Boa tarde!

Andando pela Santa Ifigênia, descobri uma mina de ouro: abriu uma loja que, dentre milhares de produtos eletrônicos, há dezenas de motores de passo Nema 17 a venda pela bagatela de R$ 20,00, e não só isso, milhares de componentes a venda (comprei capacitores MKP, Baterias LiPo, amperímetros e voltímetros analógico, fio esmaltado, correias para fazer minha impressora 3D e CNC compatíveis com o motor de passo adquirido) retirados de equipamentos danificados, um trabalho que inclusive tenho feito no meu condomínio, onde há o descarte de resíduos tecnológicos e todos são encaminhados pra mim :-)

Posso inclusive tirar fotos e doar para a galera do grupo alguns itens que recebo e não são do meu interesse, mas sei que seria tesouro para os amantes e profissionais de rádio frequência, reparo de celulares e tablets, por exemplo. Já arrumei até meu Ipad e Iphone realizando a troca de componentes :-)

Mas enfim, na loja supracitada, tem muitos motores de passo ainda. Sou um maker iniciante, e gostaria de saber se existe alguma maneira, sem ser utilizando multímetro e um driver, pra fazer estes motores funcionarem. Em caso negativo, a verificação de resistência e continuidade com multímetro são testes confiáveis? Pois realizei tais testes e obtive os resultados esperados para um motor em bom funcionamento (Resistência da ordem de M \Omega quando aferidas as bobinas diferentes, 42 \Omega quando as pontas de prova colocadas em A+/A- e B+/B-, 21 \Omega quando realizada aferição no pino comum e suas respectivas extremidades (A+, A-, B+, B-);

Desde já agradeço!

Abs

Samuel Vaz

Exibições: 96

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá,

  Fazer propaganda fere os termos de serviço do site... Mas se a loja não é sua entendo que pode ser aceito (meu entendimento). Não vejo problema em vc falar logo que loja é. Mas lojas de sucata são comuns na região desde minha infância.

   Normalmente motores de passo pequenos dão pouco problema. São descartados depois da vida util do equipamento em sí ainda em condições de trabalhar bastante, mas o teste elétrico não é suficiente. Ele pode estar com problema de desgaste mecanico, até travado, e não parecer com problema algum se testarmos apenas as bobinas.

   Recomendo um bom driver, ajustado para a capacidade mínima de corrente. Se ele rodar bem nessas condições vai rodar bem com corrente maior.

   

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço