Boa noite LdG,

alguem conhece alguma documentacao/site com eplicacoes sobre o uso tetos solares e de recargas de pilhas , por exemplo?

Pegando como exemplo um simples telefone s/fio verifiquei os seguintes dados

são utilizadas 2 pilhas de Ni-Mh de 1,2v / 0,6A (=2.4v / 0,6A), porem o carregador dele é de 6v por 0,5A

Pelo que me lembro na escola, para se fazer uma carregador correto ele tem que ter uma tensao mais elevada e a corrente menor (me corrijam por favor).

Porem vem a duvida, se eu jogar esse carregador direto nas pilhas vai carregar normal? Ou a base do telefone sem fio tem algum filtro ou circuito que corrige algo?

Existe algum calculo p/ dimensionar qto de tensao tem que ser acima e quanto de amperagem tem que ser abaixo para que o equipamento possa carregar corretamente?

Obrigado pela ajuda de todos

Abs!

Exibições: 140

Responder esta

Respostas a este tópico

Normalmente essa fonte vai alimentar um circuito de garga que é, ou nao, inteligente, mas possui componentes.

Ligar direto só no tempo do startac, que tinha o circuito carregador dentro da fontinha. Por isso o conector era estranho.

O circuito carregador é algo como o MAX1555 (so que para Ni-Mh, esse é para Li-Po (nao conheço)). Um integrado que limita a corrente em funçao da tensao, temporiza e para de carregar quando julga que basta. Existem alguns melhores que incluem a temperatura em suas equações. As baterias de celular já tem o sensor de temperatura embutido (terceiro pino).

Se vc quer só dar uma carragada qualquer resistor que faça a bateria receber por ex 10% da sua capacidade (60mA para as suas) faz ela se carregar em 10 horas, o que é saudável. Mas a carga nunca será tão bem sucedida quanto usando um integrado apropriado.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço