Olá garagistas, 

Bom, acabei de criar o cadastro no site, portanto, aqui vai o primeiro tópico hehehe...

Comecei meu TCC na área de Interface Cérebro-Máquina. Escolhi esse tema por que quis inventar moda hahaha...

O fato é que minha proposta é criar um dispositivo simples (quanto mais simples, melhor), capaz de adquirir os sinais cerebrais e, de alguma forma, mostrar que é possível ''controlar as coisas com a mente''.

Teoricamente, não é nenhum bicho de sete cabeças, afinal, após colocar os eletrodos nas posições corretas (sistema 10-20), tratar o sinal (amplificar, filtrar e converter em sinal digital) e aplicá-lo a um microcontrolador (PIC, por exemplo), podemos fazer várias coisas.

Como estou no TCC I, preciso apenas escrever o que vou fazer. No TCC II que a cobra vai fumar e terei que montar o protótipo, que a propósito, pensei em criar um sistema com Leds, de forma que, para cada pensamento (mexer o braço esquerdo, mexer o braço direito) um determinado Led acenda. Digo isso, pois o propósito de meu TCC é explicar o funcionamento das ICMs.

Enfim, ja vi os links do OpenEEG e do OpenBCI, to lendo o livro do Nicolelis e até já fui numa palestra do Lucas Trambaiolli (Negos bons no assunto Interface cérebro-máquina).

Mas apesar dessa ''facilidade'' toda, sei que o buraco é mais embaixo, e que logo logo terei grandes obstáculos pela frente. Mas, vamo que vamo!

E vocês, já fizeram algo assim? Poderiam me ajudar, compartilhar alguma dica, ou pelo menos um conselho do tipo: "troca de tema enquanto dá tempo"? Toda ajuda será bem-vinda heheh...

Vlw Flw

Exibições: 4128

Responder esta

Respostas a este tópico

Pensei em desenhar... Mas vamos imaginar, uma situação análoga:

Imagine um monte de pessoas empilhadas, emboladas, milhares de colunas, milhares de linhas e milhares de camadas (tridimensional). Tudo isso envolto em uma pelicula (menbrana), dentro de um liquido (meningo) e fechado dentro de uma caixa erredondada feita de material a base de cálcio envolta por outra menbrana e um couro peludo ainda vivo (couro cabeludo).

Seu desafio é, com pontas de prova colocadas no couro, descobrir se um determinado fulano lá dentro está falando alguma coisa e o quê, sendo que todos os outros estão livres para falar quando quiser e falam todos no mesmo volume.

Existem sim projetos que fazem algo, como o exemplo do livro do arduino sugerido pelo Diogo, mas se muito ele mede a quantidade de atividade cerebral (nivel de concentração), algo como "pense muito" ou "relaxe". Acho mais facil que ele sinta os sinais de comando da musculatura da testa. Mas só isso. Se te atender está otimo. Vide:

https://www.sparkfun.com/videos#all/WeQaNRgiwXQ

Perfeito, Eduardo. É isso que esses experimentos com sensores externos fazem: simplesmente medem a quantidade de atividade cerebral, do tipo "pense muito" ou "relaxe"; ou algo como "pense que está feliz", ou "pense que está triste", ou "pense que está assustado", ou "pense que está estressado"

Se conseguir detectar isso, daí pode-se muito bem associar tais sinais a determinada ação.

Mas isso é muito diferente de captar ondas cerebrais responsáveis por determinados movimentos do corpo.

Verdade concordo com o que vocês falaram, ainda sim existe um tipo de sinal a mais que da para captar com eletrodos no escalpo e da para fazer muita coisa que são os potenciais evocados.

Esse tipo de potencial está relacionado com o que a pessoa está pensando por exemplo na maquina de escrever com eeg: a voluntária pensa na letra A, quando a letra que ela pensou brilha na tela o nosso encefalo produz um potencial evocado. Esse potencial pode ser captado pelo EEG e o computador escrever a letra A que foi a que ela pensou. (Isso pode se aplicar também ao controle de um mouse ou alguma tarefa simples).

Tarefas mais complexas como controlar um exoesqueleto ou cadeira de rodas não funcionam tão bem pois os potenciais evocados levam cerca de 300ms para serem gerados. E nesse meio tempo muita coisa pode acontecer para atrapalhar o seu controle.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço