Ola amigos, estou montando um projeto (ainda estou na ideia e na busca dos materiais ideais) no qual um receptor, conforme vou andando, recebe sinal de outros emissores distribuídos em um ambiente. o objetivo desse projeto e fazer com que ao receber esse sinal, o Arduíno saiba a localização (de acordo com o emissor). Na prática, o deficiente visual conforme vai andando portando esse Arduíno (Lilipad) com um receptor (e algo que o faça falar), ao passar por um desses transmissores, saberá onde esta. Qual seria o tipo de módulo ideal para essa minha ideia? é possível um só receptor para vários emissores? Um amigo me deu a dica de utilizar infra vermelho, mas tenho receio  de que se torne necessário que emissor e receptor fiquem de frente um pro outro. E outra coisa: Como fazer o Arduíno falar?(outra que não seja o easyVR)

Exibições: 1664

Responder esta

Respostas a este tópico

Esta tecnologia não é nada simples, é um indoor tracking system (use este termo na busca no Google), tem empresas como a TRBONet que tem produtos que fazem este tipo de localização

Marcelo o que estou pensando não é bem um tracking. Na minha ideia, o emissor fica enviando um código 'A' outro emissor envia 'B' dae quando o usuário passar pelo raio de alcance de 'A', por exemplo, o Arduíno, com a programação dirá onde a pessoa está...

Entendi, num determinado perímetro, quantos pontos você pretende ter ?

para um protótipo inicial 2 já estaria de bom tamanho... depois queria montar um projeto e e ver se consigo financiamento na universidade pra implantar nela...

Olá Thiago,

    Cara, o que você deseja esta sendo alareado a um tempão pela universidade anhanguera na net via youtube como PROJETO JUAN

                    http://www.projetojuan.com.br/

   Dá uma olhada e vocÊ vai ver que é exatamente o que você deseja.

    Eu não acompanhei todo o processo, mas acredito que ele utilizou uma tecnologia que venho estudando a algum tempo e recolhendo material.

    Trata-se da tecnologia Zigbee, na qual você pode criar redes mesh, ou seja, enormes redes onde um ponto se comunica com o outro, podendo ter até 65.000 pontos em uma só rede, imagine em cada um desses pontos, um sensor pindurado passando informações para uma ou várias centrais, que seriam os receptores dos usuários.

   Existe um grupo de estudos aqui no lab de garagem sobre o tema, criado pelo nosso mago da tecnologia, Gustavo Suim,o grupo é esse aqui:

                                 http://labdegaragem.com/group/xbee

  Como dito ainda estou numa de estudar a tecnologia, mas como tenho bastante material, tô passando as coisas aos poucos no grupo citado.

   Entra, lá e poderemos estudar e aprender juntos.

Ah! e já faz algum tempo que conseguir botar o arduino pra falar, eu usei um modulozinho minusculo, que comprei pela DX.COM por menos de 7 dolares, deu um trabalho danado pra conseguir, mas eu consegui,  fiz uma montagem com ele e com um sensor de distancia ultrasonico onde de acordo com a posição onde a pessoa esta ele fala uma frase.

    Entra ai no grupo de estudos do Xbee, vamos estudar juntos.

Valeu Weider. Achei muito interessante essa sua dica. eu tinha visto esse projeto Juan mas achei ele comercial demais... não conheço essa tecnologia mas vou estudar e ver a possibilidade de implantar... Com certeza conversaremos muito ainda!

mais uma pergunta: qual seria a distância entre pontos A e B ou outros pontos? mesmo que só uma ordem de grandeza.

valeu

seria de metros... a principio seria apenas outdoor indicando apenas os predio principais da minha universidade... conforme o usuario fosse andando pela calçada, ao passar pelo predio da reitoria, por exemplo, ele seria informado...

Interessante.

Uma vez vi um pessoal que queria algo assim para colocar em lojas.

A ideia na época era que cada loja colocasse um bluetooth com um nome sugestivo. Poderia ser o numero da loja ou mesmo diretamente o nome.

Com as funções de busca de bluetooth do android (parece que é bloqueado no iOS), mesmo antes de parear pode-se ler a lista de dispositivos ao alcance. Assim seria possivel um cego se localizar dentro de um shopping. 

Essa do bluetooth temo que não te atenda, já que o dispositivo que se coloca em um arduino, que eu saiba, não faria essa lista de aparelhos ao alcance sem precisar parear (coisa de master).

Nessa sua ideia acredito que o dificil mesmo seria conseguir um radio suficientemente sem alcance. Os produtos comerciais como o 433MHz usado em controles de portão prezam pelo alcance, que é sempre superior a 10m. Acho que é inviável para ambientes internos.

Uma ideia para testar seria usar um desses pares de radios 433:

http://www.labdegaragem.org/loja/433mhz-rf-link-kit.html

Minha ideia seria colocar o transmissor para mandar um identificador seguido de uma séria de bytes. Durante o envio desses bytes vc iria diminuindo a tensão de alimentação do transmissor, que funciona de 5 a 12V. Começa com 12V e vai caindo... A potencia de transmissão é proporcional a tensão de alimentação.

No receptor vc espera o identificador e conta quantos bytes chegam depois dele. 

Eh um uso não previsto pelo fabricante, mas quem sabe funciona...

O infravermelho tb tem seus problemas, como vc mesmo falou.

Algo bem parecido com isso, que os cegos usam, seria o key finder:

https://www.google.com.br/search?q=key+finder&tbm=isch

Só que a dinamica é outra: O cego segura um transmissor que faz o receptor tocar um som. 

O seu seria isso só que reverso (transmissor/receptor).

Para tocar arquivos .wav é super simples, tem vários exemplos por aih, vc precisa de um cartão de memória para guardar os arquivos. Acredito que vc não precisa mais do que isso para falar os nomes dos objetos.

Se não quiser falar com sua propria voz pode usar sintetizadores. Recomendo o italiano Loquendo Link

Muito obrigado Eduardo.

Em relação a esse radio, é possível eu utilizar apenas um receptor para vários transmissores? Vale salientar que ele só receberá uma transmissão por vez...

Sim, só que se 2 transmitirem ao mesmo tempo um atrapalha o outro.

Vc teria que transmitir um pulso e fazer um silencio (transmitir por ex 1% do tempo). E esse silencio seria por um tempo fixo + um pequeno aleatorio, garantindo que se houver colisão em um momento no outro a chance é pequena.

Mas de uma olhada no projeto sugerido pelo Weilder, é basicamente o que comentei com bluetooth. Escrevemos quase ao mesmo tempo (acho).

Olá Marcondes,

   Cara, na questão de distancia,não seria problema com os 433mhz, visto que a distancia deles é proporcional ao tamanho da antena, logo, se você coloca uma ante curtinha, ele fica com alcance bem proximo.

  Na verdade o problema dos 433 mhz é justamente essa historia de um receptor e vários transmissores, visto que eles trabalham com modulação de rf, e acredito que um não veja o outro de outro par, visto que os kits vem em pares,  mas não tenho certeza disso.

   fora que seriam necessarios um numero gigantesco de modulos pra fazer uma via.

   Eu sinceramente pensei em algo um pouco mais tecnico e mais ambicioso, minha ideia era criar uma rede mesh de xbees que cobririam uma grande área, e utilizar modulos GPS junto com o arduino e o xbee receptor que estaria com o usuário.

   Caso uma montagem dessas dê certo, daria pra você cobrir desde uma loja, até um bairro inteiro, tipo o modulo gps indicaria onde se esta e o arduino falaria.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço