Pessoal,

Recentemente adquire um novo modulo duplo de relé no aliexpress e fui testa-lo em meu ESP8266, mas encontrei um problema que esta me deixando confuso.

Criei o seguinte codigo para testa-lo:

void setup() {
 
  pinMode(2, OUTPUT);//Gpio2;
  pinMode(1, OUTPUT);//Gpio0);
  digitalWrite(2, LOW);
  digitalWrite(1, LOW);
}

void loop() {
 
// Iniciando Serial
   Serial.begin(115200);
 delay(3000);
 digitalWrite(2, HIGH);
 digitalWrite(1, HIGH);

 delay(3000);

 digitalWrite(2, LOW);
 digitalWrite(1, LOW);

 delay(3000);
}

Acontece que quando ele inicio o programa ele já inicia com o Relé ativado e não desativa de geito nenhum. Ou seja ele não esta obedecendo ao comando LOW. Testei de diversas forma e percebi que ele só desativa o modulo  quando mudo de OUTPUT para INPUT no codigo.

void loop() {

 delay(3000);
 digitalWrite(2, HIGH);
 pinMode(2, OUTPUT);//statusRele.rele2);
 digitalWrite(1, HIGH);
 pinMode(1, OUTPUT);//statusRele.rele1);
 Serial.println("Ativando Rele!!!");
 delay(3000);

 digitalWrite(2, LOW);
 pinMode(2, INPUT);//statusRele.rele2);
 digitalWrite(1, LOW);
 pinMode(1, INPUT);//statusRele.rele1);
 Serial.println("Desativando Rele!!!");
}

Alguém já passou por isso? O Rele que comprei foi este:

Exibições: 4319

Responder esta

Respostas a este tópico

Oi TA, boa tarde,

Aqui o esquema do seu WemosD1-mini:

http://www.wemos.cc/Products/images/d1_mini.pdf

Ele é na realidade um ESP-xxx  montado em uma plaquinha com um regulador de +5V

para +3,3V, e uma interface serial/USB CH340G.

Rui

Pois é estou a algumas semanas estou batendo em cima dela, quando finalizar meu projeto pretendo compartilhar, esta ficando muito bom. eu até encomendei uns modulos relay compativel com ela, para usar no projeto.

Mas a minha duvida era simples, como esse meu módulo de 4 relays é opto acoplado, achei que daria para usar com o ESP. facilitaria bastante.

Resultado de imagem para modulo rele filipeflop 4 canais

http://www.filipeflop.com/pd-c0ce5-modulo-rele-5v-4-canais.html?ct=...

Pessoal,

Recebi um conversor de nível lógico (Regulador Tensão Ams1117 4.5v-7v para 3.3V) que adquiri para converter de 5 para 3,3v e assim tentar ativar o relé e infelizmente não funcionou. Esse módulo continua não funcionando com o meu Esp. Ja tentei unir os Gnds sem passar pelo regulador e também não funcionou. Mais Alguma Dica?

A saida do ESP8266 não vai ter corrente suficiente para ativar a bobina do rele, o máximo que pode drenar um GPIO é 12mA, corre o risco inclusive de queimar o seu ESP8266.

Você deve usar um transistor como chave, um exemplo pratico pode ver AQUI no meu canal, veja anexo também, onde o botão significa o GPIO.

Anexos

Carlos, Qual transistor devo usar? Você poderia gentilmente me passar a referencia?

Veja, com um TIP122 você estaria mais que coberto, o mesmo modelo que mostro AQUI NESTE MEU VÍDEO

Como seu rele tem saida NC e NA, da na mesma que seja PNP ou NPN, neste caso estou indicando um NPN. AQUI folha de dados assim você sabe onde esta o pino base, emissor, e coletor e outros dados.

Abaixo a imagem, boa sorte! Abs.

Carlos,

Seguindo sua sugestão adicionei um transistor 2n2222 com alguns resitores e funcionou perfeitamente. Esse final de semana irei instalar o esp8266 e os Reles para controlar a lâmpada do quarto. Por questão de segurança irei adicionar um fusível na fonte para não correr risco.  Estou usando MQTT para ativa-los pela internet. Acho que vai Ficar legal. Pessoal muito obrigado pela atenção.

Legal Diones,

Ficamos contente de que tenha dado tudo certo.

Quando terminar o projeto poste no seu blog aqui no LDG, assim fica postado para sempre.

Boa sorte.

Abs.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço