Bom dia pessoal. Estou tentando fazer uma ponte H com arduino alimentada por uma bateria de carro usada. Tinha simulado no Proteus e tudo parecia tranquilo.

Liguei os circuito, verifiquei os transistor direitinho. Só que na hora não deu certo...AgIyPoflHU-HxlYLPpBw3zTkoTV8cgSMQCfjUP3pX5O0.mp4

Ai lascou tudo. Queria a opinião de vcs pra saber o problema.

Valeuuu

Exibições: 1638

Responder esta

Respostas a este tópico

Bom dia, verifica se a corrente exigida pelo motor e maior que a corrente do TIP147  

Bom dia Carlos.

No protheus isis é tudo perfeito porque ele corrige e faz tudo na lógica, mas na prática é analógico!

No caso aí em cima vc não especificou a potência máxima da carga, a bateria do carro fornece uma alimentação 12Vcc e 40A. ou seja, potência de 480W. Dependendo da potência do motor, é mais viável usar Mosfets!

Para montar a ponte você precisa primeiro saber os limites de potência do circuito. Neste circuito precisa de diodos de sobretensão e proteção, e fusíveis na linha positiva e negativa para não acontecer igual no vídeo!

Defeitos neste esquema:

Transistores Q1 e Q4 polarizados errados!

Você ligou o arduino no mesmo ponto para saturar Q1 e Q2! dando curto! Mesmo acontece no Q3 e Q4!

Em uma ponte os transistores operam com sinais separados e para ativar no sentido horário, aciona no caso Q1 e Q4.

Pesquise e estude:

https://www.youtube.com/watch?v=ooCGjvknLe0

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/artigosmec/1213-ponte-h-co...

Pensei o seguinte: Se Colocar o Tip142 PNP junto com o Tip147 NPN, ao colocar a polarização positiva o tip142  não iria "liberar" a corrente da bateria, que seria o contrario do Tip147. Do msm jeito do outro lado, que com polarização negativa só iria "liberar" o Tip142.

Estamos estudando colocar Mosfets no sistema msm, mas compliquei a situação que poderia ter sido mais facil utilizar 4 NPN msm.

Obrigado, ajudou muito ^^

De nada.

Mas o que decide o que vai "liberar" é a a corrente da base de ambos os transistores, NPN satura com a corrente positiva e o PNP com o terra! 

Para proteção do microcontrolar, use para acionar os transistores fotoacopladores.

No Proteus tudo funciona direitinho, porque o simulador usa uma logica matemática para simular, mas não leva em conta outros parâmetros que no circuito real são de grande importância, como por exemplo o indicado pelo Felipe, ai.. Lascou! :-)

Abs.

Tambem estou tentando fazer uma ponte H, e simulei no proteus e deu tudo certinho. Qual seria um simuador bom?

Consegui fazer, porem quando ligo o motor ele gira lento e os Transistores esqeuntam rapido. Queria uma que eu pudesse por as condições reais do motor.

Melhor que o Proteus não conheço, o que sim deve levar em conta que o simulador (Todos eles) são somente isso, simuladores, uma ferramenta de ajuda, mas o resultado deve ser confirmado na pratica real.

Além de ter que saber lidar com eles, conhecendo suas limitações e vantagens e sabendo alterar parâmetros nos componentes se necessário.

Abs.

Acho que o NPN e o PNP estão invertidos (um pelo outro), não ?

Para esse circuito funcionar bem o sinal de entrada precisa ir de 0 a 12V. 

Mesmo vc corrigindo se vc mandar um sinal de 0 a 5V o transisto proximo ao VCC nunca vai parar de conduzir.

Para ensaios desse recomendo começar com um limitador de corrente. Claro que uma fonte profissional com um botão de ajuste de limite de corrente seria o ideal, mas na falta vc poderia por ex usar uma lampada incandescente de 12V.

Conforme sua limitação de corrente, por ex, pode ser uma de seta, uma de freio ou ré, duas de freio ou ré, uma de farol e assim vai, sempre em série com seu circuito. Acontece que a lampada é praticamente um curto circuito quando desligada, pouco interferindo no seu circuito. Se estiver interferindo muito... coloca mais uma.

Enfim, a possibilidade de caso algum curto (um fio que esbarre) feche contato entre os polos da bateria sem fusível é muito ruim. Na pratica o que acontece é que os fios acendem. Pode gerar queimaduras, incendios, etc. 

Pelo menos um fusível compatível com seu motor vc precisava por, não que ele garantisse a salvação do seu transistor nesse caso, mas evitaria maiores transtornos em caso de maiores curtos.

Ok, fusível não é grátis... Pode ser a lampada, pode ser um disjuntor (Não gosto dessa solução, fica fora de especificação) ou pode até um fio de solda em série, mas é importante ter alguma coisa.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço