Boa tarde, construi uma Router CNC toda em alumínio e aço, área de trabalho 1000x800x150, fusos de esferas de 25mm passo 5mm nos eixo X e Y e fuso de esferas de 20mm passo 5mm no eixo Z, motores de passo Nema 34 KML092F07 de 60KGF da Kalatec nos eixos X e Y, motor de passo Nema 17 de 20KGF também da Kalatec no eixo Z. Drivers DM556 nos três eixos, Placa controladora CNC USB Mach3 RNR ECO Motion 4 eixos, Fonte de 48 Volts 20 Amperes para os três motores. Spindle de 3CV refrigerado a água com inversor de frequência.

Bom agora que pacei toda a configuração da máquina vem os problemas, eu não consigo uma velocidade  de avanço na minha máquina superior a 1200mm/min sem perder passo, já configurei o Mach3, os Steps dos motores. Como minha máquina ficou robusta e o pórtico pesado optei pelos motores que citei anteriormente, contudo, meus motores Nema 34 KML092F07 de 60KGF da Kalatec  não podem serem ligados em bipolar paralelo, pois meus drivers só aceitam 5,6 Amperes e estes motores na ligação bipolar paralelo são 6,5 Amperes/fase; na ligação bipolar série são 3,25 Amperes por fase. Alguém no fórum ja se deparou com essa situação? existe uma forma de na ligação série eu conseguir velocidades maiores na minha máquina? será que não visualizei todos os parâmetros? Por favor, se alguém puder me ajudar. Pois já vi máquinas com eletrônica, motores de passo e que são de fusos trapezoidais alcançarem velocidades de 4000mm/min.

Exibições: 844

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá Ronan!

   Não tenho experiência com stepper motors and drives, mas sei que muitos stepper drives tem limitadores de corrente, o que deve ser o caso deste que você está usando.

   Talvez seja uma boa ideia experimentar colocar as bobinas em paralelo e limitar a corrente no drive, para evitar sobreaquecê-lo.

   Não sei também se você já não tentou isto.

   Se ainda não, e for fazê-lo, depois conta para nós se adiantou alguma coisa ou não.

   Outra sugestão seria verificar se realmente não existe algum problema mecânico que pode estar exigindo do motor mais torque do que ele é capaz de entregar, o que pode ser a causa da perda de passo.

   Note que o torque de um motor de passo diminui sensivelmente com a rotação. Normalmente o torque "apregoado" é o Holding Torque, ou seja, o torque parado. Um motor com holding torque menor do que outro pode ter um torque em determinada rotação maior do que aquele. Depende de aspectos construcionais. Alguns são construídos para maximizar o Holding Torque, outros para maximizar o torque em rotação.

Boa sorte!

D.T. Ribeiro.

Bom dia R2S,  (se não gosta que te chame pelas iniciais, avise),

eu também construí uma CNC DIY com o RNR, uso o MACK3 também, mas a minha tem motores mais leves e tamanho menor, (400mm x 380 mm), atinjo velocidades máximas de 1200 mm/min.

Apanhei durante um bom tempo da minha maquina, pois como meus motores são "fracos", eu só atingia 600 mm/min.

As causas comuns de não conseguir velocidade maiores e perda de passo, são várias, mas destaco algumas:

Travamento nos eixos por desalinhamento dos mesmo;

Falta de torque do motor do eixo;

Para verificar o alinhamento eu usei o recurso de girar o eixo com a mão com a maquina desligada, mas mesmo assim as vezes é difícil de perceber.

Mas acho que o principal  problema de não atingir velocidades maiores e perda de passo é a questão do torque.

Li o datasheet do seu motor, e verifiquei que ele tem o torque maior quando usados com as bobinas em serie, como é seu caso.

https://www.kalatec.com.br/wp-content/uploads/2019/09/Manual_Ligaca...

Mas faltou uma informação importante para analisarmos a questão do torque:

Como estão configurados os "steps" do driver (DM556)?

O que muda a configuração dos steps:

http://www.leadshine.com/uploadfile/down/dm556m.pdf

Quanto mais micros steps, maior a precisão do avanço do eixo, mas como efeito colateral, menor o torque.

Existe um estudo que diz que um motor com step 1, tem um torque de 100% do motor.

Mas por exemplo com micro step de 4, cai para 38% do torque .

https://www.faulhaber.com/fileadmin/user_upload_global/support/MC_S...

Sugiro que você  defina o mico step como 1,  depois modifique a configuração do eixo no MACK3,

pois alterou relação do step/mm, e teste se consegue maiores velocidades sem perda de steps.

E veja se esta definição atende sua necessidade de precisão.

RV mineirim

Bom dia mineirin tudo bem? Nos drivers DM556 fiquei no meio termo de configuração de micropasso, os DM556 tem configuração de micropasso que vai de 400 até 25000, então eu configurei os steps em 800. Outra questão os Drivers DM556 te dá uma tabela de corrente que não é a corrente RMS e sim a corrente de pico; sendo assim você deve fazer aquela continha de dividir por 1,40 ou multiplicar por 1,40 - por exemplo se no datasheet do motor em ligação  bipolar série ele suportar 3,25 Amperes, essa é a corrente de pico ou RMS? Do mesmo modo em bipolar paralelo se ele suportar 6,25 Amperes, essa é a corrente de pico ou RMS?

Imagem 1 de 6 de Driver Motor Passo Dm556 Cnc

Boa noite,

Sugiro que faça um teste com 1/2 passo (400 PPR), já que o motor possui 200 Passos por revolução. (PPR). 

Quanto menor o passo, menos torque vai ter. E mais pulsos serão necessários para percorrer uma mesma distância. 

Configure adequadamente a CNC. 

Boa noite e obrigado pela diga José Gustavo. Só uma pergunta, essa modificação sugerida por você é no Driver DM556? É isso?

Bom dia Tiago, agradeço por sua resposta; acredito eu que realmente tem a ver com a limitação de corrente, fui muito cuidadoso nos aspectos construcionais. No projeto de minha router fiquei atento ao peso, alinhamento de guias lineares e fuso, alinhamento dos motores nos fusos. Para se ter noção eu pesei todas as peças do pórtico e em face disso optei pelos motores que estavam mais em conta e que davam conta do recado. |O pórtico da minha Router pesou cerca de 35Kg e os motores de passo que estou usando são de 60Kgf/cm. Como a ligação em bipolar paralelo tem baixa velocidade e prioriza o torque devemos concluir que está ai o meu problema, pois os meus drivers DM556 suportam no máximo 5 Amperes de corrente de pico, e no máximo 3,5 Amperes de corrente RMS; sendo que meus motores exigem em ligação bipolar paralelo 6,25 Amperes/Fase e em ligação bipolar série 3,25 Amperes/Fase. Com isso, concluímos que estou tendo uma limitação de corrente para a ligação dos motores em uma configuração que me permite aumentar a velocidade mantendo um torque relativo e estável.  

Sugiro que veja esses vídeos. Talvez possam ser úteis:

https://www.youtube.com/results?search_query=dm556

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço