Galera,

Concluímos a produção das primeiras unidades da máquina Fresadora CNC. :))

No momento a comercialização será feita apenas em nossa loja física, com a máquina totalmente montada, porque queremos dar uma melhor assistência aos primeiros compradores que receberão todo o treinamento e suporte da equipe do LdG, sem custo adicional, não importando o nível de conhecimento de cada um. Em breve o equipamento estará disponível para compra em nossa loja online também, para todo Brasil.

Para maiores detalhes, acessem http://www.labdegaragem.org/loja/fresadora-cnc.html

Esperamos que o equipamento agrade, afinal estamos há bastante tempo estudando, testando e tentando oferecer o melhor possível por um custo acessível.

Abraços!

 

Versão 2.2 (em comercialização):

Placa controladora:

Versão 2.1 da máquina (protótipo):

 

Teste realizado (14 ago 2012) - PCB breakout para mosfets SMDs:

 

Teste realizado (06 jul 2012) - PCBs com componentes SMD:

 

Teste de precisão. Breakout board para ATmega32u4:

Fresagem em madeira:

Isopor usando fio aquecido:

Exibições: 54129

Responder esta

Respostas a este tópico

Euclides,

A licença é clara. Você não pode vender o firmware ou uma versão modificada dele.

O seu entendimento está correto.

Eu poderei desenvolver minha máquina a partir deste Firmware?

Sim, mas não pode vendê-la com o firmware. Apenas sem ele (uso não comercial)

Poderei usar minha máquina para prestar serviços para terceiros?

Sim, o firmware não estará sendo comercializado.

O que entendí é que não posso copiar e vende-lo nem em separado nem dentro de uma máquina por mim desenvolvido, mas poderei usar minha máquina para prestar serviços. tá certo este entendimento?

Isso!

E no caso de criar a máquina e vende-la sem o firmware, e quem for usa-la baixar e instalar e usar a máquina para sí ou prestar serviços? Estará quebrando a licença? Uma vez que ele não ganha com o firmware (copiando, instalando, fornecendo, cobrando...).

Pode vender sem o firmware e indicar o firmware do LdG para o comprador baixar. Você entendeu certo.

Isto ficou complicado de entender. Por isso faço perguntas diretas, para ter respostas diretas.

Você entendeu certo.

Abraço!!

Big Marcelo!!! Muito obrigado pelas explicações e até as próximas.

Pensei em fazer isso, mas no UNO não rola, falta portas no bichinho. 

Parabéns pelo projeto. Novidades sobre o kit? Valores????

Alguém tem ou fez alguma experiência usando na estrutura da CNC compensado naval em vez de MDF ? Daria maior rigidez ao conjunto ou não ?

No ML tem um doido oferecendo uma router assim, ele alega que tem vantagens. Eu não conheço compensado naval, o preço vale a pena?

Compensado naval é apenas um compensado multi camadas (as vezes chamado de virolinha), mas com um acabamento e qualidade muito melhor que aqueles utilizados para formas de concreto. A diferença é que é utilizada cola resistente a água e umidade entre as camadas.

Não tenho os valores nesse momento, mas não deve ser nada absurdo, com certeza. Ando utilizando MDF para outros projetos e uma chapa de 1,84m x 2,65m(+-) por 15mm revestido com melamina em ambos os lados custa uns R$ 140,00. Na empresa que eu compro voce pode mandar usinar (recortar com CNC) a chapa em quantos pedaços, e com a forma que quiser por R$ 120,00. Basta fornecer os desenhos em AutoCad. Uma chapa dessas acho que daria para fazer, sei lá, umas 3 ou 4 CNC pequenas, acredito.

Talvez para uma CNC o MDF mais adequado seja o de 18mm de espessura. Citei dados do de 15mm porque é o que tenho referências atuais, mas ainda assim eu acho que o compensado naval seja melhor em termos de rigidez. Mas é apenas uma expectativa, por isso estou a procura de alguém que possa confirmar isso ou não.

Aqui em minha cidade achei MDF de 25,4mm (1 pol.) e achei o que se chama "capa", que é um MDF de 30mm (grosso mesmo...), mas tem MDF de 30mm (que é a mesma "capa").

Recebe o nome de capa porque serve para proteger o "maço" de chapas que vem da fábrica.

O MDF, até onde fiquei sabendo, é sensível a variação de umidade no ambiente, por isso uma idéia seria "veda-lo" usando uma pintura de verniz, justamente para que ele não a absorva.

Mais informações ou esclarecimentos, se alguem tiver, coloque aqui pra gente.

Eu estou juntando peças de impressoras matriciais e logo que eu possa "por as mãos" em uma chapa dessas pretendo "juntar tudo" e fazer a minha CNC/Router.

Esses materiais (tanto o compensado qto o MDF) são vendidos cortados ou inteiro na Leomadeiras.com.br e na leroymerlin.com.br

Obviamente não dá pra comprar pelo site.. Mas aqui em SP, na Leo, é possivel comprar a chapa e pedir para cortar reto. O kra do balcão usa um cad simples pra desenhar os cortes (sempre retos) que são feitos em uma serra esquadrejadeira vertical (aqui pelo menos). 

Já na leroy vendem pedaço tb mas é bem mais caro.

Uso bastante o MDF que vem com um tipo de formica já aplicada. Eh mais bonito, mais facil de limpar e mais resistente a agua, apesar de que não pode mesmo ter contato com agua nas bordas, ele estufa. Um paninho não faz mal a ninguem, mas se por ex deixar no chão e lavarem (aconteceu comigo) ele fica estufado nas bordas.

Tem tb uma tal fita de bordo que é uma fitinha adesiva para colocar no contorno, protege e dá acabamento. Isso é para movelaria, mas acho que fica legal o capricho.

Mesmo a CNC grande, por ex de 1m x 1m precisa que a chapa de MDF seja cortada antes para caber. Então comprar cortado é meio que regra. Se vc compra inteiro está sujeito a pagar mico carregando madeira no teto do carro, alem de desajeitado e perigoso vc pode estragar se chover. Cortado cabe fácil em qq portamalas.

Claro que pra fazer uma CNC dessas o ideal é ter uma CNC pra cortar as partes... Mas qualquer coisa dá tb pra usar metodos mais antigos: Por ex tem um adaptador da dremel que faz ela virar uma tupia. Com esse adaptador vc pode desenhar sua peça na caneta e sair cortando sobre o traço.

Depois aproveita ainda a fresa e a dremel pra sua CNC. 

Pra fazer as partes retas é só pregar uma regua (ou qualquer coisa reta) pra servir de guia. 

Para a px CNC vc já tem a primeira pra te ajudar..

 

Alguns comentários:

- Para "impermeabilizar" um pouco o MDF uso selador nitrocelulose bem diluido com thinner pincelado nos lados onde não tem a melamina. Ajuda bastante.

- Existe fita de borda termosenssível, ou seja, com o calor ela cola na superfície. Para retirar o excesso pode ser feito com estilete, mas precisa ter calma e prática. Para superfícies reta o melhor é usar um refilador, que faz um serviço rápido e com perfeição.

- Aqui em Porto Alegre a empresa Madelei corta o MDF em qualquer tipo de desenho que possa ser feito em CAD, não é só retas.

Olá Lauro

Muito boas as dicas para a impermeabilização, aqui em CGR-MS. tb temos duas empresas que cortam MDF a laser , basta enviar por email o arquivo dwg, ou dxf. e depois ir lá buscar, tenho feito alguns protótipos de engrenagens para o acoplamento de encoders absolutos, creio ser uma boa alternativa para as correias e polias dentadas.

Abços

Tem um cara em Curitiba que montou uma máquina em MDF há alguns anos, e depois de impermeabilizar o MDF, pintou o mesmo com tinta Acrílica. Além de proteger muito bem o MDF a máquina ficou com aparência de metal.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço