Você quer aprender a fazer seus próprios Circuitos Integrados?

Vejam: http://fpgaparatodos.com.br/trabalhe-conosco/82-curso-em-projeto-de...

Embora em minha opinião, mais uma vez o governo Brasileiro está "chegando tarde" pois ninguem mais está investindo em Circuitos Integrados Digitais especialistas, pois os microprocessadores programáveis "enterraram" esta tecnologia.

Mas vai que...

Boa sorte.

Exibições: 3348

Responder esta

Respostas a este tópico

Pois é... A Holtek é uma das empresas de microcontroladores de maior sucesso no mundo. Entendendo que o sucesso é conseguir colocar a maior quantidade de microcontroladores no mundo (e não ganhar dinheiro...).

Vc está cercado deles. No telefone sem fio, num teclado, mouse, monitor, cartão musical, brinquedos, chaveiro de alarme de carro, etc, etc, etc. Só que são pra "gente grande". Não vendem menos que 1 regua (agora parece até que vendem), não tem investimento em universidade, marketing e tal. E se vc estudar bem o datasheet vai ver que a proposta não é muito diferente de um PIC ou ARM. Diferente mesmo é o preço...

Só que a grande maioria é OTP (só grava uma vez). Isso pq é assim que eles funcionam na vida real. Quem quer ficar regravando é hobbista... produção não tem pq regravar.

Acho que tem flash tb, mas aih não é US$0,50.

Pra fazer isso virar um Arduino teria que criar bibliotecas. Isso que não é tão simpres...

Ja para fazer um kit para aprendizado é imediato.. Só comprar um gravador e fazer uma plaquinha. Similar ao trabalho realizado pelos outros fabricantes. Mas eles não tem essa politica. Entendem que o foco é a grande industria (especialmente chinesa) já que são totalmente chineses (marca, capital, projeto e fabricação).

Na china quem faz a aplicação (programação) é o fabricante do microcontrolador (mediante preço). Ele é que mais entende da coisa e ele é o maior interessado. Então se vc tem a oportunidade de venda do produto procura uma empresa para fabricar, que procura um fabricante de microcontrolador pra desenvolver o programa e fornecer o microcontrolador. Algo oposto ao resto do mundo,... Por isso eles são "não tão bons" em firmwares. Um firmware pronto vai pra fabricação. Não tem as etapas de melhoria e tal.

A Holtek aqui faz o mesmo, vc pode pedir para eles desenvolverem seu firmware (via empresa do Fabio). Que cobra, faz parte... Já se for qualquer outro uC vc vai precisar aprender a programar ou conseguir um programador...

Ah, sobre VHDL/FPGA tive essa materia com esse livro:

http://vhdl-rosa.blogspot.com.br/2007/11/livro-vhdl-descricao-e-sin...

Achei mto bom (o prof era o proprio autor).

VHDL é uma linguagem pra programa FPGA (Vc não precisa necessariamente usar ela) e FPGA é um componente programavel que gera circuitos digitais (não programas).

Por ex. Tem inumeros flipflops, barramentos, contadores, shifter registers, ula, dac, adc, mac, filtros, etc, etc, etc, etc, etc. Ou só flioflops, aos milhares,  com os quais é possivel fazer tudo isso (ou quase).

Aih vc "queima fusiveis" como faz numa flash criando ligações entre esses kras formando seu circuito.

A diferença crucial é que se vc faz uma determinado circuito ele roda, blz. Faz outro circuito e ele roda também, ao mesmo tempo, em paralelo... Como se fossem varias linhas em um clp programado por graficos.

Eh uma programação sequencial dentro do mesmo bloco, mas cada bloco é independente do outro.

Isso é perfeito para quem quer velocidade. Se vc quiser por ex medir 200 frequencias ao mesmo tempo vc liga 200 contadores. Se quer ressetar os 200 eles vão ser resetados ao mesmo tempo. Num microcontrolador vc teria que fazer um a um (vc liga um fio de reset em todos acionado por um pulso).

Já o VHDL é uma proposta de descrição de circuitos por linguagem. Em vez de desenhar vc escreve. Essa é a proposta da capa do livro, que fala que toda a escrita começou com o desenho e evoluiu para a escrita.

Enfim, o resultado da compilação de um codigo VHDL é um circuito que pode rodar dentro de uma FPGA.

E onde tem ?????????? Vc também está cercado delas !

Tem nas motherboards, por ex (as antigas tinham mais). Para implementar circuitos como controladores de barramento, IDE, paralela, substituindo kilos de integrados TTL.

Eu concordo com o que já foi dito aqui em reduzir impostos (Ou até mesmo acabar com eles) mas o problema, é que os intelectualóides ficam presos ao "patriotismo" e blá blá blá... "Imagina, porque trazer de fora? Podemos fazer aqui mesmo" e mais um loop infinito de blá blá blá

O que eles não enxergam é a possibilidade de mais empregos com isso, mais empresas, mais gente querendo aprender para ganhar mais e ai, melhor educação, enfim, um ciclo eterno, que a mente doente do governo não deixa que eles enxerguem. 

Veja o MCU nacional ZR16

Microcontrolador ZR16

O ZR16 é um microcontrolador (MCU), que contém processador, memória e funções de entrada/saída. É um microprocessador que enfatiza a alta integração, contendo periféricos analógicos como conversão de tensão, oscilador interno, possui memória EEPROM e RAM.

O primeiro protótipo estará disponível em Novembro de 2010 e será utilizado pela Exatron, uma empresa do estado do RS, a qual é líder em seu segmento de mercado.

http://w3.ufsm.br/smdh/projetos2.html

Alunos da POLI conquistam primeiro e segundo lugar na Freescale Cup Brasil 2012
Software desenvolvido por alunos da POLI-USP é premiado na China
Professor João Antônio Zuffo, ministrará palestra na feira de invenções no 'Vale da Eletrônica', no dia 5/10, em Santa Rita do Sapucaí (MG).
LSI-TEC apresenta inovações tecnológicas no evento Chip in Brasília.
LSI-TEC apresenta soluções na área de eficiência energética. ABINEE TEC 2012.
LSI presente nas Olimpíadas de Londres com a exposição Virtual Paraglider 3D
MOP 2012, maior mostra de ciências de São Paulo está com as inscrições abertas.
Poli em parceria com a Boeing recebe o Fórum Internacional: Mulheres em Ciências e Engenharia
Estudantes brasileiros conquistam nove prêmios em feira mundial de Ciências e Engenharia
FEBRACE 2012 premia jovens talentos de todo o País
10ª edição da FEBRACE reúne 745 jovens talentos de todo o País em março na USP.
Instituto Claro cria programa para capacitar universitários em telecomunicação em parceria com o LSI-TEC.
Projeto desenvolvido pelo LSI-EPUSP propõe monitoramento da água abastecida pela SABESP.
Caverna Digital do LSI - EPUSP é destaque em matéria no Jornal da TV Bandeirantes. Confira!

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço