Olá,

Gostaria de saber se é possivel fazer a portabilidade de um codigo fonte de um Arduino para um simples Avr.

Se sim quais os passos necessarios.

Obrigado

Exibições: 1022

Responder esta

Respostas a este tópico

O Arduino nada mais é que um microcontrolador AVR (mais exatamente um ATmega328), com um cristal de 16MHz, uma interface serial-USB, um LED, uma fonte e os conectores. Se você duplicar o hardware dá para rodar o software sem alterar nada. A parte mais chata de duplicar o hardware é a serial-USB, se você não estiver usando a comunicação é muito simples (veja os vários projetos de "Arduino na protoboard").

Com bem pouco trabalho dá para usar o mesmo fonte com outros modelos ATmega (como ATmega8, ATmega168, etc). Também dá para usar com outros valores de clock, mas é mais delicado. Se você quiser usar outras famílias de AVR (como ATtiny) você terá mais trabalho portando as bibliotecas do Arduino,

O que exatamente você pretendia fazer?

Eu precisava abaixar os custos, porque eu iria fazer uns 5 prototipos rodando simultaneamente, e pagar 75 reais por cada Arduino é um pouco fora do meu orçamento entende?

Como eu tambem não vou precisar me comunicar com computador, eu posso descartar tambem a comunicação usb e tranferir o fonte pela serial.

Outra coisa o Arduino não tem um firmware especial para rodar código? Porque a linguagem de IDE do Arduino é C mais simplificado certo??

Da sim, conforme o Daniel disse.

Ate vendem kit pra isso:

http://www.labdegaragem.org/loja/index.php/30-compativeis/kit-garag...

http://www.webtronico.com/kit-arduino-standalone.html

Daniel, seu nome é "Daniel G. A. Quadros" ?

Grato,

  Eduardo.

Sim, meu nome é este mesmo...

Opa, salve mestre ! Aprendi mto com seu livro: PC Assembler... Acho que a uns 20 anos...

Estamos entregando a idade... A propósito, os dois primeiros livros estão disponíveis gratuitamente no meu blog:

http://dqsoft.blogspot.com.br/search?q=PC+Assembler+eBook

Ops, pois é...

Somos da era do bit lascado...

Abraços,

   Eduardo.

Sem instalar o bootloader é impossivel então??
E se eu gravase diretamente por exemplo do Atmel Studio eu teria modificar o código?? Porque pelo que eu vi quando eu uso um AtMega virgem tem que especificar os registradores, estou correto??
Desculpem se as minhas perguntas são meio bestas mas como eu estou ainda aprendendo, encontro ainda muitas dificuldades
Abraços

Dá para adaptar para rodar sem o bootloader, mas acho que não vale o trabalho. Se você já tem uma forma de gravar (e um Arduino é suficiente para isto) é muito fácil colocar o bootloader. Melhor ainda, desenvolva tudo usando um Arduino como protótipo (afinal, ele foi feito para isto), use o gravador para "puxar" toda a Flash e gravar em um ATmega "virgem". O importante é não esquecer de programar os fuses como no Arduino.

Ok vou fazer como você me orientou.

Mas ainda não entendi muito bem como fazer.

1º desenvolvo o código normalmente para o Arduino.

2ºFaço a gravação do BootLoader no Atmega virgem.

3ºGravo o fonte feito na IDE do Arduino no Atmega.

É só isso mesmo??

Outra outra coisa para eu gravar o código no Atmega eu uso a propria IDE do Arduino??
*************
off
Muito bom o seu blog parabens

Só isso mesmo. O microcontrolador atmega328p com os capacitores e o cristal vc compra por aproximadamente 25 reais, se quiser poupar trabalho, tem um aqui do LdG ja com a placa e demais componentes (mas vai depender da sua montagem).

http://www.arduino.cc/playground/Learning/Standalone

Se o projeto for ainda mais simples, você pode portar seu código (não são todas as instruções que funcionam) até mesmo para um Attiny45/85, que custa na casa dos 2 dolares:

http://hlt.media.mit.edu/wiki/pmwiki.php?n=Main.ArduinoATtiny4585

Arduino mesmo eu tenho 2, mas "Standalone" são mais de 20 espalhados por uma duzia de projetos que tenho por aqui em casa rodando (fora os utilizados em projetos pra terceiros).

Essa ideia de "pregar" o arduino no projeto final, não é o objetivo da plataforma, como bem destacou o Daniel, ele é feito para prototipagem rápida.

Mas tem quem o faça, seja por falta de tempo, de conhecimento, ou porque ta com dinheiro sobrando mesmo (aliás, se encontra módulos de desenvolvimento completos da Atmel, Altera, Motorola, Microship, ... "jogados" la dentro de um gabinete qualquer, com aquela "montueira" de fio atravessado, especialmente em projetos desenvolvidos sob licitação pública).

Obrigado pela ajuda de todos mas vou ter que mudar meus planos pois não encontrei nenhum Atmega na minha cidade para comprar.
Penso agora em portar meu código para um Pic, mas ainda está em estudos.
Até mais :D

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço