Tenho visto diversos equipamentos, placas, dispositivos, periféricos, etc...contando com "discretos" microcontroladores como parte principal (a eletrônica de componentes discretos "subiu um degrau"...).

E na maioria vejo aqueles pinos para gravação ISP (ou de nomes equivalentes, dependendo da tecnologia utilizada). Pois bem; Isso quer dizer, que se pode atualizar o programa sem precisar tirar o processador da placa (maioria das vezes soldados...não seria mais barato um soquete, que aqueles pinos????), ao mesmo tempo não se pode pensar que é tambem possível ler os programas????

Como eu ainda não tentei ler um "micro" desses imaginei que se pode atualizar, quer dizer que os fuses de gravação estão intactos. Ou gravação é uma coisa e leitura é outra? Ou existe um mecanismo separado para zerar os fuses de leitura toda vez que se faz uma gravação? Exceto se "ordenado" para que os de leitura indiquem que não poderá ser lido?

Faz sentido?

Obrigado pelas dicas.

Exibições: 1182

Responder esta

Respostas a este tópico

Cada fabricante tem sua estratégia, mas em geral existem fusiveis flash (assim como a memória).

Aih vc pode ler e gravar à vontade até que seja queimando o fusivel de acesso.

Uma vez queimado o unico comando que ele aceita é apagar. Quando apaga ele refaz o fusível de acesso, que permite leitura e gravação, mas aih já não tem mais nada para ser lido.

Em geral existem mais fusíveis que permintem niveis diferentes de proteção, mas tudo se resume em deixar o gravador in circuit gravando todos pra evitar a copia.

No 8051 existe por ex um a mais que permite ou não a execução de programas externos. Como ele pode rodar um programa numa eprom externa (modo compatibilidade...) alguem pode usar esse recurso para jogar para for a o programa interno. 

Os soquetes para SMD são as vezes mais caros que o proprio microcontrolador. A melhor forma mesmo é o ISP. O conector pra isso que é opcional. Até aqui na empresa que usamos pouco temos soluções para não precisar soldar o conector, como na foto.

Os pinos tem molas que garantem o contato.

Só estão nos pinos os sinais de gravação mesmo. A alimentação vem pelo USB (pra diminuir o espaço na placa).

Esses pinos não são baratos, mas duram muito...

Embaixo da borracha tem uma barrinha de pinos com os pinos soldados nela. A borracha é pra isolar e não machucar o dedo.

Vende na http://phoenixmecano.com.br/produtos.php?grp=28

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço