Ola pessoal.

To fazendo um projeto e necessito isolar uma parte do circuito de outra, estou usando um optoacoplador para isso.

A questão é que os pinos 3 e 4 (não os do led) que são usados para fechar um circuito como se fosse uma chave, apresentam uma resistencia algo em torno de 70 ohms.

Eu não posso usar o terra nem o VCC do meu circuito, tem que ser uma ligação passiva, justamente para não correr o risco de mandar alguma tensão para o equipamento, ja que os terras deles não estão ligados.

Eu so tenho é que "juntar" 2 fios com o minimo de resistencia possivel para ligar um equipamento na outra ponta.

Ate poderia usar transitor para isso, mas acredito que usando um optoacoplador seria mais facil e barato, ja que eles são feitos exatamente para isso, isolar uma parte do circuito da outra respondendo rapidamente na abertura e fechamento "da chave" e como eu esperava, como o minimo de resistencia possivel, a questão é que parece que não é bem assim...

Não achei no datasheet essa informação, a resistencia entre esses dois pinos quando fechados não deveria ser menor que 70 ohms ?

Valeu pessoal,

Jota

Exibições: 2796

Responder esta

Respostas a este tópico

A saida do opto eh um transistor. Por isso qdo conduzindo fica a tensao Vcesat que costuma ser 0,3V. Vc deve ter medido como resistencia e deu os 70ohms.
O optoacoplador eh para ser usado com sinais. Nao suporta correntes grandes. Vide pdf dele.
Mesmo colocando um transistor comum de potencia depois do opto ele tb vai ter a queda de 0,3.
Vc precisaria de um circuito com mosfet ou rele pra ter algo perto de 0ohms.
Melhor medir qual a corrente nesses fios que vc precisa "fechar" e comparar com os limites do componente.

Valeu pela resposta Eduardo.

Eu não precisaria que circulasse nenhuma corrente nos fios que preciso fechar, justamente para não correr o risco de prejudicar o equipamento, so não pode ter resistencia.

Acredito que usando rele seria o melhor, a questão é o tempo de acionamento que deve ser bem maior que o optoacoplador e alem disso eu preciso multiplicar esse circuito por 4 e colocar 4 reles seria inviavel por questões de espaco.

existe uma forma simples de juntar 4 mosfet, de forma independente, quem sabe algo parecido em um emcapsulamente de CI, ou algum opto que tenha 4 saidas independentes e que apresente uma resistencia menor nas saidas ?

Valeu!

Até existe o PC847, mas ele ocupa exatamente o mesmo espaço de 4 PC817 colocados lado a lado. Nunca encontrei ele pra vender por aqui.

Se vc está comandando botões de um aparelho certamente os "70ohms" não vão fazer diferença nenhuma. Especifique melhor o que vc está ligando pra entender..

Existem reles pequenos, como o PRME 15005 mas tb são dificeis de achar por aqui (esse inclisive é eletronico, vai ver tem os "70 ohms" não sei.

O que vc acha mesmo é o rele mr62 e seus primos (de outros fabricantes são identicos mas tem outro codigo).

Obrigado pela ajuida Eduardo.

Vou dar uma olhada no que sugeriu...

Tks,

Jota

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço