Alguém pode me indicar um circuito eletrônico que possa ser adaptado na entrada da tensão AC de 100v de um aparelho eletrônico, por exemplo em DVD player para ser o mesmo funcione com tensão de 100v ~ 240v ?

Exibições: 2313

Responder esta

Respostas a este tópico

Se entendi vc tem um produto feito para operar em países com rede de 100V e quer adapta-lo para autovolt (incluindo o proprio 100V).
Acho dificil. O mais simples seria substituir a fonte. Se for externa é fácil. Se for interna é impossível... Já que as fontes de produtos japoneses para uso no japão são tão sofisticadas que vc não encontra aqui uma fonte equivalente que caiba no lugar. Salvo ser um VideoK7 ou microsystem, que tem gabinete grande.
O velho transformador 127V->100V com uma chavinha para virar 220V->100V ainda acredito que seja o que temos.
Existe uma lenda sobre um rele que faz o papel de uma chave 110/220 automatica, fabricado pela Margirus (Porto Ferreira-SP), mas seria meio caro.

Eduardo, obrigado pela reposta a minha dúvida. O uso de um varistor não daria certo ?
Não necessariamente teria que ser bivolt, poderia ser somente com a tensão do Brasil (127v).
Rebobinar o transformador não é viável ?
Aqui no Japão os aparelhos que estão saindo de produção cai bastante o preço, e ainda são produtos que se comparado com os produtos vendidos no Brasil são top de linha. A ideia que exportar esse parelhos para ser comercializado no Brasil, para isso é necessário estar adaptado para uso com a tensão do Brasil. O uso dos transformadores não seria muito interessante esteticamente. Caso tenha alguma informação sobre o assunto favor me informar.
Obrigado

Não.. Nao vejo como.  Um tiristor (e nao varistor) ou triac poderia ser usado em cargas resistivas, mas a fonte chaveada começa logo com uma ponte de diodo que conduz logo a tensão de pico (ou proximo) da rede. Nao adianta colocar o circuito basico de um trimmer em uma fonte chaveada.

Vc poderia derrubar com um "super zenner" de 27V. Mas Vc teria que dissipar o calor que ele iria gerar. Se for 0,5A nos 100V já seriam 14W, é muito.

Certamente dá, usando um circuito PWM gerando uma nova senoide, mas seria super complexo.

Acho que se vc não precisa do bivolt o transformador classico, pequeno, para aparelhos de baixo consumo ainda temo ser a melhor solução por hora.

Rebobinar pode ser uma ideia se for uma fonte por transformador, mas realmente duvido que algo vindo do japão hoje use fonte a transformador. 

Se a fonte for externa, aih sim, joga fora e compra outra com as mesmas caracteristicas com tomada novo padrão e conector compatível. Existem empresas que fazem sob encomenda, se não for algo padrão.

Olá Kiyoshi.
Para ser rápido e fácil, ao invés de um circuito você poderia encontrar um produto já pronto que lhe atenda, que seria no caso um nobreak bivolt com saída 115V. Ele certamente irá compreender a faixa de entrada nos valores que indicou, além de estabilizar a tensão, e fornecê-la em caso de queda da rede.
Como é um produto relativamente caro, devido as baterias principalmente, a solução poderia ser a do Eduardo, utilizar um trafo para fazer a conversão. Embora o fato de que este trafo não irá estabilizar a saída, ou seja, se houver uma variação na entrada dentro das faixas de 127V e 220V, a saída também irá sofrer esta variação.
Caso ainda seja a opção, e queira tornar a seleção de tensão "automática", existem circuitos capazes de detectar as faixas de 115V/127V e 220V, e geralmente são baseados em diodos zeners e um relé para a seleção da faixa. Estes circuitos são encontrados em fontes chaveadas antigas, onde ainda o conceito de fontes full-range não existiam por aqui. Mas só por selecionarem a faixa correta davam uma margem de segurança considerável, pelo menos para evitar qualquer estouro caso fosse colocado na rede 220V um aparelho que fosse 115V, por exemplo.
   E existem os autotrafos, que também não são estabilizados. No caso você teria que colocar um sempre que fosse ligar este aparelho em uma rede 220V.


Espero ter ajudado. Boa sorte. ^^

Ola Daniel, obrigado pela resposta. 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço