Olá pessoas. Alguem sabe como proceder para detectar a presença de um corpo de acordo com sua massa. Tem como fazer isso usando o módulo PIR (Infravermelho) ? 

    Tenho um projeto e a idéia geral é essa.

Exibições: 543

Responder esta

Respostas a este tópico

Ooi FLF, bom dia,

Você quer detectar a detectar a presença de um corpo ou medir a massa de um corpo?

Rui

    Na verdade quero unir essas 2 coisas as quais você citou. Preciso detectar a presença e depois medir a massa. Se for uma massa acima de 10 Ton(+ ou -) que estiver proximo ele acionara o pull-down, senao mantem o estado HIGH do pino de entrada. 

    To analisando a 2ª resposta aqui, e acho que usarei esse hardware. Se puder me dar mais umas dicas eu agradeço. Meu skype é: fabricio.lisboa.franco ;)

Fabricio,

Sensores de presença ou movimento, detectam pessoas, animais... e em sensores como os que eu comentei é possível exclir-se animais de pequenos tamanhos... como cachorros, gatos e coisas do gênero, inclusive você pode detectar acima de "x" altura... pois isso é feito utilizando-se das zonas de detecção... 

Detectar massa acima de 10 Ton... só se fosse o godzila ! e para isso não existe sensor...

Sugiro uma célula de carga para tal aplicação.

SDS,

 

Fabrício,

Fiz um sistema de segurança para poços de petroleo terrestres em 2005.

Os sensores que usei eram da Optex modelo VX-402

Neles é possível fazer o que queres... 

Leia o datasheet do produto e você vai ver que o segredo está na lente do sensor por isso, dificilmente você conseguirá faze-lo com o Arduíno.

Este sensor tbm é imune a ventos e feixe de luzes...

SDS

Daltro

Sim, ele tem 14 zonas eu vi aqui. Não o conhecia, porém preciso de ajuda na implementação. Vou ler o datasheet completo e analisar. 

Fabricio,

Se precisar, eu tenho alguns sensores deste modelo para venda...

SDS

Daltro

Você tem esse sistema ai a documentação, só pra mim ter uma orientação? Se sim gostaria de ler.

Fabricio,

Infelizmente o que posso lhe dizer é isso, pois em meu contrato existe uma cláusula de confidencialidade que não permite dizer mais do que isso.

Entretanto a saída do sensor é um relê, ou seja... quando ele detectar o que você determinou, fecha ou abre o contato do relê.. ai você aciona uma das portas do arduíno... se é ainda vai precisar dele.

SDS

Daltro

 

Acho que é mais fácil usar um sensor capacitivo para detecção ,a questão é se existe sensor capacitivo para arduino.

Amigo,

Capacitivo, dar até para usar os industriais mesmo, pois são "0" e "1" (ajustados). Mais não resove o problema como um todo. Aí a solução é partir para o que o colega mencionou... Não conhecia tb... mais parece resolver bem o problema.

Não entendi.

Você quer sensor de um corpo, objeto ou veículo?

Ele emite infra-vermelho ? Ele é metálico ?

Cite as características do que pretende detectar.

    Eu queria detectar a presença de um humano por exemplo. Se um carro ou ônibus parar do lado abriria uma porta normalmente, se fosse somente uma pessoa não abriria. 

    É um projeto que eu e um amigo temos de barrar a entrada de invasores nos terminais aqui da cidade. Eles abrem manualmente as portas de vidro, ou melhor acho que elas abrem sozinhas mesmo rsrs. A idéia e essa.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço