Gostaria de entender o pwm, alguem tem algum livro, ou algum site que possa me passar? Só achei como fazer o calculo, gostaria de entender tudo mesmo. Muito obrigado.

Exibições: 502

Responder esta

Respostas a este tópico

procura neste site aqui www.google.com.br vai aparacer no minimo umas 5000mil explicações.

Alberto. "Bem vindo ao clube"...

Procuro a meses por algum material que fale em PWM sobre bobinas de motor de passo. Não achei nada.

E este "assunto" é a base para se dominar a técnica de "transmutar cobre em ouro"...digo; Passo em micropassos.

Estou planejando para começar "a quebrar a cara" com isso por esses dias.

Meu medo é queimar o motor ou os transistores ou o uPC...

Todos eles são "carinhos" em suas proporcionalidades...

Mas só isso não basta. Tem que se "dominar" a técnica de "toque" (a que transforma tudo que se toque em ouro...), digo; "Tocar" a corrente certa, dentro do tempo certo, em cada bobina, para que não "saia fumaça"...nem do motor e nem dos transistores.

A idéia é "reinventar a roda", ou seja: um tradutor de passos + controle das bobinas.

Boa sorte.

Veja este projeto open source:linistepper.

Boa noite Américo. Obrigado pela dica, eu já tinha visto este circuito, está na segunda versão e inclusive a alguns dias venho discutindo a programação do uPC (PIC) com outros colegas e até comprei um gravador para fazer os testes, deve chegar esta semana.

Uma coisa estranha é que na descrição fala sobre os resistores de "sense" (sensores de corrente consumida pelas bobinas), mas não fica claro como isso é feito, pois para funcionar deveria ter um pino ligado diretamente dos resistores (R1 a R6) a algum conversor ou diretamente a um comparador para que o "cérebro" pudesse controlar os acionamentos. Aparentemente não é isso o que ocorre.

Minha intenção é entender o programa feito em Assembler e converte-lo para MikroBasic, talvez estudar a possibilidade de alterar os limites de passos, modificando os resistores (R18 a R29) e aumentando o número de portas para controlar as combinações (pelo menos é o que parece ser necessário pela disposição destes resistores). Além óbvio de trocar os transistores de potência por MOSFETs, para "turbinar" os limites deste driver.

Você tem alguma explicação?

Já montaste este circuito?

Boa sorte e até a próxima.

Montei sim,mas ainda não testei.Estou sem tempo no momento.Na verdade eu estava querendo fazer um plotter e depois de fazer o circuito vi que ficaria muito grande e algo menor e mais simples daria conta do recado.Também pensei em substituir  os tip122 por mosfets mas já tinha montado quando veio a idéia.Quanto ao sensor, pelo que entendi,ele controla a corrente de modo  automático efaz isso de forma analógica pelos resistores associados... 

Olá Américo.

Ou seja: É ativo somente e não passivo/ativo (onde ele "leria" a corrente e modificaria a saída para corrigir o que está indo para o motor)?

Pois não há sinal vindo da etapa de potência para o uPC...

Se você o testar, eu gostaria de ver (youtube) e saber se os transistores esquentam muito. ok?

Até a próxima.

Segundo meu entendimento a atuação seria sim ativa dos resistores envolvidos,e quando for possível retornarei a respeito do funcionamento. até... 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço