Boa noite, tenho um Aplicativo em Android que tira foto dos carros que entram no estacionamento, porém hoje isso é feito de forma manual. 

Minha ideia é colocar um Sensor de Presença próximo a entrada do estacionamento e quando o carro passar ele enviar um sinal via bluetooth para o Aplicativo, afim de avisá-lo que um carro passará. Porém tenho algumas dúvidas em relação ao sensor:

 1) Um sensor de presença consegue captar a presença de algo não humano, como por exemplo um carro? 

 2) O sensor de presença é a melhor solução para meu cenário ? Tem algum outro sensor que faça esse trabalho de forma mais otimizada ?

 3) Qual modelo de sensor de presença pode ser configurado para enviar um sinal via bluetooth para o meu aplicativo ? Existe ? Eu preciso que seja um envio de sinal instantâneo pois não pode haver muito delay 

Exibições: 716

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá.

1) Sim, é quente, se mexeu = detecta. Olhe a luz de uma lanterna se movendo por um vidro canelado. Hora a lanterna fica maior hora menor. Esse é o princípio.

2) O classico sensor de carros é algo colocado no piso. Tecnologia desenvolvida para "radares". São 2 bobinas. Quando o carro está sobre a bobina vira o nucleo e altera drasticamente a frequencia de ressonancia. São 2 bobinas pq vc mede o tempo que leva para afetar uma e depois a outra. Para presença de carro basta uma.

Vc pode ainda usar um sensor infravermelho do tipo passagem. Nesses se vc corta o feixe o sensor atua. Ruim é que não saberá se é um carro ou cachorro. Vc pode procurar uma largura mínima para reduzir o erro.

O sensor PIR (passive infrared) não é adequado para areas externas. Ele mede movimentos de calor. Certamente vai perceber a passagem do carro mas também pode se confundir com massas de ar repentinas, reflexos do sol que somem com uma nuvem, etc. Alem de pessoas e animais. Mas se vc ja tem ele, teste. Quem sabe fica a contento.

3) O que temos no mercado é um adaptador serial->bluetooth Ele precisa de um microcontrolador para gerar um caracter para enviar para a serial. O sensor gera apenas um contato. Não existe esse "sensor". pq na verdade ele é composto por 3 partes: Sensor + Gerador de caractere serial (microcontrolador) + radio bluetooth. Vc teria que fazer, acho. Salvo alguem aqui conhecer. Uma dica seria usar o controle remoto de um "pau de selfie". Ele é bluetooth, se identifca para o celular como teclado remoto e gera unicamente a tecla [Volume -] (ou algo assim). Como a camera nativamente é disparável por Vol- basta vc apertar no teclado remoto.

Assim seu circuito seria basicamente o sensor + controle de pau de selfie. Ligue direto onde era a tecla. 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço