Gente quero começar a me tornar um inventor; mas não sei direito por onde começar; por isso venho a vcs começar uma discussãoe ao longo da conversas as duvidas vão surgindo e sendo sanadas. Primeiro por onde eu começo o que tenho de conhecer primeiro?

Exibições: 1378

Responder esta

Respostas a este tópico

Você quer saber como ser um "inventor profissional", tipo, se registrar em associações, institutos? Ou quer saber o que leva alguém a ser um "inventor"?

  Quero saber o que leva alguém a se tonar inventor; como começa montando kit eletrônicoskit mecanicos, tendo ideias com madeira, como eu começo?

 

Bem, eu sou engenheiro de computação, trabalho com sistemas embarcados e tudo começou quando eu via Mundo de Beackman e lia gibi do professor Pardal.

Acho que não existe esse negocio de virar inventor. Cada pessoa tem seus talentos, suas aptidões, interesses. Você pode ser um inventor na área de software, de hardware, mecânica, ergonomia, física, química, engenharia, design, politica, relações internacionais, até nas artes.

O que torna alguém um inventor de sucesso é estar pronto quando surgir uma demanda a ser respondida, e isso você só consegue estudando, se mantendo atualizado sobre as técnicas e tecnologias da sua área.

O que estudar vai depender da sua área de interesse. Saber um pouco de tudo, ser curioso, é bom que te ajudar a enxergar mais longe que os outros. Mas você tem que descobrir qual a tua área de interesse e aptidão e se preparar.

Tem 2 tipos de inventor:

1)Aquele que inventa um dispositivo que soluciona um problema

2)Aquele que inventa um problema para seu dispositivo solucionar.

EUEUHEHEHUEUHEUHEHUE Pior que o mundo tá cheio desse segundo tipo:

2)Aquele que inventa um problema para seu dispositivo solucionar.

Pior: É mais de 99%...já dizia o Nietzsche...

Pois é, como o Jonatas falou, sua duvida é muito ampla. Primeiro vc deve focar numa área.

Se vc está aqui suponho que goste de eletrônica e programação.

Nessa área aih depende do momento da vida em que vc está e de quanto longe vc consegue chegar nos estudos.

Pode até ser verdade que a maior parte do tempo vc aprende coisas que não vai usar em qualquer curso técnico ou faculdade. E o que seria usado por um "inventor" seja pouco citado. Mas fazer é praticamente obrigatório. 

Inventar é fazer o que ainda não foi feito. Para isso vc precisa antes de mais nada entender do assunto relativo a invenção e das técnicas necessárias pra montar um protótipo para poder demonstrar sua idéia. Isso é, precisa estudar !

Ainda, quando vc fala "inventor" tb dá pra pensar que vc gostaria de viver tendo idéias e patenteando... Diria que é mais fácil jogar na loteria.. No Brasil só umas 3 pessoas conseguiram ganhar dinheiro com patente (inventor de um sistema de injeçao por sopro, da caixinha de leite e do Bina). Vc ganha sem trabalhar quando inventa alguma coisa e outra pessoa quer usar (ou usa) sua idéia.

Só que antes de ganhar é preciso registrar a patente. E isso custa mto caro... Então se vc quiser patentear umas 10 coisas pra tentar fazer dinheiro com alguma delas pode separar uns R$100.000,00 pra inicio de conversa (uns 10mil cada). Então diria que salvo vc ter ctz do que está fazendo é perder dinheiro. As patentes servem em sua maioria para o oposto: Quem inventou e pretende fabricar registra para garantir que não copiem sua ideia. Só pq vc registrou e não usou o registro já é motivo para perder numa disputa.

Uso "inventor" pq isso não é profissão. A pessoa precisa ser alguma coisa na vida e aproveitar para inventar coisas dentro da sua profissão. Salvo os "inventores" do tipo que vão fazer show no Domingão do Faustão, mas convenhamos, é mais humor que invenção.

O correto, na nossa área, seria Engenheiro, pessoas que criam engenhocas para realizar tarefas que resolvem problemas ou criam produtos comerciais.

Se vc quiser ficar rico tem 2 caminhos, na minha opinião:

O seguro: Estudar mto, fazer engenharia, encontrar um bom emprego como engenheiro.

O não tão seguro mas com chances de ficar mais rico: Mesmo caminho do anterior, mas depois vc montaria sua propria empresa, seus proprios produtos e aih sim, com um produto bom, inovador, lucrativo e interessante vc faz sua fortuna. 

O risco está justo na possibilidade de copiarem sua ideia (se não foi vc que copiou de outro) ou de vc errar em algum detalhe, seja de engenharia, comercial, financeiro ou qq outra coisa, já que ter uma empresa é muuuuuuuuito mais complicado.

Caro Michael,

na minha opinião, quem é inventor, já nasce com isso. É um dom. É o cara que a toda hora olha para as coisas ao seu redor e tenta inventar alguma engenhoca ou dispositivo ou seja lá o que for para melhorar algo, muitas vezes cria coisas que ainda não existem. Não sei se há alguma maneira de se aprender a fazer isso. Eu mesmo conheci poucas pessoas assim.

Por outro lado, como os meus colegas já apontaram, se você quer ter o conhecimento para realizar coisas, sejam elas mecânicas, eletroeletrônicas, químicas, etc, certamente é necessário você passar pelos estudos. Nos cursos técnicos e superiores, você aprende a projetar e a implementar soluções. Muitas vezes, enquanto você desenvolve alguma solução para um problema, você acaba descobrindo algo novo, uma forma melhor de fazê-lo. 

De qualquer maneira, em ambos os casos, o negócio é estudar, estudar, estudar e nunca mais parar de estudar.

Espero que isso te ajude. Abraço!

Henrique

consulte sempre um engenheiro eletrônico

Concordo contigo Henrique.

Eu "errei e errei feio" na minha vida, achava que só aprender sem ter canudo valeria alguma coisa, pura perda de tempo. Quem aproveitou o "meu" tempo, foram os que "pegaram a idéia ou o produto" e "roubaram"; isso mesmo, levar uma idéia embora de seu idealizador ou parte de um produto em desenvolvimento, mesmo que refazendo em outra linguagem ou recursos, ROUBOU!!!! E QUEM ROUBA É LADRÃO!!!! Viu??? sr. M ou sr. P (se eles um dia lerem isso saberão quem são...eu não contarei mais do que isso.)!!!.

Michael, antes de querer ser um inventor, estude, estude, estude e estude....formalmente. Não tanto para aprender (embora isso para inventores de verdade, se é o que vc. deseja ser, seja obrigatório)...mas mais para "esfregar" na cara daquelas pessoas que poderiam te barrar de se aproximar de um "bom emprego" só porque não tem o "papel" (mas que saiba/sabe resolver os problemas muito mais rápido e melhor do que muita "dondoca o ITA").

Sentiu a pressão??? Pois é. Alem de inventor, sabido, inteligente...tem que ser muito sacudo e experto, para não deixar os "sacanas" te roubarem...E se algum dia descobrir algo fenomenal (mesmo enfiado dentro de uma multinacional e sendo regiamente pago por isso...) guarde para você, não troque uma fortuna por um rabisco em uma carteira de trabalho, pois o capitalista pode pagar muito bem pelo seu "tempo" mas nunca pagará o suficiente para satisfazer o seu "conhecimento" (afinal não é ele quem paga seus estudos e pesquisas, certo?). As leis trabalhistas deste país não foram feitas pelos donos do trabalho, foram feitas por donos de escravos (basta ler história) portanto a cláusula que diz que os direitos são de quem te contratou é uma cláusula de roubo, se não existir uma divisão igualitária dos lucros com você.

Espero que consiga. Digo: será uma tarefa árdua para toda a vida, independente de que tipo de inventor você queira ser.

Boa sorte.

Ps: Vá estudar...

  valeu todo mundo, vcs são muito gente fina. Quando ao Eduardo, a questão não é viver de patentes, a questão nem é dinheiro é sim realizar-se pessoalmente como mente criativa; gostei muito da observação de que quem inventar algo novo é alguém que teve a percepção boa dentro do que estava enfiado. Pois bem, percebo que existem inventores polivalentes, a exemplo Santos Dumont que inventou o avião, o relogio de pulso e o chuveiro. Só exite uma coisa em comum com essas invençoes todas partem da engenharia; eu já estou em uma faculdade de engenharia, porém ela é muito teorica eu preciso de eletrônica mais prática.Algum conhece kits de eletronicas para iniciantes, pode ser para criança mesmo?

 

Que engenharia e onde você cursa?

Faço microeletronica na Fatec SP; mas estou disposto a um mestrado ou a uma nova formação.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço