Fiz o circuito esse circuito em casa:

 

Voltimetro

 

Soldei tudo certinho, no entando quando eu ligo ele, ele fica no 1 e não sai, já regulei o trimpot de totalmente de ambos os lados, e não saiu do 1. Esse circuito, fala que é para ligar com fonte simetrica de 5V, mas só estou ligando com 5V positivos deixando o negativo sem nada. Será que é isso ?

Exibições: 2182

Responder esta

Respostas a este tópico

Eh, o 7107 precisa de um -5... deve ser isso sim. o 1 é a representação de fundo de escala.

Num circuito comercial seria preciso gerar com o +5. Por ex com um kra desses:

http://cds.linear.com/docs/Datasheet/1983fa.pdf

Mas aih acho mais fácil vc usar uma fonte de 5V dessas de aparelhos (celular ou coisa assim).

Obrigado, esse fundo de escala eu sabia, mas a escala está para 200V e estou colocando 5V para ele ver, vou testar esse circuito e depois falo aqui.

Aproveitando esse tópico, minha fonte simetrica que fiz, é parecido com essa abaixo, no entanto na saida a tensão é -7V na parte negativa, a postiva sai certo 5V positivos.

Deve ser por causa da somatória dos 2 diodos internos dos reguladores. O ideal seria colocar resistores (ou diodos comuns) em um dos lados para (quase) equilibrar.

Esse circuito funciona bem em teoria, especialmente se a corrente no +5 e -5 for a mesma... Provavelmente vc tem todos os leds no 5V e quase nada no -5V, assim tensão sobre o resistor de cima fica menor (desequilibra)...

Seria melhor vc conseguir mesmo 2 fontes independentes, mesmo que a de -5 seja na verdade 3 pilhas pequenas (que dariam -4,5V) ou 4 pilhas e um diodo.

Outra ideia meio ruim, mas fácil de executar seria colocar um MAX232. Ele tem uma fonte dessas internas, que gera +10V e -10V partindo de +5V. Não é o ideal, não foi feito pra isso, mas.... Pode funcionar para uma "emergencia". Vc teria que usar o -10 com regulador para -5V. 

Pode ser também que esteja acontecendo uma oscilação. Vc mede -7 pq é -5+ruido. Vc precisaria colocar uns capacitores grandes (1000uF por ex) na saida desses reguladores. 

Eu monte ele como Voltímetro e Amperímetro funciona muto bem tenho 4 fontes funcionando.  

Você usa o mesmo ? Sem nenhuma modificação? Só colocando em serie e paraleo as pontas de prova ?

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço