Já tem um bom tempo que "namoro"  os sistemas de SDR (Software Defined Radio) ou na tradução livre rádios baseados em software. Esses rádios receptores são constituído por uma etapa de hardware para sintonia e recepção e um software para decodificação e processamento dos sinais. Alguns modelos que pesquisei eram bem simples em termos de hardware e o processamento dos sinais era feito pela placa de som. Outros modelos eram muito caros. Recentemente houve uma explosão do assunto na internet quando Antti Palosaari descobriu que receptores para DVB-T (Sistema para Recepção de TV digital usado na Europa e parte da Ásia) são na verdade SDR´s com faixa de operação em torno de 50 a 1700MhZ, tudo isso pelo preço aproximado de 20 dólares. Isso despertou o interesse do grupo Osmocom OsmoSDR team que desenvolveu um software para interagir com esses dongles.

Aí a brincadeira começou a ficar interessante, com um dispositivo de 40 reais ter a disposição um radio que cobre a faixa de 50 a 1700 MHZ e de quebra ainda funciona como um analisador de espectro. Resumindo comprei um dongle e comecei meu experimentos. Entre outras coisa é possivel ouvir na faixa de VHF serviços como radioamadores, comunicação de aeronaves, faixa de FM, canais de TV analógica. Também utilizei como analisador de espectro (perfeito para bancada) para testar transmissores de controle remoto  na faixa de 433 MHZ. O próximo passo é captar as transmissões do satélite NOAA e ter as imagens do satélite, diretamente do satélite , sem intermediários. Um prato cheio de experiências para os hackers de plantão. Tem muito ainda a ser explorado. Se os garagistas tiverem interesse posso preparar um tutorial com os primeiros passos. Seria interessante ter mais gente nessa brincadeira para compartilhar experiências.

Imagem do software

Vídeo Demonstrativo:

Exibições: 1795

Responder esta

Respostas a este tópico

Ninguem sabe ou pode responder estas perguntas?

Mas só funciona para recepção????

Qual a distância média possível de transmitir/receber?

Só pra recepção não tem mais valor que um rádio comum.

Olá, Euclides,

Se entendi apenas recebe, já que é baseado em um receptor de TV para PC.

Mas a utilidade para quem está projetando ou calibrando um transmissor é imensa. 

Mesmo para quem quer passar tempo, ouvindo transmissões de rádio que normalmente não são ouvidas como a questão do satélite. Vc pode receber muitos sinais fechados e eventualmente abrir alguns e tal. A proposta é mais de ciência que utilidade.

Funciona como um analisador de spectro tb.

A distancia é dificil falar, isso depende mais da antena.

Caro Euclides

O hardware e software testados tem aplicação apenas para recepção. Sobre utilidade podemos destacar algumas:

Existe uma enorme comunidade de pessoas que tem como desafio sintonizar rádios para ouvir áudio, ou capturar serviços de dados diversos. Por exemplos coisas que com um pouco de estudo e pesquisa ( isso tem a ver com os garagistas certo?) podem ser recebidadas: Comunicação em VHF da ISS, Capturar diretamente  imagens do satélite NOOA, serviço de ADSB, entre outros.

Vale destacar que os módulos usados custam em torno de 20 dólares. Um sistema de rádio tradicional com uma faixa de 50 a 1700 MHz custo muuito caro.

O que pode ser muito interessante para quem trabalha com eletrônica principalmente com RF é a possibilidade de usar o software como analisador de espectro. Veja um caso prático de uso. Tenho alguns módulos de transmissores de controle remoto de 433MHZ e precisava testar para saber se estavam funcionando. Bastou sintonizar o software em 433MHz ligar o transmissor e ver o sinal no display gráfico. então nosso dispositivo substitui na maioria dos casos um analisador de espectro tradicional que tem um valor bastante alto.

Espero ter respondido.

Fiquem a vontade para perguntar. 

 

Obrigados companheiros por esclarecerem este assunto.

Euclides.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço