motor

Exibições: 3574

As respostas para este tópico estão encerradas.

Respostas a este tópico

Moises,

para inciar o movimento, voce gem que vencer a força de atrito.

Força normal: quando um objeto é apoiado sobre uma superfície ele exerce sobre a mesma uma compressão normal (perpendicular a superfície), de acordo com o princípio da ação e reação, o plano de apoio reage e aplica no objeto uma força de mesma intensidade, de mesma direção e de sentido oposto. A força normal, como o nome já diz, sempre forma 90° com o plano de apoio.

Força de atrito: são forças que se opõem ao movimento ou à tendência de movimento relativo entre corpos em contato. A força de atrito é causada pelas imperfeições das superfícies em contato. Ela depende do estado de polimento das superfícies e da força normal, mas não depende da área de contato.

Fatrito = coef. de atrito x força normal

http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/banco_objetos_crv/Forca_e...

Este texto também fala muito sobre cadeira de rodas.

Fala sobre cadeiras de rodas maunais, mas dá informações que podem ajudar nos cálculos das forças.

http://www.inr.pt/download.php?filename=29+-+Cadeiras+de+rodas+manu...

Rui

Caro Moises,

Conforme conversamos ontem, tratei de verificar para você a possibilidade do uso de motores que poderiam lhe atender nos lugares que você mencionou ontem, Casa Ferreira, e também na Asten, fica claro para mim, como sugeri ontem, que os motores usados pelo fabricante são produtos OEM ( Original Equipment Manufacturer), ou seja, esta sigla define que que o produto não é fabricado para venda direta ao consumidor.

Lendo o manual do usuários ( http://www.freedom.ind.br/arquivos/produto/manual_br/cadeiras_motor... ) fica claro que não é fácil construir uma cadeira deste tipo, e com a segurança necessária sem o devido know how, e infraestrutura.

Não aconselho tentar fabricar ou improvisar neste assunto, mesmo porque estará colocando sua própria integridade física em risco.

Entendo sua limitação física, e a grande dificuldade que esta atravessando neste momento, e por outra parte entendo que a empresa que lhe vendeu a cadeira e vai demorar 3 meses para conserta-la, deveria ter o mínimo de responsabilidade social e lhe fornecer uma alternativa em quanto dure o conserto da sua, para que possa se mobilizar.

Você pode procurar a defensoria publica ou algum órgão judicial se for necessário, mas antes disso, sugiro que explique seu caso para a fabrica para tentar sensibilizar os mesmos, caso não tenha uma resposta positiva no prazo de 48 horas, pode recorrer inclusive aos meios de difusão como a televisão e expor seu problema.

Se quiser enviar o seu numero de protocolo, ou algum comprovante sobre o conserto de sua cadeira, podemos enviar e-mail todos aqui deste fórum, amigos e familiares, para fazer uma campanha a seu favor, para que a empresa lhe forneça uma outra cadeira até terminar o conserto da sua.

Da minha parte, pessoal, e de minha empresa, fico a disposição para ajuda-lo a resolver o problema ante o fabricante solicitando uma alternativa ou maior agilidade, para isso pode enviar para mim os dados do conserto que me comprometo a intervir por telefone com a empresa e tratar de ajudar.

Estimo que a via correta é fazer valer seus direitos, e não improvisar uma cadeira que como digo além de difícil seria um grande risco, ou uma grande frustração.

Desejo-lhe sorte, e conte comigo para o que considere oportuno para lhe ajudar.

Um abraço!

Carlos Kwiek.

Bem colocado Carlos Kwiek !

Improvisar uma cadeira motorizada, poderá colocar em risco a sua vida. 

Concordo plenamente. 

Também acho que deva reclamar com a assistência técnica da sua cadeira. 

De acordo.

Caro Moises,

Entendo sua revolta, mas tenha certeza que se alguém pudesse fazer algo não hesitaria em lhe ajudar.

Colo aqui Mensagem que acabo e enviar para a Freedom.

Prezados,

Sou engenheiro eletrônico e participo de um fórum ( www.labdegaragem.com ) fiquei muito comovido pela situação de um cadeirante que alega que o conserto de sua cadeira enviada a vocês vai demorar 3 meses para consertar.

Ele requisitou no fórum ajuda para adaptar motores em uma cadeira, mas expliquei a ele que isso não o é um procedimento correto porque estaria colocando a própria integridade física em risco, já que sem Know How e infra estrutura seria uma tarefa impossível e frustrante.

Solicitei a ele que me enviasse um documento a fim de localizar para vocês do que se trata, eu tenho uma empresa www.cinedigital-brasil.com.br gostaria de saber se posso ajudar de alguma forma para resolver a situação desta pessoa, seja pagando alguma coisa, ou o que considerem oportuno, apelo ao vosso bom senso de cidadania e compromisso social, e quem sabe se sensibilizem e enviem uma cadeira para esta pessoa até que ele tenha a dele reparada, ou terminar o conserto da dele em prazo menor.

Este é o dado que ele forneceu:
Uma prorrogação de garantia a nome de Gloria Gomez Carvalho CPF 058 345 701 00. Se precisarem posso enviar como anexo, desde aqui do formulário online não posso faze-lo.

Conto com vossa colaboração e fico a disposição para o que considerem oportuno.

Atte.

Carlos Kwiek.

Moisés, desculpe me intrometer, mas penso que ninguém aqui pode te ajudar a recomendar  motores assim, de forma certeira, para que vc não desperdice dinheiro comprando motor errado ou motor fraco. A não ser que alguém aqui já tenha feito uma cadeira de rodas motorizada e queira compartilhar sua experiência.

O que quero dizer é que infelizmente talvez vc tenha que ir na base da tentativa e erro. Acredito que as empresas que construíram tais cadeiras motorizadas também chegaram ao motor ideal tentando e errando. E convenhamos, isso custa dinheiro. 

Mas há algumas maneiras de vc conseguir essa informação:

1) tentativa e erro: talvez essa seja a maneira mais árdua e dispendiosa.

2) pegar uma cadeira de rodas motorizada e tentar descobrir qual motor ela usa. Nunca vi uma de perto, nem sei se dá pra ver a especificação/modelo do motor facilmente. 

3) ligar para alguma empresa que fabrique tais cadeiras e tentar persuadir o pessoal da área técnica a te fornecer a especificação do motor, o que considero improvável que vc consiga, mas talvez não seja impossível.

Apesar de também concordar com as recomendações em contrário do pessoal aqui do fórum, talvez se eu estivesse na sua situação ou tivesse um filho com tais necessidades, eu também tentaria.

Vi na tv um dia desses que um garoto fez algo parecido, e a cadeira de rodas dele inclusive se erguia para que o cadeirante consiga por exemplo alcançar coisas no alto, como por exemplo num guarda-roupas ou armário de cozinha.

Hugo, eu já pesquisei para ele na web.

Veja topico anterior

Todos motores são acima de 200 W e até de 400 W.

Murta, sim eu tinha visto seu post, mas é que aquilo não responde a principal dúvida em questão: qual motor escolher. O que levar em consideração para eleger o motor mais adequado pro Moisés? Ali no seu post fala apenas de potência, todos trabalham aos pares, então resultam em 400W ou 800W ou 900W de potência.

Eu não entendo de motores, não sei opinar sobre. Mas imagino que não baste apenas conhecer a potência. Penso que seria necessário conhecer também o torque, tensão de trabalho, quantos rpm, etc, correto?

Vamos nos questionar mais um pouco: por que uma empresa optou por motores de 200w e outra usou o dobro (ou mesmo acima do dobro)? Será que 200W já dão conta do recado? Se der conta realmente, vc ganharia com autonomia da bateria quando comparado a motores mais potentes. Por outro lado, de que adianta grande autonomia se 200W em cada motor forem insuficientes para fazer a cadeira andar adequadamente? Supondo então que 400W dêem conta do recado, qual a solução para a péssima autonomia da bateria que foi pro vinagre?

Considerando os motores mais potentes que vc pesquisou, que são 2 motores de 450W, se somar dão 900W de potência total. Fazendo uma conta grosseira em papel de pão, se o motor tiver 24V, são 37,5A de consumo de corrente. Uma bateria de 50Ah ficaria completamente esgotada em 45minutos. Com o agravante de que se for bateria automotiva, elas não são projetadas para serem completamente drenadas, sob o risco de danificá-la.

Precisaria dar um jeito de usar motores que trabalhassem com maior tensão, mas mesma potência, de forma que reduza o consumo de corrente.

o que imagino que o Moisés quer é uma resposta do tipo: compre um motor ABCD, com tais especificações, que custe aproximadamente X.

É disso e a respeito do que você disse no outro tópico que tentei explicar ao Moisés. Dimensionei a potência mecânica (torque) dos motores em 700 N.cm, mas isso não basta para especificar um motor desses.

Imagino que projetar uma cadeira assim levaria um bom tempo, muito mais que 3 meses. Talvez 3 anos. Por isso acho melhor ele se centrar em resolver o problema mais imediato: reparar a atual cadeira.

Depois, se ele colar por aqui não faltarão pessoas que adorariam participar dum projeto desses.

Segue a resposta da empresa, assim que tiver uma resposta concreta publicarei aqui.

Boa tarde Ana,

 

Obrigado por responder, o dado que tenho é:

 

Sergio Jose da Silva,   ordem  de serviço 90004 , desconheço até aqui outros pormenores, mas creio que com este dado poderá identificar, caso não, por favor, deixe-me saber que entrarei em contato com o cadeirante para obter a informação que necessite.

 

Fico no aguado e a disposição.

 

Grato.

 

Atte.

 

21 9 6930-5666

 

 

De: Ana Luísa [mailto:free400@freedom.ind.br]
Enviada em: segunda-feira, 18 de maio de 2015 15:12
Para: kwiek@cinedigital-brasil.com.br
Assunto: Contato Freedom

 

Boa tarde,

Poderia, por gentileza, informar se a cadeira enviada para conserto foi em nome da Sra Gloria ou enviada através de alguma Assistência Técnica autorizada?

Aguardo.








Ana Luísa Roxo

Depto Comercial

 

Fones:053 3284-0608 / 3284-0612

Freedom Veículos Elétricos Ltda

Vamos ver a resposta deles agora Moises, assim que eles responderem eu lhe aviso do resultado, vamos torcer para que entendam a situação e te ofereçam uma solução.

Abs.

Parece bom, vai precisar de 2 baterias de 12V. Sabe a marca e o modelo pra gente ver o datasheet e ver outras especificaćões?

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço