Pessoal,

Estou em um projeto para geração de eletricidade por indução magnetica. O que eu fiz foi pegar um CD colei alguns imas de neodimeo alternando as polaridades norte / sul. ao todo são 8 imãs. um motor faz o CD girar. Tirei uma pequena bobina ja prontinha de uma bomba dagua de maquina de lavar roupa. Nao tenho como saber quantas enrolamentos foram feitos nesta bobina e nem qual a bitola do fio usado la dentro pois ela tem uma capa plastica. Fiz uma ponte retificadora usando diodos e coloquei um capacitor para filtrar. 

Fazendo funcionar e medindo no multimetro ele informa que estou gerando 22V. O que acontece é que assim que eu ligo um simples led de 3V eu acho. a leitura do multimetro cai drasticamente para 2,8V.

Acredito que a corrente que esta sendo gerada é muito baixa. Minha dúvida é, como saber a quantidade de corrente que o sistema esta gerando?

Se alguém puder me ajudar.

Obrigado.

Exibições: 1442

Responder esta

Respostas a este tópico

Vc pode usar 2 caminhos, pelo menos:

- Em vez de usar um led, use um resistor de valor conhecido, por ex 100R ou 1K. Meça a tensão sobre ele e, sabendo a resistencia, calcule a corrente.

- Use a função miliamperimetro do seu multimetro.

De qualquer forma esse resultado é esperado dada a baixa eficiência de seu gerador. Se entendi sua montagem a bobina fica "no ar", sem núcleo. Tente desmontar um transformador, assim vc tem elementos de metal no formato de "E". Aih passando os imas proximos ao pino central de forma que hora entre norte ali e sul nos laterais e depois inverta o resultado deve ser bem melhor. A dificuldade é que o nucleo vai ser atraido. Vc precisa de uma boa mecanica para evitar que se colem no metal.

Eduardo,

Realmente eu tive de colocar um parafuso de metal dentro da bobina para melhorar todo o sistema conseguindo assim gerar mais energia.

Vou seguir os passos e tentar descobrir a corrente conforme voce falou.

Neste caso tem algo que eu possa fazer para aumentar esta corrente. Pois o projeto final seria fazer funcionar um arduino uno e alguns leds em uma bicicleta. A idéia final é usar esta energia gerada para recarregar as baterias que vao alimentar o arduino e os leds.

Obrigado.

Eduardo,

Por favor me ajude entender isso aqui.

Peguei um resistor de 1K. Na verdade fiz um leitura usando um bom multimetro e de 0,97

Coloquei o sistema para funcionar colocando apenas este resistor. Peguei o multimetro e conectei os seus terminas em cada perna do resistor, dai deu: 2,74V

então: I = V/R

I = 2,74 / 0,97

I = 2,82477422........

Pelo resultado ai ja ví que fiz algo de errado. Pode dar uma ajuda? Obrigado.

Olá,

A medida é 0,97k ou 970 Ohms.

A corrente então será de 2,8247mA

Abraço

Atualizando com novas leituras

V = 5,68

R = 981 Ohms

I = 5,68 / 981

I = 0,0057900101.....

Ou seja é uma corrente muito baixa.

Use um dínamo de bicicleta: 

Eu apoio a ideia do Nicholas. 

É muito critico mecanicamente construir isso.

Se por motivo de força maior (professor obrigar) a construir vc pode começar com um motor DC de brinquedo ou coisa assim, mas vai ser ainda complicado conseguir alimentar tudo que vc precisa.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço