Olá galera, bom dia!

Estou realizando um projeto de um estacionamento vertical. Nesse caso, ele é rotativo (pensem em uma roda gigante, que no caso compõe 10 vagas), e estou precisando fazer o controle do mesmo.

Estou tendo dificuldades em selecionar o sensor para identificar se a vaga está na parte inferior da roda. Pensei em utilizar 10 emissores de IR e um receptor para o arduino. 

Para seleção da vaga, irei utilizar uma botoeira de 1 a 10 mesmo, pelo menos no começo para baratear o projeto (Pensei em RFID).

Alguém já lidou com um projeto desses? O problema em relação ao IR são os emissores, pois acho que irão ficar muito grandes, e irei precisar da precisão da posição das vagas.

Abraço!

Exibições: 1506

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá Rafael,

    Cara, eu tenho o terrivel defeito(ou qualidade)  de querer simplificar e baratear tudo ao maximo, com a melhor qualidade possível.

     Eu trabalhei a algum tempo em um sistema de contatem de voltas, que tem um principio semelhante ao seu, o que ele fazia era determinar não só a quantidade de voltas, mas determinar se estava rodando pra frente ou para tras.

    A montagem é assim:

MATERIAIS NECESSÁRIOS:

- Microcontrolador(arduino);

- 10 imãs (serve qualquer um, até aqueles retirados do fundo de bocas de som)

- 2 sensores indutivos (de efeito hall)

A MONTAGEM:

   Coloca-se um imã isolado(se você o colocar em metal vai expandir o campo) no equivalente a cada ponto a ser contado.

    Em um ponto fixo,  coloca-se os dois sensores em linha,  um apos o outro, tendo um espaço entre eles para que os  imãs ao passar durante o giro,  possa passar por um, aciona-lo,  depois ter um espaço sem acionar nenhum dos dois, e então acionar o segundo.

FUNCIONAMENTO:

   Todo funcionamento é controlado pro lógica no microcontrolador, ele saberá não apenas onde esta, como pra onde deve ir, e se a girando-la esta indo pra frente ou pra traz, para isso ele segue a lógica 0 e 1 dos dois imãs, veja:

Se o sistema esta girando em sentido horario ele fara sempre

0-1  0-0  1-0

Já se ele estiver girando anti horario será

1-0  0-0  0-1

Cada ciclo desses ele conta como +1  ou -1  e ai você sempre saberá onde esta.

Dai ao inves de um botoeira padráo,  é mais facil você fazer um painel com 10 botóes, cada um ligado a uma porta IO, e ao ser pressionado,  ele vai localizer onde estar, e o resto é pura matematica.

Bem,  é isso ai, espero ter ajudado.

Bacana Weider, eu tinha até pensado em fazer nesse sentido, porém estou precisando de algo como endereçamento das vagas entende?

Pensei em reed switch também no caso, junto com os imãs, mas isso não dará diferença em alocação das vagas.

Se entendi é um elevador infinito rotativo.

Nada melhor que copiar o projeto universal de elevador.

Tem um "sensor de piso" que no seu caso é um "sensor de vaga".

Vc pode fazer magnético, como brilhantemente o Weider Duarte explicou, mas tb:

- pode fazer com contatos do tipo fim de curso. Pra isso existem uns com uma rodinha na ponta. Eh uma opção inferior a do sensor magnético pq vai gerar um "click"  audivel a cada passagem, atrito, etc. Mais para listar. Pode ser mais fácil de achar onde vc está.

- pode fazer com barreidas oticas. Existem um sensor de fim de curso que é basicamente um led alinhado a um receptor num involucro só. Aih na sua roda vc faria barreiras.

O ideal, seja qual for a sua opção, é ter 2 ou 3 sensores.

Isso pq se houver uma vibração proxima ao ponto de acionamento do sensor com "liga-desliga" sua placa vai achar que a roda está girando e ficar doida.

O ideal seria:

1) Indicador de movimento;

2) Indicador de direção;

3) Indicador de vaga #1 (seria de Terreo no elevador).

Sendo que por sw vc precisa eliminar pulsos avulsos do indicador de movimento sem pulso no indicador de direção. Ou basicamente procurar por ciclos completos como disse o Weider.

Sim, bem indicado Eduardo!

Sobre essa parte do indicador, estava vendo uma lógica para selecionar também a direção em que o motor vai girar. Pense que quando a vaga selecionada for a três, e a vaga que está no coletor é a um, o conjunto rotacionará no sentido anti horário para chegar mais rápido.

Mesmo querendo fazer dessa forma, acho que complicará mais ainda correto?

Isso é para um TCC ou solução real ?

Isso é para Projeto Integrado no meu curso de eng mecânica.

Olá Rafael,

   Eu entendi o que você deseja,  você que não entendeu tudo que falei quando disse:  porém estou precisando de algo como endereçamento das vagas

    O que lhe passei é EXATAMENTE isso.

    O Grande Marcondes lhe passou o metodo tradicional, mecânico,  eu te passei eletrônico, a diferença é que o mecânico tende a se desgastar com o tempo, pode demorar, mais um dia vai,  já o eletrônico como não tem contato fisico, não rola problemas.

    Gostei da ideia do marcondes de usar sensor optico ao inves de sensores indutivos,   mas ai é uma escolha sua, qual sensor usar, o importante aqui é o principio.

   Deixa eu explicar novamente:

   O sistema que te passei, contendo dois sensores interpreta direção, se ele esta girando no sentido horario ou anti horario.

   A questão é que cada vez que os sensores são acionados, o microcontrolador tendo uma variável CONTER,  somaria +1 em caso de sentido horario e -1 em sentido anti horario,  obviamente com uma clausula IF  de caso atingisse o valor maximo, no seu caso 10 vagas, e se somasse +1  ele não viraria 11, pois não existe a 11ª vaga, ele voltaria pra o numero 1.  o mesmo no sentido anti horario.

 

   Ou seja,  o que o sistema faz, é não somente indicar o andar, pois essa variável CONTER,  indicaria exatamente o ANDAR que você esta, e mais ainda,  quando você indicasse no painel pra onde deseja ir, bastaria o sistema ver pra qual lado seria mais rápido e acionar os motores na direação.

   Pra saber em qual vaga esta, é só ele ir somando ou subtraindo os pulsos,  deu pra entender agora ?

    Você tem que pensar um pouco mais em extrair o maximo dos microcontroladores, a ideia aqui é essa, você não precisa identificar o andar,  quem faz isso é a matematica.

Entendi agora, rss... Desculpe por essa dificuldade, porém agora irei botar a mão na massa.

Quero reduzir as portas de entrada do micro, no caso pensei em utilizar um codificador decimal para bcd, pois tenho 10 entradas que no caso reduziria para 4.

Obrigado pela ajuda meu caro, irei prosseguir no projeto.

Rafael,

    Respeitosamente,  não tenta complicar o simples,  um  arduino UNO,  ou se você preferir um simples ATMEGA328 tem 20 portas.

   Logo, se seu projeto precisa de 10,   sobram outras 10 para você fazer um monte de coisas como ligar displays,  colocar botoeiras, acender leds, etc.

   Lembro que existe um tutorial super simples de como colocar vários botões ( no seu caso 10) em uma unica entrada Analogica do arduino, o que economiza pinos.

Acabei de ver uma combinação por resistências em um tutorial no youtube. Isso utilizando uma a entrada analógica do arduino.

É isso ai,  o truque pra colocar dezenas de botões em uma simples entrada analogica do arduino é o uso de resistores,  ou seja, cada botão estando ao longo de uma linha serial de resistores quando precionado, apresentará um valor e ai é só lógica dai pra frente.

   Quanto aos sensores indutivos que te falei,  eles são digitais e funcionam em 0 e 1,  dai é só ligar cada um, em uma entrada digital do arduino,e tá pronto,  você tem botões para escolha de funções e os sensores.

   Pra coroar a cereja do bolo, te aconselho a procurar a plaquinha que conecta o display 16x2 ao arduino via I2C ( veja ********* AQUI ******),  pois displays normalmente exigem vários pinos, mas com esse método você usa so os pinos I2C (A4 e A5) fora a alimentação GND e VCC,

    E voilá,  você terá os 10 sensores entrando em 10 entradas IO, os tantos botões de controle tudo ligado a uma porta analogica só ( AO ),  e o display para visualizar tudo que tá rolando.

     Dá pra fazer isso tudo, e ainda vai sobrar pino pra caramba pra você fazer o que quiser, colocar, leds pra enfeitar por exemplo, ou colocar um buzer pra bipar quando passar por cada andar, e dar um conjunto de bips especiais quando chegar no andar correto, estilo elevador de carga.

    Resumindo,  sua criatividade é o limite.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço