Saudações a todos os membros .

Amigos..., estou precisando construir um sensor para fazer leitura do tamanho de gotas de óleo em água. Tal procedimento passa ser viável quando uma gota de óleo é capturada por um tubo capilar de vidro e se transforma em um elipsoide cilíndrico ou bala dentro do capilar de vidro. Os capilares possuem diâmetros internos de 1 a 2mm. A ideia é criar uma célula com fototransistor em que uma led emissor de luz emite um sinal luminoso a um LDR. A problemática é que o LDR deve ler o comprimento de onda da luz em um meio que pode alterar a refração da luz, assim imaginando que o meio contínuo seja a água a luz emitida do led sofrera uma refração que será capturada pelo LDR mantendo o sinal constante, imagina que nesse meio agora em um fluxo contínuo com velocidade constante dentro do capilar de vidro passa uma elipsoide de óleo com um dado volume... o sinal da luz recebida pelo LDR sofrerá uma refração diferente como se fosse uma pertubação no sinal... a partir do diâmetro do capilar, comprimento do elipsoide cilíndrico e sua velocidade... possamos determinar o diâmetro da gota de óleo.  Considerando como parâmetros operacionais além do diâmetro do capilar de vidro o a velocidade da gota dentro do tubo, a refração da luz capturada pelo LDR, e o comprimento do elipsoide cilíndrico formado dentro da capilar.

Então amigos peço ajuda a todos que tenha conhecimento da programação ou kit adequando para construção desse protótipo, agradeço antecipadamente pela ajuda. 

Exibições: 472

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Acredito que o circuito possa ser como o que sente gotas (sensor de oclusão) em um equipo de bomba de infusão (hospitalar) ou o de fim de infusão (inicio do ar).

Eles são assim:

Um LED infravermelho (ou LED) apontado direto para um sensor infravermelho (ou fototransistor), passando pela janela do equipo. Eles vão ligados em um ampop. Sensor na entrada e led na saida, fazendo uma realimentação pelo infravermelho.

Quando uma gota passa cria um disturbio que gera um ruido na saída. Um segundo ampop como comparador (valor medio (filtrado) e valor instantaneo) gera um pulso que indica a passagem de uma gota.

De:

http://www.google.com/patents/US7892199

Pô cara, tu acha que isso dará certo mesmo?

Se a bomba de infusão injetar ar numa pessoa ela morre (ou pode morrer)... E esse sensor serve para evitar que ela injete, diferenciando ar de soro (quase iguais em termos visuais). Pelo visto tem funcionado, pq nunca ouvi falar de alguém morrer por falha da bomba de infusão.

Acho que para óleo e água vai funcionar bem. Provavelmente com uns ajustes.

A que conheci não usava a reflexão e sim um sensor de cada lado. Se vc iluminar a mangueirinha vai ver que a sombra fica muito diferente com um ou outro liquido/ar.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço