só pra ele. Acho que todos incluem uma memória não volátil. Vc pode usar ela para armazenar o horário da ultima refeição.. Aih se houver falta justo no horário dela vc fica sabendo e dispara assim que chegar a luz.

Sou totalmente a favor de energias alternativas ! Não me entenda mal, mas acho que só se aplica quando gera realmente uma economia, como aquecimento de água ou alimentar a casa toda. 

Apoiado eduardo! Baterias tem vida útil o gasto com reposição das mesmas não justificaria pra esse projeto.

Tem razão :)

Obrigado Eduardo,

A luz cá também não é muito barata, mas é raro haver uma quebra. 

 Sim eu vou usar um RTC que tem bateria própria, era mesmo uma explicação destas que eu estava a precisar para me guiar no projeto. E no futuro caso ache necessário implemento uma bateria de chumbo/gel.

Há algum tutorial que explique como fazer para alimentar o arduino e componentes pela tomada de casa e quais os cuidados a ter?

vc vai usar o arduino inteiro ou vai tirar o atmega e montar sua própria PCB ?

Devido a minha inexperiência em eletronica estava a pensar usar o arduino uno r3 por completo. 

bateria de a turma usa em central de alarme saca... moto, carro, alguma coisa assim...

Tem há venda?

LINK REMOVIDO POR DESCUMPRIMENTO DOS TERMOS DE USO

Esse site parece ter de todo tipo.

Portugal não, nunca estive... Mas tenho parentes na França e Suiça, tb ja fui umas 5 vezes visitar feiras de tecnologia pela região, gosto muito, quem sabe crio coragem e vou passar um tempo maior por aih... 

Achei o link usando o Google na opção avançada pedindo respostas em Portugal.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço