Ola garagistas, estou pensando em montar um TCC em cima de um freio automático para motos, aonde ele ira frear o freio traseiro caso haja risco de a moto virar para trais. Estou pensando em fazer isso utilizando no Arduíno um acelerômetro MMA7361, um sensor de distância ultrassônico HC-SR04 e alguma coisa para fazer a leitura do RPM da roda traseira, Aonde eu irei utilizar um angulo especifico apos a roda dianteira sair do chão para começar a frear e o leitor de RPM para frear mais se a velocidade não reduzir.

Se alguém ai tiver alguma dica agradeço desde já. 

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Respostas a este tópico

Se o projeto for para frear e impedir que alguem empine uma moto acredito que vc conseguirá alguma ajuda, mas se entendi vc quer apenas evitar que uma moto já empinada caia... Já começou errado... Projeto sem ética, de motivação criminosa e fútil, na minha opinião.

Empinar motos não é mais sequer espetáculo circense. Alem de se machucar vc pode machucar outras pessoas.

A ideia é para a moto não empinar, para finalidade de segurança, motos da BMW já usam essa tecnologia.

No seu texto está "virar para trais" (sic).

Pra tanto basta saber se a roda da frente saiu do chão. Só o sensor ultrasonico conferindo a distancia da roda da frente ao solo já nao seria suficiente ?

Sim, porem se a roda sair do chão apenas um pouco não vai trazer perigo para o ciclista, se acionar o freio toda hora que a roda sair do chão vai perder desempenho da moto e causar super-aquecimento do freio.

Defina um limite de distância entre o chão e a roda dianteira. Talvez uns 30 cm já seja suficiente, nem tão baixo e nem tão auto.

Sobre essa parte ta tranquilo, preciso mesmo de uma dica para o que vou usar para acionar o freio.

Dificil, vc precisa de bastante força para acionar direto lá perto da roda...

Tentaria com um solenoide do tipo trava de portamalas de monza.

Ele quando energizado dá uma puxada forte.

Vc precisaria calibrar mto bem em baixas velocidades para dar uma puxada que apenas freie um pouco. Ele nao pode travar a roda. Sei lá, uns 10% do freio penso que ja baste.

Esse tipo de acionador (solenoide) só funcina energizado ou não, nao tem meio termo.

Se vc quiser um motor, tb recomendo algo que seja automotivo. Veja por ex os limpadores traseiros. Os da fiat por ex são bem pequenos. Vc tem um motor que pode ser preso em 3 pontos que aciona um braço. Cortando esse braço no tamanho adequado vc pode fazer o acionador de freio.

Mas o freio é um dispositivo de segurança muito importante, melhor nao fazer muita gambiarra. Um bom ajuste de forma que nunca atrapalhe o funcionamento normal e não trave a roda é importante.

Olá,

Realmente, o Eduardo está certo, os sistemas  automáticos de controle e segurança como o ABS e outros sistemas automotivos são desenvolvidos e testados em laboratório, com sensores, atuadores e controladores em loop fechado, muitas vezes com redundância de sistemas.

Fazer os testes na com material adaptado e em condições precárias (gambiarras) é um risco, para o piloto de testes e para quem estiver por perto. E ainda vale lembrar que estas modificações são proibidas pelo código de trânsito, se a fiscalização pegar, o veículo é recolhido na certa.  

De qualquer forma, não usaria um sensor ultrassônico, é muito lento para isso, além de que imperfeições na superfície da pista podem alimentar o sistema de forma errônea. Prefira usar um acelerômetro e um giroscópio, como usado no SEGWAY. Aliás, dá para adaptar o controle de um projeto de um segway pra arduino para as necessidades do seu projeto.

Abraço.

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