Olá a todos. Estou fazendo um trabalho e estou com uma dúvida a respeito do timer LM555.

Pretendo construir um sensor de umidade de grãos a partir do efeito capacitivo. Usarei duas placas de fenolite paralelas para simular o capacitor. Estou usando o modo astável do timer 555, como mostrado na imagem:

http://www.csgnetwork.com/555astablemode.gif

Usando uma bateria de 9V, vou gerar uma frequência e medir o tempo de carga e descarga do capacitor que eu criei (o sensor de umidade). A partir desse tempo, encontro a capacitância do capacitor (sensor) e depois de calibrado, a umidade.

A minha dúvida é: medindo com o multimetro no pino 3 (output), a tensão está variando muito. Devo realmente medir a tensão no pino 3, ou em algum outro pino?

Dados:

r1 = 56k

r2 = 560k

Caso tenha ficado difícil de entender, escrevo de novo mais detalhado.

Obrigado

Exibições: 660

Responder esta

Respostas a este tópico

O multimetro deve estar no modo de medição de frequência.

Caso ele não tenha vc pode construir um frequencimetro com o arduino (ou qualquer outro microcontrolador).

Eduardo, obrigado pela resposta.

O multimetro está na função de medir tensão contínua, na escala de 20

Oi AC, boa tarde.

O EHM já foi muito claro. Você tem que medir a frequência na saída do Oscilador montado com o LM555,

é não a tensão.

O circuito que mostrou é um oscilador estável, portanto a saída dele tem um onda quadrada, com a frequencia

determinada por  R1.R2.C.

Mas aqui vai outra pergunta.

Você disse: 

"Usarei duas placas de fenolite paralelas para simular o capacitor." 

O fenolite é isolante. Você espera que este capacitor funcione?

Voce pode mostra um diagrama deste "capacitor"?

Rui

Olá,

Como o RV já desenhou o que o EHM explicou, (Você é que não entendeu a resposta, por isso o RV teve que "desenhar")

Mas segue a pergunta que não quer calar, sua intenção é apenas didática para demostrar as propriedades de um capacitor, que não funcionaria somente com as placas de fonolite a não ser que elas façam parte do isolamento, e você não descreveu tudo, ou continuando com a minha pergunta, o projeto é para fim comercial, você pensa em colocar em pratica mesmo o projeto?

PD, acredito que este link possa lhe ser útil AQUI altere qualquer parâmetro e a calculadora lhe devolve os resultados.

Abs.

CK.

Obrigado pela resposta amigos. Em resposta, este é um projeto para uma disciplina da faculdade.

Pretendo criar um capacitor com as placas de fenolite (pensei no fenolite por causa da camada de cobre) e ligar este sensor ao 555. Dessa forma, usar o circuito que mandei anteriormente para gerar a frequência de carga e descarga do capacitor.

Minha ideia era extrair a tensão para cada umidade de grãos, e traçar a relação Tensão x Umidade.

Acredito que os resistores e o capacitor escolhidos estejam de acordo.

Falei alguma besteira? Estou cursando a disciplina de eletrônica, e por isso ainda aprendendo os conceitos.

Obrigado

Se entendi vc pretende colocar duas chapa de fenolite cobertas com cobre espaçadas. Entre elas colocar os grãos. Ou simplesmente enfiar essas placas numa saca ou silo.

A ideia é que o capacitor formado tenha uma capacitância para determinada umidade e outra para outra umidade.

Isso deve funcionar pq existem medidores de umidade de gãos feitos usando esse princípio.

Nunca fiz testes, mas diria que antes de começar é preciso entender as grandezas eletricas e o multimetro.

O multimetro tem 2 opçoes de escala de tensão: AC, para senoides e DC para sinais contínuos. Se vc mede uma onda quadrada no modo DC ele vai dar um valor qualquer, dependendo de seu circuito interno. Está fora de faixa de funcionamento (não é DC).

A saida do 555 é uma frequencia, vc precisa medir no modo frequencia. Caso seu multimetro não tenha a escala acho que o ideal seria comprar um que tenha. Se está fazendo um curso para essa profissão acredito que um bom multimetro seja essencial e vc poderá usar ele para "o resto da vida".

Sobre os sensores:

https://www.google.com.br/search?q=sensor+umidade+grãos&espv=2&...

Caro Eduardo, obrigado pela resposta.

É exatamente isso que pretendo fazer. O multímetro que possuo não é capaz de medir frequências, por isso não havia considerado isso.

Sua resposta foi bastante esclarecedora quanto ao meu projeto. Irei medir a frequência do circuito e para cada umidade, haverá uma frequência diferente. Assim poderei traçar a relação de Frequência x Umidade.

Você teria alguma sugestão da distância entre as placas para a criação do capacitor?

Obrigado

Nao tenho ideia, copiaria das imagens (uns 3cm de distancia e 20cm de comprimento).

Considere ainda que alem do dieletrico afetar a distancia afeta a capacitancia. Então sem e com graos a distancia precisa ser igual. Por isso é muito importante que elas sejam rigidas.

Sim, irei construir um sensor fixo, para que a distância não se altere e o único fator que altere a capacitância seja o dielétrico.

Muito obrigado pela ajuda

Oi AC, boa noite.

Como este projeto faz parte de um trabalho de faculdade, recomendo você usar a

terminologia correta quando referir componentes técnicos.

(Se fosse eu o professor, com certeza descontaria pontos).

Já me referi a esta informação em meu comentário anterior.

As placas de fenolite são placas isolantes.

"Fenolite é um laminado plástico industrial utilizado como isolante elétrico. É um produto durodenso e termofixo.

Ref: https://pt.wikipedia.org/wiki/Fenolite

As placas que você pretende usar são placas de fenolite COBREADAS.

Estas placas são recomendadas para fabricação de PCIs, como também

são, as de fiberglass. Sendo estas últimas de melhor qualidade.

O cálculo de capacitores de  chapas fixas pode ser feito usando estas formulas:

https://www.if.ufrgs.br/tex/fis142/mod05/m_s03.html

Rui

Caro Rui. Mais uma vez obrigado pela resposta. Desculpe pela má explicação a respeito do fenolite. De fato irei usar aquelas placas de impressão de circuito impresso.

Usarei o link para o cálculo das placas.

Até mais

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço