Olá pessoal,

Estou tentando desenvolver uma solução com um leitor de QrCode (ZEBRA - DS9308) e um Arduino Nano, a ideia é somente receber os valores lidos nessa leitora no arduino.

Coisas que tentei fazer: Link

Códigos de configuração do Leitor: DS9308 Quick Start Guide-English (etilize.com)

Basicamente, peguei um conector USB femea e liguei o VCC e GND em uma fonte de alimentação externa (tentei também utilizando a própria do arduino) e o D+ e D- nos pinos 6 e 7, apliquei o código abaixo conforme o tutorial (com exceção do resistor de 10k que não tenho aqui). ao conectar o leitor ele nem mesmo liga, tentei utilizar também um teclado usb e o mesmo também não ligou, fiz todas as medições com o multímetro e o conector femea está recebendo normalmente o 5V inclusive abri o teclado e verifiquei direto na placa.

(Não consegui colar o código aqui)

Link do código: Link

Outro projeto que tentei: Link

Exibições: 577

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa noite, 

Link do manual do seu QR code Scanner :

https://katalog.spica.hr/PDF/DS9308-FIKSNI-BAR-KOD-%C4%8CITA%C4%8C....

Link do programa de teste do Scanner:

https://www.zebra.com/us/en/support-downloads/software/utilities/12...

Seria mais fácil se a interface do seu scanner fosse RS232.

Você pode nos informar como o scanner é reconhecido no Windows, na janela de configuração dos dispositivos? 

Ele é um HID device ? Ou dispositivo serial COM? 

Boa tarde José,

Obrigado pelos complementos;

Tentei localizar pelo gerenciados de dispositivos e não identifiquei, provavelmente falta um driver, mas ele funciona mesmo assim, basicamente eu coloco ele no bloco de notas e ele printa o resultado então acredito que seja HID.

Fiz um teste pelo PowerShell e plugando e desplugando para ver a diferença, consegui resgatar este cara:

OK HIDClass Dispositivo de Entrada USB USB\VID_...

Então acredito que seja HID mesmo.

Pelo que eu vi nos comandos ele pode assumir o RS232, , você possui algum link tutorial para eu testar no arduino?

Encontrei este adaptador no mercado livre (anexo)

Mudando o cabo e utilizando o comando (anexo) é provável que funcione? 

Olá, Renan.

   Os teclados de PC com conector USB na verdade são "dual protocol".

   O que isto quer dizer? Que quando o teclado é energizado, via seu conector USB, ele tenta se comunicar com o Host como se fosse um dispositivo USB. Caso não consiga, ele assume que o Host está usando uma interface PS/2, como os antigos teclados de PC utilizavam, e se configura para uso deste protocolo.

   Então, no vídeo que você citou, onde o cidadão faz a comunicação entre um teclado de PC com conector USB e o Arduino, sem usar um shield USB, que ele até mostra que está descontinuado, na verdade não há nada USB, além do conector. O protocolo utilizado é o PS/2, que é um protocolo bem mais simples ( e mais lento ) que o USB e, portanto, facilmente manuseável pelo Arduino ( UNO por exemplo ), através de um programa escrito na IDE do Arduino.

   Se o seu leitor for true USB apenas, é muito difícil fazê-lo comunicar com o Arduino UNO sem uma interface de hardware USB específica.

   Tem até uns doidos na Internet que fizeram isto ( comunicação USB sem uma interface de hardware USB ), mas não com a IDE do Arduino. Se não me engano, o programa teve teve de ser escrito em assembly language e a ferramenta de desenvolvimento utilizada não foi a IDE do Arduino.

   Se a classe USB de dispositivo que o seu leitor de QR Code implementa for CDC ( Communication Device Class ), talvez um conversor USB x Serial possa te ajudar.

   Se ele for semelhante a alguns scanners com que já trabalhei, que ficam intercalados entre o PC e o teclado, para que o PC os enxergue como teclado, e se puder emular teclados PS/2, talvez funcione como o telado do vídeo;

D. T. Ribeiro.

DT bom dia, 

Por isso eu perguntei como o Dispositivo é reconhecido pelo Windows. 

Se a USB for de baixa velocidade (Low speed -1,5Mbps) creio que ela poderá ser emulada com o Arduino. 

Se a USB for de Full speed - 12 Mbps, somente conseguirá usa-lo se utilizar um módulo USB. 

Tenho trabalhado com USB já ha algum tempo...

https://pt.wikipedia.org/wiki/USB

Olá, Gustavo.

   Sim, eu li seu comentário.

   Acontece que a maioria dos scanners podem se comportar de várias maneiras diferentes, e acho que este, sendo da Zebra, mesma marca dos que já usei há muitos anos, deve ser assim.

   Eu não li o manual do equipamento que você gentilmente disponibilizou. Ainda pretendo fazê-lo.

   Em scanners que já usei, havia, no manual de uso, várias páginas de códigos de barras para configuração, que poderiam ser lidas pelo próprio equipamento, colocado em modo de configuração, inclusive para trocar os caracteres de início e fim de frame.

   Com relação ao Arduino emular USB Low Speed, realmente é possível, mas acredito que apenas usando as técnicas que a grande maioria dos makers está habituada, não.

   E, sinceramente, acho que não vale a pena.

   Minha aposta é que o scanner tenha um comportamento semelhante ao teclado do PC, isto é, que possa ser configurado com vários tipos de interface. Se uma delas for uma serial, tipo RS232, como você sugeriu no seu post, realmente facilita muito a vida.

   Acho até que o O. P. deveria iniciar a busca por aí.

D.T. Ribeiro.

Boa tarde, tudo bem?

Obrigado pela resposta o leitor tem um comando de configuração para RS232, você tem algum material que eu possa utilizar para testar via esse protocolo?

Eu consegui resgatar a leitura utilizando um raspberry pi, mas como forma de teclado... e dado o preço, eu precisaria utiliza-lo com 2 leitores, o que complicaria saber de qual leitor o dado foi lido, a ideia é fazer uma catraca... mas enfim, só estou compartilhando mesmo, o foco é o arduino que sairia mais barato

Acredito que pro RS232 eu precisaria de outro cabo, mas isso acredito que eu consiga com o fornecedor

Olá, Renan.

   O problema é que o teclado do Raspberry Pi deve ser um teclado USB, como o do PC e aí estamos no mesmo ponto.

   Vou olhar o material que o Gustavo conseguiu e verei se tem alguma informação mais detalhada sobre a interface do scanner.

   Se pudesse ser RS232, realmente seria mais fácil.

D.T. Ribeiro.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço