Prezados, gostaria da ajuda de vocês.

Estou utilizando um transistor 2222A, consigo ativar um LED normalmente, porém quando tento usa-lo ligado ao controle do alarme do carro(soldei os jumpers no contato do botão), ocorrem algumas interferências:

1- Se eu usar um resistor menor que 10k na base, ocorrem algumas oscilações que causam o acionamento indevido.

2 - Usando o resistor de 10k, ele ativa normalmente, porém depois de desativar, o led do controle apaga dando a entender que  o botão não está mais sendo ativado pelo transistor, porém se eu aperto o outro botão(pra ativar ou desativar o alarme), o led do controle acende, porém a função inversa, seja ativar ou desativar não funciona, nesse caso funciona a função que foi ativada primeiro:

Se eu desativo o alarme, depois tento ativar, mesmo pressionando o botão de ativar, a função exercida é a de desativar ainda, como se o transistor ainda estivesse enviando algo.

Tentei colocar um resistor da base para o ground do arduino, como se faz com os mosfets, porém de todos que testei(Não sei ao certo o valor de todos), não funcionou.

Alguém poderia dar uma luz?

Desde já agradeço.

Exibições: 1495

Responder esta

Respostas a este tópico

Mostre o diagrama das ligações...

Não entendi o seu diagrama. Esse botôes estao curto-circuitando a Coletor com o Emissor !

Mas o que esta ligado no coletor ? 

Qual o objetivo dos transistores ? Onde estão os leds ?

Caro amigo,

Os botões são apenas a representação do dos botões do controle do alarme do carro.

A intenção é que o transistor feche o contato dos botoes, para ativar e/ou desativar o alarme/travas.

Falei do led para contextualizar o teste que fiz, pois com o transistor acendendo o led, tudo funciona normal.

Agora entendi. 
Divulgue o Sketch que esta usando.

Pode ser que o tempo de acionamento esteja pequeno para acionar os controles.

Sugiro substituir os dois transistores por opto-acopladores. Pode usar dois 4N25 ou um opto-acoplador duplo, como o TLP521-2.  Já fiz algo parecido e também tive problemas usando transistor e quando usei os opto-acopladores funcionou perfeito.

Valeu, cara, vou comprar os opto pra usar.

Thiago, 

tive um problema parecido que eu queria acionar os botoes de um celular velho.

primeira coisa que tem que observar, é que alguns botões fecham o contato usando o  GND do controle remoto.   para isso, tente medir se tem algum gnd (e eles podem estar nos dois botões, se vc ligar errado, vc pode curtocircuitar tudo.

(por exemplo, se vc ligar o GND de um no "outro pino") vc está curocircuitando o botão). 

se não for isso, ou não resolver assim, acho que a solução do André é a mais indicada. se for difícil usar opto, pense em rele - são práticos.

Galera, valeu a ajuda.

Usei a dica do amigo  Andre Francisco LeaoP521-1, um para cada botão, já que as lojas de eletrônica aqui são muito fracas os vendedores tem uma imensa dificuldade para vender, passei mais de meia hora esperando o pedido, no final o mesmo trouxe o P521-1 ao invés do P521-4 que solicitei.

Mas bem, está funcionando perfeito.

Obrigado a todos.

Outro codigo bem popular de opto é o PC817. Ele é muito usado em fontes, microondas, aparelhos modernos em geral, mais que o 4N25, que ficou meio no passado.

O encapsulamento de 6 pinos era interessante pq era possivel usar um pino que fica na base do receptor para 2 funções: Ligar um resistor ao terra, diminuindo a sensibilidade mas aumentando muito a velocidade ou colocando o mesmo pino a vcc aumentando a sensibilidade.

Mas quando vc não está pensando nisso um opto de 4 pinos é a melhor coisa.

Aqui na empresa fizemos a limpa. Todos os projetos que usavam 4N25, til111, etc foram convertidos para PC817. 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço