Divulgue aqui o que você anda desenvolvendo na sua garagem. Vamos trocar ideias e ajudar uns nos projetos dos outros.

Não importa se você só fez um led piscar ou se está colocando um novo satélite em órbita. Os menos experientes podem aprender com os mais experientes, e mesmo esses, podem receber boas ideias de todos, ou quem sabe novos desafios.
Se possível, acrescente fotos e vídeos.

Então, diz aí! O que você anda inventando???

Exibições: 10300

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá Eduardo!

Estou "investindo" em 3 mercados:

- Desenvolvimento de apps para celulares;

- Desenvolvimento para dispositivos embarcados;

- Desenvolvimento WEB

Acredito que a próxima revolução tecnológica se dará quando resolverem 3 grandes problemas:

- Alimentação elétrica: Os celulares evoluíram muito, mas as baterias não.

- Velocidade e custo de Internet: Quando isso acontecer tudo poderá ser feito na nuvem

- Interface homem-máquina: Cartão --> teclado --> mouse --> touch --> ???

Como o Marcondes falou tá tudo parado,  na minha visão, a solução é apostar em estudar e desenvolver possibilidades apostando em ideias que possam vir a eclodir quando o mundo destravar.

Como sou instrumentista( possuo registro CREA) tenho estudado a instrumentação sem fio,  mas apesar de parecer uma coisa simples,  a coisa é bem complexa, pois tem muita coisa.

  Basicamente os estudos sao divididos em 3 etapas, O INICIO- captação, filtragem, conversao ADC e digitalizacao dos dados   O MEIO - a comunicacao sem fio,  o FINAL- recepcao, demultiplexacao , conversao DAC

Vamo lá,  na parte de de inicio tenho estudado amplificacao operacional,  amplificacao de instrumentacao, conversao ADC mais detalhadamente.

  No meio a comunicacao sem fio, tenho estudado os NRF24L01,  os Xbee, comprei os ESP8266 e tao na fita,   assim como a super novidade nesse mercado os radios LORA  SX-1276 esses tambem chegaram essa semana tao na fita pra estudo.

  Na ponta de saida ta a reconversao de dados em analogicos.

   Resumindo,  tô apostando em estudar e me preparar pra minha área,  não acredito que o mundo vai ficar estancado assim pra sempre,  e se a gente aproveitar esse momento pra se preparar, na hora certa estaremos a frente.

Corrigindo Weider - o mundo não esta parado. 

O Brasil esta parado, devido à crise política e de falta de confiança. 

Consequência - crise econômica mais grave que eu já presenciei nos meus 56 anos de vida.Nunca vi tanta empresa quebrando. 

Zé,  pra mim você esta certo em parte...    Realmente se o Brasil tá parado,  o mundo capitalista tá em marcha lenta.

   Queda de mais de $ 120 para $ 20 do barril de Petróleo,  sendo que a moeda de lastro mundial o Dolar é atrelada ao Petroleo,   Crise de 2008 iniciada nos EUA ainda batendo a porta, pois só se fizeram remendos e não correções,   efeito china...  e por ai vai.

   No Brasil existe essa fortíssima crise política(com consequências econômicas), ao meu ver (posso estar errado) fabricada, se aproveitando da situação internacional e dos nossos eternos problemas. O grande problema que vejo é que quem a criou, não esta sabendo como desfazê-la.

   Dai vem ( ao meu ver ) o grande problema,  nenhum dos grupos que se engalfinham pelo poder tem propostas e projetos que apontem uma luz no fim do tunel,  de um lado um populismo desenfreado jogando a conta pra os setores produtivos pagarem, do outro o foco absurdo e irreponsável no capital especulativo, tambem jogando a conta pra a classe media e o capital produtivo pagarem,  dai não vejo um lado bom, menos pior talvez, mas nenhum bom.

Na minha visão( eu disse minha visão, posso estar errado)  a coisa não vai ter solução tão simples e rapida, pois ninguem quer largar o osso.   

  

De novo, na minha visão,  o grande problema é que o homem vive em função do sistema, e não o sistema em função do homem.    Ninguem liga o jornal nacional pra ver indices de satisfação, felicidade,  desenvolvimento humano,   só o que é apresentado é o estado de saude financeiro, do sistema.

Volto a dizer,   na minha visão,  me sinto impotente, e a única saida é continuar estudando pra quem sabe em um momento onde o mundo volte a olhar para o homem,  eu esteja pronto para ser util.

Eduardo,

Concordo com sua visão sobre o mundo do IoT. Acho que a tecnologia chegou em um estágio muitíssimo favorável e a um custo aceitável, mas nós ainda não encontramos todo o seu potencial de aplicações. Aí ficamos acendendo lâmpada ou registrando temperaturas em bancos de dados.

Acho que as pessoas ainda estão descobrindo as possibilidades dessa tecnologia em termos de aplicações.

Pois é... Pq o ESP8266 é fabuloso por poder levar internet de forma barata e simples, mas não sem fio. Ele não funciona bem por bateria, consome muito.

Para a essencia do IoT, como se fala no controle de estoque doméstico (geladeira) acredito que simplesmente não terá adeptos, já que ninguem quer ficar avisando a geladeira que pegou 185mL de leite. O consumo do tipo embalagem inteira representa menos da metade das coisas. Pelo menos em casa.  Isso funciona num mundo movido a enlatados, que convenhamos não é uma tendência, pelo contrario, cada dia mais se condena isso. A europa não gosta, tem mercados pequenos justamente pq querem comprar diariamente fresco.

Na industra tb, passar um fio é o de menos, especialmente em países que investem. O problema é ter que ficar configurando wifi. Não acredito que a industria faria a opção por wifi sabendo que um dia pode ter problemas de qualidade de sinal, interferencia, etc, podendo usar fio. Ainda, não sei que fantástica informação nova transitaria. Sistema supervisórios são uma realidade. Numa industria, por ex, de plástico as manutenções são programadas, feitas nas madrugadas, com acompanhamento da vida util das peças. Os alimentadores de materia prima tem sensores que indicam o fim do material com luzes e sirenes nas máquinas com copia da informação em paineis sinóticos e em telas de computadores. Isso é Sistema Supervisório, não é IoT... 

Ainda, se fala em acumular mais dados, foi citado o ex de um manete que aciona uma turbina (avião), onde a posição do manete seria anotada a cada segundo, o tempo todo, e a posição lá do outro lado, na turbina também, para todos os aviões. Aih seria feita uma comparação com os dados de todos os especimes similares, procurando quais estão mais fora do padrão. Esses teriam uma não conformidade. Isso é otimo, mas não é IoT tb, é estatística, que agora chamam de "Big Data".

Na minha opinião IoT, BigData e Industria4.0 são termos criados para alavancar novas empresas na bolsa de valores. Alguns "baba ovo" endinheirados irão investir nessas empresas "top de tecnologia" que são na verdade informatas que descobriram agora a eletrônica e a industria, achando que é novidade. Novidade pra eles.

Inclusive acredito que essa seja a real revolução atual, antigamente quem programava microcontrolador era tec/eng eletronico. Quem faz o arduino/similares (hoje) é informata. Quando surgiu a primeira leva (movimento maker dos anos 80) a informática ainda não existia, ou foi cria desse movimento.

Marcondes,

     Incrível,  lúcida e realística suas palavras,  parabens.

     *** ESSA *** entrevista feita pelo pessoal do embarcados ao Alessandro cunha, tem trechos que acordam bem seu ponto de vista.

    Produtos como arduino dão uma falsa sensação de poder de realização eletrônica,  visto que , como dito,  muita gente, simplesmente entra e nunca sai da realidade "modulos UNO + Shields + codigos receita de bolo"  e pronto.

    Porem, tambem como colocado um verdadeiro profissional para o imaginado mundo IoT, precisaria de uma gama de conhecimentos enorme, desde programação, a eletrônica a infraestrutura, etc( no video a coisa é explicada melhor).

    Americano adora mudar o nome de coisas que já existem, colocando nomes chiques pra poder aumentar o preço e ganhar mais dinheiro, até porque eles destruíram a indústria deles, dai hoje a grande maioria da economia americana é baseada em especulação,  dai eles pegam coisas como  Radio comunicação, que é algo comum desde os tempos dos nossos avós, metem o termo "wireless" e tome meter preço nas coisas.

  

Moving Head com Arduino Parte 1 - Adaptando Arduino no lugar da placa original de uma Movin:

https://www.youtube.com/watch?v=3Ii10eLsUwU

PLS Eurolight - Conserto Adaptação com Arduino - Dimensom Sonorizações

https://www.youtube.com/watch?v=qDp1V2H6kjU

Arduino Yún com Fita de LED WS2812B. (Dimensom Sonorizações).

https://www.youtube.com/watch?v=QQWMpAfEXPw

Painel de LED - testando (4 placas)

https://www.youtube.com/watch?v=Shx8cMlHyYs

Legal demais Napster !

Quero ver o canhão de Laser !

Parabéns !

Napster, ficou ótimo!

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço