Olá Pessoal,

Sou novo por aqui, mais acompanho o trabalho de você a muito tempo. Já aprendi muito. Preciso de uma ajuda.

Comprei três motores de passo Astrosyn Stepper Assembly 16PR-Z201-02, 6 Fios conforme imagens. Tentei fazer uma ligação pela porta paralela de acordo com um esquema do RogerCOM com o ULN2003 e utilizei um programinha que ele disponibiliza para controlar o motor. o Problema é que não gira corretamente. Não sei se a ligação do motor ao esquema está correta, não achei o esquema elétrico dele, fiz uns testes para encontrar o fio comum e não sei se está correto. o que tenho de Informações:

O Motor tem 18 Bobinas.

6 Fios (Deve ser Unipolar)

12V

As Cores dos Fios são (Azul, Vermelho, Amarelo, Laranja, Preto, Marrom)

Sendo 2 Grupos (Azul, amarelo e Laranja) e (Vermelho, Preto e Marrom)

o Motor é exatamente esse:

http://www.ebay.com/itm/Astrosyn-Stepper-Assembly-16PR-Z201-02-Mine...

Desde já agradeço a ajuda!

Exibições: 1246

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá Antonio.

Um motor tem 18 bobinas!!!!???? Então deve ter 36 fios saindo dele???!!!

Para você achar os "comuns" vc. tem que identificar nestes grupos qual o terminal comum que indica a mesma resistência em relação aos outros terminais. Imagino que estes 2 grupos sejam as 2 bobinas independentes, correto?

Se vc. colocar estes 2 comuns juntos e liga-los ao GND (ou ao VCC) de uma fonte de 12V e com o outro fio de polaridade inversa dar "pequenos" choques nas 4 pontas que sobraram; assim; você consegue identificar a sequência em que cada um (fio) deve ser acionado para que o motor funcione. Uma vez definido isso, verifique as conexões com o ULN2003 (que só servirá de drive de corrente por este tipo de montagem) se estão corretas. Na entrada de cada porta do ULN2003 ponha um resistor de 1K2 e teste se ao tocar no VCC ou GND ele apresenta corrente na saída correspondente (pode ligar um resistor de 1K2 na saída com um LED para testar antes, e só depois ligar o motor). Com isso testamos as entradas e saídas do ULN2003 (vai que uma delas esteja com problemas e já basta para que o acionamento dos passos perca uma fase e o motor não funcione, se não ocorrer na sequência certa isso irá ocorrer...). Monte o motor nas saídas do ULN2003 e refaça os choques nas entradas usando o resistor e verifique se as saídas estão acionando corretamente as bobinas.

Se conseguir "emular" os sinais corretamente, precisa agora verificar se a saída do computador está entregando os sinais na entrada da placa (ou proto) que vc. está usando. Precisa identicar os pinos da paralela que deveriam estar enviando o sinal (mais uma vez: Um resistor de 1K2 ligado a dois LEDs contrapostos em paralelo e em série com o resistor). Se estiver funcionando, ligue os fios da paralela as entradas do(s) ULN2003, usando um resistor de 1K2 entre ela(s). Se estiver OK, deve funcionar.

Agora, se o programa não estiver enviando sinais para os pinos da paralela, pode ser 3 coisas:

1 - Paralela com problemas.

2 - O drive da paralela não está instalado direito.

3 - O programa está com problemas.

Aí tem que ver estes detalhes.

Boa sorte.

Muito Obrigado pela resposta!

Vou seguir passo a passo suas dicas e posto aqui o que consegui!

Muito obrigado mesmo pela atenção!

No artigo do Rogercom ele ensina como testar os motores e como ligá-los ao uln2003, então supondo que você seguiu corretamente as instruções lá descritas acredito que possa ser um problema com o windows,já que a porta paralela tem que ser acessada através de um driver e não diretamenteveja aqui.pode ser isso... 

Olá amigo!

Valeu pela dica da DLL estava mesmo com problemas ao rodar o programa também.

Valeu mesmo, posto aqui os resultados, pode ajudar a galera que está chegando!

Aih nas fotos tem uma plaquinha... Será que ela não tem algum segredo ?

Teoricamente com um multimetro vc acha os polos. Tem que ser algo como

A---[RES]---C---[RES]---B

Cada bobina é como um resistor de valor bem baixo, no maximo 10R. Medindo de A a C vc acha ela e de A a B acha 2x isso.

O outro enrolamento seria totalmente isolado.

Boa noite Eduardo!

Muito obrigado pela tua atenção.

Realmente, fazendo os testes com mais atenção encontrei os fios "comuns" assim como você e o Euclides falaram utilizei os dois métodos.

Muito obrigado pela sua colaboração e parabéns a você e ao Euclides e a outros que são muito participativos e generosos em compartilhar o conhecimento de vocês.

Valeu mesmo!

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço