Pode ponte H L298N controlar 4 motores DC chaveando 2 em 2?

Boa tarde!
É o meu primeiro tópico e já parabenizo pela qualidade do fórum!
Caros, possuo uma ponte H com L298N funcionando perfeitamente. A questão é: desejo controlar de 3 a 4 motores DC com a mesma ponte, apenas chaveando ou “multiplexando” dois motores por vez.
Não tenho necessidade nenhuma de controlar dois motores simultâneos, quero mesmo controlar cada um ao seu tempo. Nesta ponte H que já possuo, anexo projeto para Relé ou Cmos 4011? Não sei a solução...
Alguém poderia ajudar?

Exibições: 2622

Responder esta

Respostas a este tópico

Não é o modo que o CI foi feito para trabalhar, mas acredito que se vc ligar 4 motores assim:

Vcc Motor1 Saida1

GND Motor2 Saida2

Vcc Motor3 Saida3

GND Motor4 Saida4

Funcione.

Só que 2 acionamentos vao acontecer em alto e 2 em baixo nivel.

Obrigado Eduardo!

Na verdade não penso em substituir o L298, apenas chavear a saída da tensão para um motor ou outro. Resta saber se a saída da porta NAND do 4011 conduz 500mA, será? Não achei na internet projetos para ligar um motor com 4011, só LED!

O CD4011 é só pra lógica.. no máximo um ou outro LED se ligado com o anodo no VCC e um resistor.

http://www.ti.com/lit/ds/schs021d/schs021d.pdf

Relendo entendi que vc quer que 2 se liguem ao mesmo tempo, é isso ?

Se sim é só por em paralelo os motores e blz.

Caro Eduardo, quero é substituir o interruptor S1 e S2 analógico por um interruptor digital, mando um sinal via arduino e este novo interruptor comuta. Eu não sei qual componente eletrônico faz isto.

Anexos

Se vc precisa que os 4 motores possam ser revertidos aih a minha sugestão do VCC e GND não funciona mesmo...

Não conheço nenhum eletronico.

Teria que ser um rele mesmo.

Com essa cara seria o CD4066 mas ele não suporta um motor, assim como o CD4011.

Usar 2x L298 não seria possivel ???

Os  74HC4053, 4051, 4066, etc são baratos!

 Acho que um 4066 + TIP110 seria muito bom, porém teria problema com a troca de polaridade para mudar o sentido do motor. Bom diagrama neste site: Controle biestável de toque (MEC056)

Acho que o L298 deva ser a solução mais simples com maior custo! Tenho que construir 5 kits, cada um com 2 L298

Muito obrigado pela ajuda, Eduardo!

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço