Boa noite.

  Tenho um projeto a ser concluído que infelizmente, devido as necessidades , a única forma de ser elaborado é através de mais de 1 arduino.

  Na verdade, 16 arduínos      :-)

 

   Estou ciente de várias  questões em relação a essa tomada de decisão , mas realmente é a única.

   Há um software independente do software dos arduinos gerenciando tudo isso .

  Meu atual problema :

  - Como ( Se é que é possível , eu altero o ID de Identificação do Arduino que aparece no Gerenciador de Hardware no item Portas COM ?

  Por default, ele aparece algo do tipo  Porta 6 Arduino Mega etc ...

  Esse " Arduino Mega .."  por exemplo , tem como eu fazer aparecer com o nome que eu quiser ?

  Ex : Arduino 1 , Arduino 2 , etc ?

 Agradeço desde já qualquer idéia ou "macumba" proposta para resolução da questão.

    

  

Exibições: 2141

Responder esta

Respostas a este tópico

vc precisa programar teu software pra fazer a consulta em http://IPdoArduino

recomendo vc a aprimorar o sketch do webserver. Perceba que o sketch retorna no browser uma página em html. Mas ao invés de html, faça o sketch retornar uma página em XML. 

Dá pra tratar dados vindos em html? Até dá, mas é um pé no saco. Pense na lei do mínimo esforço. Se vc puder fornecer dados da balança em formato xml, fica mais fácil de vc programar seu software externo

vc usa que linguagem pra programar esse teu software externo?

 Delphi 7 , pode ser StandAlone ou Asp.Net na Web , sem problema.

 Minha dúvida maior está no seguinte :

 Seja como for , o que ele me mostra em html terei que gravar em um arquivo (seja lá qual for a extensão ) , abrir , ler o arquivo e catar o que desejo de dados ?

eu não entendo de delphi, mas sugiro vc buscar no google algo como "http get delphi"

seu  objetivo é, através do delphi, capturar o retorno de algum endereço http (arduino webserver)

Creio que vc não precisa grvar o arquivo de retorno para posteriormente abrir e ler. Economize etapas desnecessárias. Faça tudo "on the fly", faça o software acessar o arduino via http, deposi faça o webserver arduino retornar um xml, então faça o software capturar esse retorno e depois vc poder  tratar os dados conforme sua vontade.

Estamos entrando num território que eu não tenho conhecimento de como fazer na prática, só tenho uma idéia de quais caminhos trilhar. Então, é bem provável que isso tudo deva ser melhor estudado por vc de como fazer pra viabilizar.

Daqui por diante, será por sua conta, eu não sei mais como te ajudar

Não sei onde estão localizadas as balanças, mas é difícil pensar que não existe nenhuma forma de energia no local, caso não, poderia implementar-se uma forma de geração de energia solar, ou eólica, que por sua vez carregue baterias que alimentem o circuito, que caso fosse com ESP8266 demandaria pouca energia.

Tudo depende da necessidade, e da verba, ou seja a relação custo/beneficio.

Abs.

Alexandre A. M. Nogueira 1 hora atrás

Acho que o mais fácil e interligar os 16 HX711 no mesmo Arduino! O sinal de dados para os HX é bem simples... comecei a escrever sobre ele mas estou enrolando e ainda não terminei....

https://dangerouselectron.blogspot.com/

 Se houvesse uma forma de ligar mais de 1 HX711 ao mesmo arduino , sem dúvida meu problema estaria 100% resolvido em todos os sentidos. Mas não há. Ninguém até hoje conseguiu essa façanha, pelo menos em tudo que é local que eu rodei sobre o assunto no Brasil, EUA, China, etc ... todo mundo tem o mesmo problema e ninguém a solução.

ps: alguém sabe me informar porque não me aparece a opção < responder> nos tópicos que me sçao enviadas mensagens ? grato.

a opção de responder aparece até um certo subnível (são no máximo uns 9 níveis). Após isso, vc realmente fica obrigado a responder em outro nível, o que muitas vezes torna a sequencia de respostas não linear (não contínua, não sequencial).

essa limitação até é compreensível porque o lay-out do fórum usa identação para evidenciar que um subnível está atrelado a outro, e após diversas identações sequenciais, a largura fica pequena demais.

Bem.. se ninguém ainda conseguiu tamanha façanha, tendo disponíveis os ESP8266, me parece que que usar Arduino e shield ethernet em uma aplicação do tipo, é a mesma coisa que usar uma ponto 50 para matar barata.

Não conheço o HX, mas vou pegar o data e dar uma estuda.

Abs.

Hoje modifiquei meu cod. de teste original para ler dois HX711.. depois devo colocar ele capturando em paralelo com mais módulos por vez... http://bit.ly/2HX711 .. também modifiquei o módulo para aumentar o sample rate...   ..

Oi CC, boa tarde.

Fiquei muito curioso com o seu projeto.

Se ainda não estiver resolvido até eu voltar de viajem no próximo fim de semana, vou querer dar um monte de palpites.

Mas sugiro que voce faça um descritivo sobre sua necessidade definindo uma sequencia para obteção dos resultados,

e junto um esboço das suas ligações e suprimentos de energia.

Não conheço a fundo o HX, mas tenho 2 em casa, que servirão para simulação.

Rui

Eh um projeto ousado, mas não complexo, só trabalhoso.

Para comunicação serial em longas distancias o recomendado seria um protocolo por corrente (e não tensão, como o RS232). São exemplos de protocolos por corrente: Ethernet e RS485/422.

Veja que não falei em Internet, e sim Ethernet. Se vc ligar tudo, como sugerido pelos colegas, com shields Ethernet e um HUB vc vai falar, mesmo na inexistencia de Internet.

Sobre o RS485, é um jeito de ligar as seriais que permite que vc ligue diversos aparelhos num mesmo fio. Isso seria tb uma otima solução. Sua ideia de perguntar ao módulo de forma endereçada (a pergunta contem uma identificação) é perfeita. Vai dar super certo tb.

Quanto à alimentação, vc pode usar um cabeamento que leve alimentação. A forma de mercado seria o POE (Power Over Ethernet), mas vc pode fazer do seu jeito. Seja com Ethernet ou com RS485 recomendo usar cabos de rede ou de camera de video. Ambos tem fios sobrando (no caso do cabo de rede se vc usar até 100MBps tem fios sobrando), por onde poderia levar uma tensão de 9V por ex para alimentar o circuito.

Vai depender do seu orçamento e da sua capacidade de criar circuitos. Os adaptadores RS485 embora muito mais simples podem custar mais caro que um shield (ou modulo) ethernet. Já para construir o seu pode ser super simples.

Se vc tem uma aplicação de pesagem de 16 pontos pense do ponto de vista do seu cliente. Ele possivelmente prefere algo robusto, rápido e confiável (Shield ou módulo Ethernet) em vez de algo barato, delicado e demorado (criar placas com RS485). 

Teria uma terceira ideia que seria usar um protocolo proprio, algo como definir os 0s como circuito alimentado e 1s como circuito desligado e ligar tudo junto, colocando um pulldown em cada ponta. Assim todos poderia falar pelo mesmo fio. Mas pense no quanto isso poderia lhe trazer de dor de cabeça... Melhor ficar com opções mais populares, mais testadas, que tenham mais suporte (que o Google seja mais generoso).

Eduardo, muito grato por sua resposta.

 Eu estou achando que vou acabar culminando em optar pela solução via rede interna + hub.

 Tem a desvantagem do cabeamento em relação a Wifi mas, tem as vantagens de ser mais rápida e na minha opinião uma estabilidade muito maior. Além do mais, via Wifi eu teria que cabear por conta da alimentação.

  Percebi que existem 2 Shields para a conexão em rede no mercado. Um deles  (Bem barato ),  segundo as respostas do fórum apresenta alguns problemas e dificuldades , e o outro ( bemmm mais caro ) funciona redondo.  Agora é fazer conta ...

Oi CC, bom dia.

Avalie a possibilidade de usar POE (power over ethernet) no seu projeto.

http://www.instructables.com/id/Power-Over-Ethernet-PoE-Adapter/ste...

Rui

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço