Bom dia Galera.

Vou contar a história completa para ver se alguém tem outra ideia.

Sou novo no LdG e não conheço muito de eletrônica, trabalho com desenvolvimento de sistemas, então meu foco sempre foi software.

A um tempo atras decidi fazer uma fotocélula para marcar o tempo entre a primeira e a segunda vez que um objeto passa por um lugar.

Como não tenho muito conhecimento em eletrônica, comprei um sensor infravermelho ativo que forma uma barreira, sempre que alguém passa entre eles, ele abre e fecha um relê. Então eu conectei o rx e o tx de uma serial direto no relê.

Fiz um um software que fica mandando uma mensagem no TX, quando recebo no RX, inicio um cronometro no software. O mesmo faço para parar o cronômetro.

Isto funciona perfeitamente com precisão de 1 mili segundo(0.001).

Acontece que hoje em dia, já tenho necessidade de fazer esta minha fotocélula funcionar na USB (ou sem fio), Comprei um conversor Serial/USB, mas ele para de funcionar de vez em quando, e não tem a mesma precisão, acho que ele perde um pouco de tempo entre enviar e receber.

Minha dúvida é, há algum modo fácil de ligar uma usb direto neste relê?

Ou se alguém tiver outra ideia de como eu conectar isso no computador...

Obrigado

Exibições: 455

Responder esta

Respostas a este tópico

Essa do rele na serial foi muito boa, parabens pela criatividade !

Nao consigo pensar em nada tao simples.

Será que vc nao está tendo problemas por baixa qualidade do conversor serial ? ou pela velocidade ou por estar "metralhando" demais ?

Tente de outra marca, em velocidades diferentes ou com um pouco de intervalo entre os bytes. Uma vez tive problemas com isso. Não tenho ideia do motivo, mas eram blocos de dados e só ficou bom depois que foi inserido um pequeno intervalo de descanso depois de cada bloco. 

Fazer uma placa com USB e microcontrolador só pra ler se um contato está fechado é muita coisa. 

Imaginei também usar o modo joystick, mas vc teria que contar o tempo pressionado com o PC, que não é confiavel. Se der uma daquelas atualizadas no antivirus bem na hora que vem o pulso vc pode perder informação. Ja na serial o windows tem um sistema de buffers que garante um bom resultado, evitando a perda de dados mesmo que o computador fique praticamente travado.

Obrigado Eduardo.

Eu descrevi o que eu fiz, justamente pra mostrar, como ficou simples. Mas agora eu estava disposto a fazer algo mais complexo, se necessário, porém eu precisaria de algum ideia, ou esquema.

Eu tentei diminuir a frequência que eu mando o sinal, não me importaria de perder um pouco de precisão no cronômetro, mas mesmo assim, as vezes o micro para de receber/enviar o sinal. Creio que pode ser o cabo sim, mas fico meio na dúvida se comprar outro vai adiantar.

Será que é difícil fazer uma plaquinha ligada neste relê pra mandar algum sinal pro computador quando este relê fechar? (por USB ou bluetooth)

Ou quem sabe fazer o contador no próprio dispositivo, e passar o tempo pro computador

Vc teria que cronometrar no dispositivo e mandar o resultado pro PC. 

PC com windows pra cronometrar é complicado...

Aih uma placa Arduino comum poderia cronometrar e mandar pela USB como serial (ja vem na placa).

Ou outro formato.

Para fugir dos drivers se nao for serial teria que ser um dispositivo de entrada e saida IHM. Mas complica. Melhor serial mesmo.

Murilo dá uma olhada nesse projeto da Adafruit:

O Arduino envia um email quando percebe movimento.

No lugar do sensor de movimento, insira o seu sensor....

http://learn.adafruit.com/arduino-lesson-17-email-sending-movement-...

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço