Olá. Estou querendo realizar a leitura de dados de três sensores de temperatura que estão conectados no arduino. Atualmente estou enviando os dados na serial do microcontrolador e para lê-los estou utilizando um script em python, que salva os dados em um arquivo csv. Mas esqueci que preciso do tempo que o microcontrolador realizou cada leitura, de cada dado. Pois, só assim, consigo gerar um gráfico "dado vs tempo". Alguém tem noção de como eu iria está fazendo isso? ou já fez algo parecido...

Exibições: 163

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá.

   Se os dados saem da placa e chegam imediatamente no PC, pela serial, recomendo usar o relogio de tempo real do PC mesmo, no python vc pode anotar o horário. Separado conforme o CSV, coisa assim.

   Vide: https://www.programiz.com/python-programming/datetime/current-time

   Fazer um gráfico tempo x temperatura é um desafio pq o tempo vem naquele formato 0..59 e tal, é chato de trabalhar.

   Caminhos:

   Anote tanto a forma "human readable" quanto a forma "de máquina", que seria o numero bruto, o timestamp(). Ou usa rotinas prontas que convertem um no outro e tal.

  Vide: https://www.geeksforgeeks.org/get-current-timestamp-using-python/

   Esse numero é mais facil de trabalhar para graficos.

   Ou... Vc armazena o tempo inicial e o periodo de leitura. digo: Anota por ex 10:35 e 5min de intervalo, aih vc vai plotando os pontos. a cada ponto sabe que foram somados 5 minutos.

   

Beleza, vou tentar, obrigado!

Boa noite, 

Você já ouviu falar na linguagem Golang? 

Com essa linguagem dá para fazer isso facilmente. 

Usando Chat GPT:

realizar a leitura de dados de três sensores de temperatura que estão conectados na porta serial do arduino, usando golang. preciso do timestamp de cada leitura

Claro! Para realizar a leitura dos dados de três sensores de temperatura conectados na porta serial do Arduino usando Golang, você pode usar a biblioteca go-serial para se comunicar com o Arduino e a biblioteca padrão do Go para obter o timestamp de cada leitura. Aqui está um exemplo básico de como você pode fazer isso:

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço