tem como fazer uma servo motor caseiro? estou fazendo um humanoide e só consegui fazê-lo com motes DC comuns, e o que me preocupa é que o arduino não vai saber a quantos graus ele está, e isso me preocupa, alguma idéia? tava pensando em adicionar um potencimetro ou algo parecido, só q na faço a minima ideia de como fazer, 

Exibições: 5710

Responder esta

Respostas a este tópico

Jeito mais barato que encontrei foi usar motor de passo tirado de impressoras queimadas. Procure a reciclagem mais perto da tua casa e converse com os catadores, explique pra eles oq é uma impressora  que eles arrumam pra vc. Leve fotos, eles não vão saber oq é uma impressora, acredite! Eu fiz isso.

Dependendo da função dele no seu projeto tem como vc adaptar um servo motor de parabolica que é facil de encontrar e muito barato.

Agora se vc não quiser gastar nada a dica do colega J011vR0q3r é a mais viável.

Creio que construir um servomotor vai te dar muita dor de cabeça e não compensa, as hastes, bases, potenciômetro e engrenagens tem que estar alinhadas para um perfeito funcionamento.

bem amigo , que nem nossos amigos lhe sugeriram , utilize motores de passo mas se voçê quiser aventurar , faça vc mesmo o monitoramento da posição de seus motores , só que terá que fazer uma redução de engrenagens para que não gire o potenciometro de uma vez , daí vc utiliza a leitura analógica do potenciometro para saber em que posição seu motor está , bem é mais trabalhoso , mas eu não sei vc , mas eu gosto muito de criar coisas , pegar tudo pronto não tem graça .

veja este esquema.

Bem devera fazer uma reduçao pois nao sei o qt seu motor gira , uma vez que o passo do potenciometro é limitado. O potenciometro ira variar no Arduino em uma entrada analógica de 10 bits , ou seja  de 0 a 1023 . daí dependendo do resultado vc faz uma faixa e mapeia aonde é o inicio do movimento e o fim , e nisso obtem o valor na entrada analogica do arduino , no programa vc cria uma condiçao para que o motor pare de girar quando chegar ao valor/posição desejada.

Bem mais trabalhoso, claro, mas nem por isso menos interessante :D Vai lá, Guilherme, passo ou servo, escolha e divirta-se!

muito interessante, até tenho uns motores de passo, muito legal a idéia, obrigado!

Muito bacana a dica do colega IIgner.

Vale a pena tentar, pois é bem mais gratificante para nós quando se cria!!!!!!

Rapaz, eu fiz uma pesquisa e achei interessante sua ideia, também estou com um projeto similar. Eu fiz um código bem simples para arduino para controlar um motor dc com um potenciomentro baseando-se na posição de outro ligado por algum sistema de engrenagem com o motor dc, usei apenas lógica, ainda não fiz nenhum teste com esse código, se quiser eu posto aqui e vocês do fórum podem dar uma analisada e talvez testar. Só não testei ainda por falta de tempo. Em relação ao torque você pode usar um motor dc com sistema de redução ou um motor de passo. Eu mapeei os valores do potenciomentro no código para converter para graus. Espero que funcione x)

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço