Olá pessoa. É o seguinte, eu tenho duas placas solares de 2 W e estou executando um projeto na universidade. Ontem fui testar as placas e medi com um voltímetro a ddp que estava sendo produzida pelas placas. Em cada placa eu consegui medir em torno de 4,5 V. Tendo feito isto, coloquei uma das placas em série com um resistor e medi novamente a ddp, mas desta vez nos terminais do resistor. Teoricamente o voltímetro deveria medir o mesmo valor medido em circuito aberto ( ddp da placa solar), no entanto, mediu um valor menor, quase pela metade praticamente. Fiz este teste com as duas placas em série e com cada uma separadamente, além de utilizar resistores diferentes, e o problema foi o mesmo. Também medi a corrente nos testes, e obviamente, estava dando um valor diferente do esperado. Alguém tem ideia do que pode estar acontecendo? Já considerei uma possível fuga de corrente, mas fiz alguns testes e acredito que não seja este o problema. 

Obrigado desde já pelas respostas!

Exibições: 877

Responder esta

Respostas a este tópico

Os paines solares são assim mesmo. Eles dão uma potencia que é uma fração da potencia captada.

Em aberto apresentam uma tensão. Conforme vc vai aumentando a corrente essa tensão vai caindo.

2W ele dá nas condições ideais, lá no laboratório do fabricante ou na condição que ele escolheu (a 2000m de altitude no dia em que o sol está mais proximo da terra e sem nuvem alguma). Também depende de quanto o fabricante quer preservar seu nome. Se quem disse 2W foi o balconista chines ou paraguaio que vendeu a coisa piora um pouco.

Como os telefones sem fio. Se fala na caixinha que alcança 400m é pq em condições reais dá uns 80m, que já é bastante.

É como o Eduardo falou, quando você mediu a tensão em aberto o painel solar estava funcionando como uma fonte de tensão, já quando é colocado o resistor o painel solar começa a fornecer corrente à carga e diminui a sua tensão.

Quando é especificada a potência de um painel solar faz-se referência ao ponto de máxima potência, este ponto é especificado por diversos parâmetros, como um valor de incidência solar por metro quadrado, temperatura das células solares e entre outros, por isso é difícil chegar-se ao ponto de máxima potência, sugiro que quando você estiver medindo com uma boa incidência de radiação solar e com uma carga interligada ao painel meça a tensão e a corrente fornecida e depois multiplique-as para encontrar a potência fornecida à carga naquele instante, abraços!

Entendi, então não há muito o que fazer né!?

Vlw pelas respostas, estão me poupando uma grande interrogação aquio hahaha. Abraços!

Você testou sob a luz do sol ? Ou sob luz eletrica ?

Luz elétrica. Pensei nisto também, quando tiver oportunidade vou testa-las no sol para ver o que acontece. Mas pelas respostas dos amigos acima acredito que não vá fazer muita diferença. Mesmo assim vou testa-las no sol.

Penso que vai fazer muita diferença!!

http://www.if.ufrgs.br/mpef/mef008/mef008_02/Berenice/aula4.html

"A luminosidade, que é a potência que o Sol produz foi determinada tão logo foi conhecida a distância do Sol, em 1673. As medidas mostram que cada metro quadrado na Terra recebe do Sol uma potência (energia/segundo) de 1400 watts, isto é, a potência de 14 lâmpadas de 100 watts. Por essa potência recebida na Terra, determina-se a luminosidade do Sol em 4 x 1026 watts, ou 4 x 1033 ergs/s"

Muito interessante! Pode ter certeza que vou testar à luz solar e fazer uma comparação. 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço