Projeto: Alimentador Automático para Cães com Arduino

 Boa noite, sou novo no Laboratorio e também no Arduino e na Eletrónica. Passo-me a apresentar, chamo-me Rui e sou do norte de Portugal.

 Quando ouvi falar no Arduino decidi pesquisar e fiquei muito interessado em aprender a trabalhar com ele, tenho pesquisando bastante e começo a perceber o básico.

 O que me fez iniciar este tópico foi a necessidade de alimentar dois "lobos" que tenho cá em casa, por vezes tenho dificuldades em o fazer, porque passo pouco tempo em casa.

O que quero fazer é um sistema que despeje uma quantidade controlada de comida, 2 vezes por dia de forma automática.

 Sei que é possível fazer isso com o Arduino e com a ajuda de alguns periféricos como motores, etc.

 O que eu também precisava era da vossa ajuda, já vi que isto é uma comunidade cheia de experts em Electrónica e Arduino e que gostam de ajudar e compartilhar os seus conhecimentos.

 Quanto ao projeto que tenho em mente, fiz uma espécie de desenho que mostra de forma geral o que tenho pensado:

 Espero que seja fácil de entender. Neste momento já encomendei algum material que acho que vou necessitar mas queria a vossa a opinião para ver o que falta:

Material Encomendado:

- Arduino Uno R3
- Breadboard 830 Points
- Jumpers
- Resistors
- 2x Potenciometro 10k OHM
- RTC DS 1307 (real time clock)
- LCD 1602
- LED's

- L298N DC Stepper Motor Dual H Bridge Drive Controller (enganei-me a comprar esta ponte, não sei se esta faz o mesmo que a L293D)

Material que tenho em Casa:

- Motores (tenho drives cd's velhas penso que consigo aproveitar alguma coisa)*
- Alimentação 9V para Arduino
- Material para o Esqueleto do Projeto (depósito, tubos, ...)

* Não sei bem que tipo de motor deva usar, o meu objectivo é fazer rodar de forma controlada a peça que empurra a comida até atingir a quantidade desejada. Para medir a quantidade desejada estava a pensar controlar por alto ou seja se o cão tem de comer 300gr ver o numero de voltas que o motor precisa para chegar a essa quantidade.

Agradeço já a todos os membros que se mostrarem dispostos a me ajudarem.

Obrigado

Exibições: 65992

Responder esta

Respostas a este tópico

Legal a ideia, muito interessante e simples.
Eletronicamente bem facil, vc pode usar um exemplo de relogio com timer modificado.
Quanto a mecanica, compraria uma parte pronta. Pode parecer facil mas nao pode virar um problema.
Veja esses:
http://www.google.com.br/search?q=dispenser+cereal&hl=pt-BR&...
Uma sugestao de melhoria seria vc colocar um computador com camera e um skype ligado no modo atendimento automatico. Faco isso em casa.. Aih quando viajar vc pode ver se esta tudo bem com eles e ate interagir. Pra fechar vc poderia, usando um integrado de dtmf, disparar o alimentador se vc usar o recurso de discagem por tom do skype. O circuito de dtmf pode ouvir do ambiente.
Aih quando quiser vc alimenta mais um pouco ou testa o sistema pra interagir.
Claro que daria pra fazer tudo isso com internet, android e tal, mas acho que o metodo skype seria mais simples, alem de universal (qualquer smartphone ou pc pode rodar skype)

Muito obrigado pela rapidez na resposta.

A sua ideia era qualquer coisa de muito bom, mas eu sou leigo em electrónica e arduino, para já estava a pensa em algo mais simples e depois do básico estar a funcionar é que ia fazendo updates como você refere e muito bem. 

Quanto ao comprar uma parte pronta da mecânica não serve muito no meu caso, porque primeiro o meu objectivo e conseguir desenvolver o projeto com o menos dinheiro possivel, ou melhor reutilizar coisas que tenho cá em casa que não servem para mais nada, o segundo motivo para não comprar um dispensador como você referiu é que o meu Jacky é um autentico devorador e ele se apanhasse um dispensador de plástico com comida dentro não descansava enquanto não o destruísse tudo.

Mas muito obrigado pela ideia e prometo que se conseguir desenvolver o projeto base vou tentar fazer um update como o seu exemplo.

 Neste momento as minhas dificuldades são na peça que empurra a comida e no tipo de motores a usar e onde encontrar, eu tenho uma drive de cd's velha, penso que também tenho um disco duro, gostava de saber se posso aproveitar alguma coisa de lá.

 

Estive a dar uma vista de olhos no material electronico que ca tenho que pode ser reutilizado e encontrei, 

2 Discos duros

1 Drive de Cd's

1 Fonte de Alimentação

1 Ventoinha de ar

Na minha opinião não preciso de motores com muita rotação, mas sim com força principalmente para a comida do meu cão grande que é maior e pode encravar na peça que vai empurrar a comida.

O que posso aproveitar destes periféricos?

Use a força da gravidade para mover os grãos de ração e uma portinhola/valvula para controlar a saída?

Algo deste tipo: http://www.youtube.com/watch?v=JoyVtfrWkkg

https://www.google.com.br/search?q=pet+silo&ie=utf-8&oe=utf...

Muito obrigado pela resposta, mas dessa maneira é necessário uma pessoa fazer mover a comida e a minha intenção é que seja automático, pois eu por vezes vou trabalhar para fora e é chato estar a pedir a outras pessoas para deitarem comida a eles 

Na verdade o projeto seria criar um reservatório similar a este (utilizando força da gravidade) e automatizar a alavanca que abre o reservatório. Imagine um motor no lugar da alavanca.

Isso você consegue usando válvulas e canos de PVC para água. Só comprar uma válvula elétrica ou adaptar um motor a uma válvula comum.

Peço desculpa Jonatas Freitas, não tinha percebido a sua ideia, realmente é interessante usar o material PVC pois o Comedouro vai ficar ao ar livre debaixo de sol e chuva, claro que se surgir a necessidade arranjarei maneira de proteger do clima.

Bom dia Rui

Há um projeto bem parecido com o que você dejesa criar, pode ser que consiga aproveitar alguma coisa

http://lafamillecreative.blogspot.fr/2012/02/un-distributeur-automa...

Muito obrigado Flávio, Fantástico era uma coisa desta que eu queria fazer. Excelente ideia, o pior é por em pratica :S

pelo contrario, a pratica é a mais legal

:D

Sim nesse aspeto tem razão a pratica é a que dá mais prazer, mas para quem é novato nestes assuntos torna-se complicado ver dessa forma :)

Amigo voçê pode aproveitar o acionamento do drive de cd para fazer a porta que libera ou nao a comida para os lobos , voçê precisa desmontar criteriosamente o drive de cd e tirar toda a parafernalha e so deixe apenas o sistema da bandeja , aí voçê faz este esquema abaixo para acionar a porta para abrir e fexar :

E para este esquema voçê precisara comprar:

4 transistores  BD135 (Q1 a Q4).
4 Resistores de 550 ohms.(pode usar de 330).

qualquer duvida avise.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço