Galera.

Tenho um kart e gostaria de desenvolver um dispositivo de telemetria com o arduino, não sei se diria telemetria, mas sim um aparelho parecido com os usados atualmente LINK REMOVIDO POR DESCUMPRIR OS TERMOS DE USO.

So que faria algo mais implementado, com indicador de velocidade, precisaria mapear na pista alguns pontos especificos para que eu possa medir o tempo entre cada um deles (igual na formula 1, onde eles vao medindo de ponto a ponto e veem onde foi mais rapido), pensei nessa parte com um shield GPS (é possivel?), a mais colocaria um indicador de marchas (nao sei como poderia ser feito), pensei em algo direto no cambio do motor (motor de moto), mas pode haver erros, pois algumas vezes o cambio vira mas não chega a engatar a marcha. Por último, um indicador de RPM do motor e temperatura, daria pra utilizar o próprio cabo que sai do motor (RPM) e conectar de alguma maneira ao arduino??

Att

Exibições: 10824

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa tarde Mauro

Gostaria de saber a precisão desta ferramenta? se nao me engano tem uma Shield pronta certo? eu ja consigo ter os dados de velocidade montar uma pista no display... ?

Boa tarde Eduardo

como eu faria para construir um DGPS?

no caso a pista tem certa largura e cada volta eu posso pasar num determinado ponto (ora d eum lado, ora do outro, ora no meio da pista), daria certo dessa mesma maneira?

Eh, por isso que não tem um produto no mercado completo.. Parece simples mas não é.

Vc teria que apelar para a criatividade (dar uma fertilizada boa...), vai vendo o q é absurdo e o q não é..

1) Enterrar um cano metálico no chão e colocar um sensor de roda fonica de carro (é um ima com uma bobina). Esse sensor gera um pulso quando passa por um metal. Aih mandaria pelo arduino o estado de um cronometro no proprio carro (pra evitar um delay).

2) Colocar um cano mal entrerrado e provocar um solavanco, aih com um sensor de tilt vc gera o pulso pra esse cronometro

3) Colocar uma cortina de IR. Seriam vários infravermelhos mandando um sinal e com uma barra fazendo sombra. Todos os carros teriam no bico um sensor de controle remoto apontado pra cima. Quando o carro recebe o sinal ele manda um pulso com seu numero. Pode ser um controle de portão de garagem com o IR disparando o "portão", que seria o contador de tempo (em terra firme).

4) Colocar bolinhas coloridas em cada carro e usar um sistema de visão daqueles usados em briga de robos. Aih a camera ficaria sobre determinadas partes da pista. Quando ele encontrar o objeto avisa (para o cronometro)

Coloca um diodo laser de um lado da pista e um ldr do outro lado.Toda vez que o carro cruza o feixe laser,gera um pulso e recomeça a contagem que termina na proxima passagem.

Mas você pode colocar varios conjuntos desses pela pista e pega as "parciais" como diria Galvão Bueno.

Então é Só gritar e correr para o abraço :

(Musica do Senna)

Tan tan tan...tan tan tan.

Há alguns anos atrás me bateu uma idéia de criar um sistema de telemetria real.

este siste é a base dos sistemas de GPS e foi usado pela primeira vez no Sputinik.

O Sputinik fazia uns sinais beep beep,que era uma especie de sinal de radio modulado.

A ídeia é enviar um sinal de rádio até um receptor (no objeto móvel).Conjuntamente com o receptor,o objeto possui um transmissor que quando recebe o sinal,envia uma resposta.
A distancia entre o emissor e receptor pode ser medido pelo tempo em que a resposta demora a voltar.

                 T. (1s/300000)

distancia= -----------------

                        2

com três sistemas destes,você consegue descobrir as coordenadas (asssim funciona o gps,glonass,compass)

Seguinte...

Acabei de saber que nas pistas de kart tem uma fita metalica em diversos pontos, essa fita atravessa toda a pista, então no caso para medição de tempo (cronometragem) poderia fazer com um sensor magnético, porém na net só achei uns que funcionam ate 3 cm, precisaria de algo um pouco maior (cerca de 5cm).

Em relação a velocidade, usar um shield de GPS, só para medir isso, é muito gasto, posso fazer igual aqueles medidores de bicicleta, porém a dúvida, qual a precisão daquilo? alguma outra solução boa e barata?

Att

Um contador de pulsos na roda. Magnético, encoder óptico,...

Como posso fazer para criar uma tela parecida ao link abaixo, digo, na mesma tela, aparecer varias informações diferentes. É complicado? e fazer a comunicação com o arduino?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-440703184-mychron4-telemetri...

pesquise sobre displays gráficos

muit obrigado pelas suas respostas.

Agora a ultima, alguém sabe dizer como é feito aqueles gráficos da potência do motor, analisando toda sua curva, como é feito isso? através de sensores? eles ficam localizados onde?

Att

Cara, aí você tem que conversar com seu mecânico.

Isso é eletromecânica automotiva, relação de RPMxPotência, analise de estequiometria,...

Nesse modulo que tu postou me parece um mapeamento de potência em relação ao giro (rpm).

TUDO isso você faz facilmente com um Arduino. Mas precisa estudar um pouco de mecânica.

Uma dica: Pesquisa sobre Computador de Bordo com Arduino. Vai achar muitos projetos pra moto, carro de competição, gaiolas,etc. Procure em inglês.

Pra tela, eu te recomendo um display de caracteres de 4linhas. Mais que isso é poluição visual. Se você corre de Kart a tempo, sabe que o tempo de resposta é tão (ou mais) curto que o de um F1. Então não adianta muita função.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço