Com a chegada do verão e esse calor que veio junto, me veio uma ideia na cabeça porem não sei como executar, transformar energia solar em energia eletrica (não precisa ser energia solar mas pode ser outras formas de energia) porem não acho nenhuma forma de fazer isso, alguem ai sabe ou já viu algum tutorial sobre esse assunto?

Exibições: 2360

Responder esta

Respostas a este tópico

O fato é que se voce pretende talvez conseguir energia elétrica da luz solar (existem outras formas) só resta por enquanto a opção de comprar painéis fotovoltáicos prontos. Não ha, no momento, coma fazer "em casa" algo que realmente funcione. Como experiência até existem alguns tutos na web mas é só isso, na prática são inviáveis, ou não duram, ou produzem muito pouca energia.

Bom eu até tinha lido para fazer os paines em casa mesmo o que sairia bem mais barato, mas não pensei na hipotese que poderia durar menos ou entao produzir pouca energia

Outra, se a questao é aproveitar a energia solar de alguma forma, a mais simples é como aquecedor de agua mesmo.

O chuveiro é um dos maiores consumidores de uma casa. Se vc conseguir elevar um pouco a temperatura da sua caixa no verao da pra desligar o chuveiro e no inverno usar no verao. Em casa ta assim...

Eu encapei a caixa dagua com cobertores "seca poço", depois com plastico filme e coloquei 4 placas solares do tipo piscina (abertas), que sobraram por aqui.. 

Esse não é um bom sistema. O bom é o completo com 2 registros (agua quente e agua fria), caixa especial para agua quente (boiler), etc, etc. Mas por hora to feliz com o sistema. A conta baixou um pouco.

Já fabricar placas fotovoltaicas em casa não dá (que eu saiba). Vc tem que usar as do mercado, que nao sao realmente muito baratas. Mas se pagam..

Outra coisa para pensar:

Sempre estamos buscando essa tal energia elétrica... Que coisa !!! Será que é isso mesmo que precisamos ???

Para acionar uma geladeira (segundo ou terceiro maior vilão de uma casa simples) vc precisa de energia mecanica ! Se vc tem o vento, pq não ligar diretamente ?

Imagino uma montagem verdadeiramente inovadora que seria o seguinte:

Opcao1: Geladeira eolica : Vc monta um compressor de balcao frigorifico no telhado, com a helice ligada direto onde seria o motor. Possivelmente vc vai precisar de uma embreagem. Se usar compressor de ar condicionado de carro já teria a embreagem acoplada.

Nao sei se funciona o compressor de ar de carro para uma geladeira, mas acho que sim. O gas é outro (R134a no carro e R22 na geladeira) mas tudo pode ser adaptado. Possivelmente a RPM nao vai ser a mesma, mas vc pode compensar ficando mais tempo comprimindo (ligado).

Opcao2: Ar condicionado eolico: Idem, só que vc teria 2 reservatórios de agua. Um para agua quente e outro para agua fria. O de agua quente seria sua caixa dagua. Ja o de agua fria poderia circular por radiadores com ventoinhas para refrescar a casa.

Opcao3: Um verdadeiro ar condicionado automotivo montado com energia eolica no lugar do motor. 

Em kits didático de ar condicionado automotivo o motor eletrico chega a ter 3 CVs. Isso é bastante ! Então esteja preparado para fazer um grande catavento.

http://www.bit9.com.br/novo_site/PDFs/ATR600.pdf

Eduardo bah cara gostei intersante isso tudo, realmente  devo concordar com vc que nem para tudo precisamos energia eletrica, e podemos substituir por outras coisas vou dar uma lida no seu pdf aqui amanha de noite que vou ter um tempo, o que vc falou agora mudou um pouco a forma como pensava em implementar algo aqui em casa vlw

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço